Trilha da Praia da Ribeira até Prainha – Itacaré

Brasil - Bahia - Itacare - Prainha

O acesso até a Prainha se faz a pé por uma trilha que sai da praia da Ribeira e corta a Mata Atlântica, passando por cachoeiras e ribeirões, e leva aproximadamente 40 minutos.

1º dia: Chegada à Itacaré

A estrada entre Ilhéus e Itacaré é a primeira estrada ecológica do Brasil. Passando por ela percebemos redes nos topos das árvores e passagens subterrâneas para que os animais não cruzassem a estrada. Itacaré está localizada na Costa do Cacau, no Estado da Bahia, ao sul de Salvador, 70 km ao norte de Ilhéus. É em Itacaré que deságua o Rio de Contas, que vem da Chapada Diamantina, e onde existem rios, cachoeiras e uma grande reserva de Mata Atlântica.

2º dia: Trilha da Praia da Ribeira até Prainha

Depois de um delicioso café da manhã na pousada, saímos para conhecer as belas praias deste litoral. Começamos a caminhada pelas trilhas nas praias do Resende e Tiririca, que ficavam próximas à pousada.

Em seguida, paramos por aproximadamente uma hora na praia do Costa, para aproveitar um pouco da praia. Seguindo, chegamos na praia da Ribeira onde contratamos um guia-mirim para nos levar até a Prainha. O acesso se faz a pé por uma trilha que sai da praia da Ribeira e corta a Mata Atlântica, passando por cachoeiras e ribeirões, e leva aproximadamente 40 minutos. Lembro que no caminho passaram alguns garotos carregando isopores com bebidas e frutas.

Chegamos na Prainha e logo vimos porque é considerada o cartão postal de Itacaré e está entre as praias mais lindas do Brasil: a enseada da Prainha tem uma forma simétrica, com dois morros verdes ao norte e ao sul da praia, e um belíssimo coqueiral junto à areia. Uma situação que marcou foi quando algum daqueles garotos vieram me oferecer abacaxi, que vinha inteiro todo descascado e preso à um palito de sorvete, dizendo que se não estivesse doce eu não precisaria pagar. E realmente estava uma delícia… doce e gelado…acho que comi uns dois ou três abacaxis inteiros. Ficamos ali até o fim do dia e depois retornamos para a pousada.