Itacaré

Como chegamos

Retornamos de carro da Praia do Forte para Salvador e pegamos um voo da TAM de Salvador para Ilhéus. Alugamos um traslado de Ilhéus para Itacaré (70 Km ao norte).

Onde ficamos

Hotel e Village Vila de Ocaporan – Rua Jacaranda, S/N – Condomínio Conchas Do Mar II – Itacaré – Bahia – Brasil
Faça sua reserva ou envie um email ou visite o site

Período: 6 dias / 5 noites (novembro/dezembro de 2002)

Nossa avaliação: Excelente pousada. Os quartos, que eram muito bons, ficavam num sobrado e pareciam casas de veraneio com uma pequena varanda de frente para a piscina. Bom café da manhã e ótima piscina. Boa localização (entre as praias da Concha, Resende e Tiririca). Por estar encravada na Mata Atlântica, não era difícil encontrarmos macacos, tamanduás, preguiças, cobras e aves de diversas espécies enquanto caminhávamos pela pousada.

O que fizemos

1º dia: Chegada à Itacaré

A estrada entre Ilhéus e Itacaré é a primeira estrada ecológica do Brasil. Passando por ela percebemos redes nos topos das árvores e passagens subterrâneas para que os animais não cruzassem a estrada. Itacaré está localizada na Costa do Cacau, no Estado da Bahia, ao sul de Salvador, 70 km ao norte de Ilhéus. É em Itacaré que deságua o Rio de Contas, que vem da Chapada Diamantina, e onde existem rios, cachoeiras e uma grande reserva de Mata Atlântica.

2º dia: Trilha até à Prainha

Depois de um delicioso café da manhã na pousada, saímos para conhecer as belas praias deste litoral. Começamos a caminhada pelas trilhas nas praias do Resende e Tiririca, que ficavam próximas à pousada. Paramos por aproximadamente uma hora na praia do Costa, para aproveitar um pouco da praia. Seguindo, chegamos na praia da Ribeira onde contratamos um guia-mirim para nos levar até a Prainha. O acesso se faz a pé por uma trilha que sai da praia da Ribeira e corta a Mata Atlântica, passando por cachoeiras e ribeirões, e leva aproximadamente 40 minutos. Lembro que no caminho passaram alguns garotos carregando isopores com bebidas e frutas.

Chegamos na Prainha e logo vimos porque é considerada o cartão postal de Itacaré e está entre as praias mais lindas do Brasil: a enseada da Prainha tem uma forma simétrica, com dois morros verdes ao norte e ao sul da praia, e um belíssimo coqueiral junto à areia. Uma situação que marcou foi quando algum daqueles garotos vieram me oferecer abacaxi, que vinha inteiro todo descascado e preso à um palito de sorvete, dizendo que se não estivesse doce eu não precisaria pagar. E realmente estava uma delícia… doce e gelado…acho que comi uns dois ou três abacaxis inteiros. Ficamos ali até o fim do dia e depois retornamos para a pousada.

3º dia: Praias do Havaizinho, Engenhoca, Itacarezinho e Cachoeira do Tijuípe

Neste dia alugamos um carro e fomos à praia do Havaizinho de onde pegamos uma trilha para a praia da Engenhoca. A praia do Havaizinho, que é constituída por pequenas enseadas separadas por recifes, fica na metade da trilha para a praia da Engenhoca. A trilha de acesso à praia, que dura 20 minutos de caminhada passando por coqueirais e mata densa, é considerada uma das mais bonitas entre todas com vários mirantes onde se pode observar o costão rochoso e o mar para tirar belas fotos.

Após desfrutarmos da praia, retornamos ao carro e fomos à praia de Itacarezinho, que tem 3,5 km de muitos coqueiros, boas ondas para surfar e com muitas bancadas de corais, onde existem cavernas e bons locais para quem pratica o mergulho. Estas praias são um pouco mais distantes do centro de Itacaré e ficam dentro da APA Itacaré Serra Grande, e para entrar precisa pagar uma taxa de visitação. Para fechar este dia maravilhoso, fomos nos refrescar na Cachoeira do Tijuípe, que possui uns 4 metros de altura por 15 metros de largura, com uma piscina natural propícia para banho.

