Trilha das Quatro Praias – Itacaré – Bahia

Brasil - Bahia - Itacare - Trilha das 4 Praias

A Trilha das Quatro Praias é um dos melhores circuitos de Itacaré para quem gosta de praias nativas, sem pousadas, restaurantes ou grandes construções.

3º dia: Trilha das Quatro Praias (Havaizinho, Camboinha, Itacarezinho e Engenhoca)

Neste dia fomos fazer uma trilha até as praias rurais de Itacaré. Chamado de Trilha das Quatro Praias, esta trilha dá acesso às praias do Havaizinho, Camboinha (ou Gamboa), Itacarezinho e Engenhoca. O início da trilha se dá no km 12 da rodovia BA-001, estrada que liga Itacaré a Ilhéus, onde há um estacionamento improvisado para poucos carros.

Trilha das Quatro Praias – Praia do Havaizinho

Logo no início da trilha existe uma bifurcação que separa a Praia da Engenhoca das outras praias. Decidimos primeiro fazer as outras praias. Saindo da estrada e após 15 minutos de uma trilha de nível leve, chegamos na Praia do Havaizinho.

Esta praia, constituída por enseadas separadas por recifes, é a favorita de quem busca uma boa faixa de areia com mar mais calmo e quiosques. Ficamos nesta praia por aproximadamente duas horas e meia, onde aproveitamos para relaxar e também para almoçar.

Trilha das Quatro Praias – Praia da Camboinha

Como nosso objetivo era ir em todas as praias da trilha, seguimos em frente. Após aproximadamente 15 minutos de caminhada chegamos na Praia da Camboinha, também conhecida como Gamboa. Esta praia tem características bem parecidas com a anterior, com muitos coqueiros e um mar um pouco agitado.

Camboinha, das três, é a menor praia, a mais deserta e a que oferece menos infraestrutura. Para descer na areia da praia vindo da trilha, é necessário descer por um pedaço de madeira e segurando numa corda. Um pouco de aventura não faz mal a ninguém !!!

Trilha das Quatro Praias – Praia de Itacarezinho

Passamos direto por Camboinha em direção à última praia deste trecho da trilha. Após aproximadamente mais 15 minutos de trilha, com direito a uma boa subida, chegamos na Praia de Itacarezinho. Esta praia, com mais de 3 km de faixa de areia, possui um longo trecho deserto, muitos coqueiros, bancada de corais e bons trechos para mergulho. Essa é a maior praia de Itacaré e um dos mais famosos cenários da cidade.

No retorno deste trecho da trilha, novamente nos deliciamos com as belas paisagens do lugar, aproveitando tanto o contato com a natureza como a oportunidade para tirarmos mais fotos de diferentes ângulos.

Brasil - Bahia - Itacare - Trilha das 4 Praias
Trilha das Quatro Praias

Trilha das Quatro Praias – Praia da Engenhoca

Retornamos até a bifurcação que dividia a trilha entre as praias e fomos em direção à Praia da Engenhoca. Da bifurcação até a praia foram aproximadamente 15 minutos de caminhada passando por coqueirais e mata densa.

Esta praia deserta é cercada de coqueiros e Mata Atlântica. Tem boas ondas e é bastante frequentada por surfistas. Um riacho desemboca no canto sul formando uma piscina refrescante de água doce.

Depois de muita caminhada, retornamos para o carro que estava na estrada e, em seguida, voltamos para o hotel. Foi um dia muito proveitoso em que fizemos trilha e pegamos praia, atividades que gostamos muito.

Apesar do dia cansativo, à noite saímos para dar uma volta no centro. Aproveitamos também para jantarmos no restaurante Manga Rosa, especializado em gastronomia de frutos do mar regionais servidos em ambiente praiano aconchegante e aberto.