Brasil - Bahia - Itacare - Cachoeira do Tijuipe
Cachoeira do Tijuípe

4º dia: Península de Maraú

Contratamos um passeio de Land Rover 4×4 para irmos conhecer a Península de Maraú, que fica a 38 Km de Itacaré por uma estrada de terra batida. Este passeio de dia inteiro também passaria por vários lugares da região. A Península de Maraú ainda é um dos poucos lugares que preserva o ecossistema quase intocável, possui ainda um riquíssimo sistema marinho e uma imensa biodiversidade em sua fauna e flora. Começamos nosso passeio pela praia de Taipus de Fora onde fizemos um mergulho de snorkel nas piscinas naturais que se formam nos recifes de corais da praia. Ficamos mergulhando por aproximadamente uma hora e meia e lembro de uma situação em que uma mulher começou a pedir socorro pois não estava conseguindo sair da água e, apesar de cansado, tive que ajudá-la.

Brasil - Bahia - Peninsula de Marau - Taipus de Fora
Península de Marau – Taipus de Fora

Saindo dali fomos até a Lagoa Azul, onde mergulhamos e descansamos naquelas águas tranquilas. Passamos também pela floresta das bromélias gigantes, até pararmos para almoçar no Morro do Celular, que é o melhor ponto de observação da Península de Maraú. Após o almoço passamos pela Praia e Lagoa do Cassange, que são separadas por uma faixa de areia de 300 metros de largura. Terminamos o dia na praia da Concha onde desemboca o Rio de Contas.

Brasil - Bahia - Peninsula de Marau - Lagoa do Cassange
Península de Marau – Lagoa do Cassange

5º dia: Praias de Jeribucaçu, Arruda e Cachoeira da Usina

Neste dia alugamos um carro novamente para conhecer as praias mais distantes do centro de Itacaré. Nossa primeira parada foi num lugar de onde pegamos uma trilha até a praia de Jeribucaçu. Depois de 30 minutos de caminhada, presenciamos um dos mais belos cenários da região: a areia branca, a água salgada do mar encontrando a refrescante e cristalina água doce do rio Jeribucaçu, compondo um quadro inesquecível para os amantes da natureza.

Brasil - Bahia - Itacare - Praia de Jeribucacu
Praia de Jeribucaçu

Após um breve descanso, pegamos uma trilha de 10 minutos até chegarmos na praia do Arruda. Esta praia fica localizada ao norte da praia de Jeribucaçu. É pequenina, bonita e tem muitos corais que formam piscinas naturais. Para fechar o dia, fomos na Cachoeira da Usina onde se pode tomar banho numa bela piscina natural. A trilha que leva à cachoeira percorre na sua maioria trechos de Mata Atlântica, passando ainda por um manguezal.

Para fechar o dia, fomos jantar no Eco Resort Itacaré. Antes do jantar, descemos até a praia São José para apreciar o belo pôr do sol. Após o delicioso jantar, retornamos à pousada e vale citar que vimos raposas no caminho de volta.

6º dia: Fim da estadia

Saída de Itacaré para Porto Seguro

Dicas / Informações

• Caminhe pelas trilhas de Itacaré pois elas levam à praias maravilhosas.
  • As praias mais distantes de Itacaré normalmente ficam dentro de propriedades privadas e para visitá-las precisa-se pagar uma taxa.
  • Segundo informações, o hotel mudou o nome para Ecoporan.

Dicas / Locais Informações (valores de novembro/2002)
Prainha Preço: R$ 20,00 (guia-mirim)
Península de Maraú Preço: R$ 60,00
Aluguel do carro Preço: R$ 75,00 (por dia)