Trajeto entre Bariloche e San Martín de los Andes

Argentina - Trajeto entre Villa la Angostura e San Martin de los Andes

No trajeto entre Bariloche e San Martín de los Andes, passamos pela famosa Rota dos Sete Lagos, que liga Villa La Angostura e San Martín de los Andes, e que faz parte da Ruta 40, numa viagem de 190 km com belíssimas paisagens e muita aventura.


1º dia: Trajeto entre Bariloche e San Martín de los Andes

Acordamos bem cedo para tomar café e arrumar as malas pois era dia de deixarmos Bariloche. Enquanto esperávamos o pessoal do transfer, fomos até a Catedral Nuestra Señora Nahuel Huapi para desfrutar de mais um lindo visual do amanhecer no Lago Nahuel Huapi.

Argentina - Bariloche - Catedral Nuestra Senora Nahuel Huapi
Catedral Nuestra Señora Nahuel Huapi
Excursão para San Martín de los Andes

Após a chegada do pessoal do transfer, Fredy com uma minivan e Hector com uma van, dividimos os casais e as malas nos carros e partimos. Saímos de Bariloche pela Avenida Costanera e pegamos a Ruta Nacional 40, acompanhando as margens do maior de todos os lagos da região, o Nahuel Huapi. O caminho entre Bariloche e Villa La Angostura, aproximadamente 85 km, foi tranquilo e repleto de belas paisagens.

Argentina - Trajeto entre Bariloche e Villa la Angostura
Trajeto entre Bariloche e Villa la Angostura

Devido ao mal tempo e algumas paradas, inclusive na polícia rodoviária, levamos aproximadamente 2 horas para chegar em Villa La Angostura. Mesmo assim, paramos na entrada da cidade para uma foto no monumento em frente ao Lago Nahuel Huapi.

Argentina - Villa la Angostura

Villa La Angostura

Villa La Angostura, conhecida como “Os Jardins da Patagônia”, é um lugar com jeito de vilarejo de montanha, com uma rua charmosa cheia de pequenos restaurantes e cafés. Paramos perto de um posto de gasolina e fomos tomar um delicioso café da manhã no Cucú Schulz, uma aconchegante casa de chá que serve deliciosos doces e guloseimas.

Ao saírmos, percebemos que estava nevando muito, então aproveitamos para tirar algumas fotos e, em seguida, partimos para nosso próximo destino.

Aqui começou a nossa aventura !!! A Rota dos Sete Lagos começa oficialmente 11 km após a cidade, no cruzamento da RN 40 com a RN 231. À esquerda, a estrada leva ao Paso Internacional Cardenal Samoré, porta de entrada para o Chile. À direita, pela RN 40, seguimos em direção a San Martín de los Andes. Ela liga Villa La Angostura e San Martín de Los Andes, no noroeste da Patagônia argentina. Passa, literalmente, pelo meio da Cordilheira dos Andes, circundando picos nevados e grandes lagos pertinho da divisa com o Chile.

Rota dos Sete Lagos

Após alguns quilômetros, percebemos que a van, dirigida por Hector e com a maioria do pessoal, tinha ficado para trás e resolvemos voltar. Ao manobrar, Fredy atolou o carro na neve e teve que tirar a pá que trazia no carro para desatolar. Depois disso, fomos ao encontro deles que estavam parados com problemas. Fredy ajudou a resolver e, assim, conseguimos seguir viagem.

Mais adiante, nova parada, só que desta vez todo o pessoal da van estava com receio de continuar por causa da forte nevasca. Então, decidimos transferir as malas da van para a minivan para que Zé, Malena e os filhos pudessem se transferir para a van e retornar para Villa La Angostura. Eu, Bete e Juliana continuamos em direção à San Martín de los Andes.

Argentina - Trajeto entre Villa la Angostura e San Martin de los Andes
Trajeto entre Villa la Angostura e San Martín de los Andes

Foi uma grande aventura !!! O passeio que seria panorâmico se tornou um passeio de aventura. Continuou nevando forte, diversos carros parados e a estrada sendo toda tomada pela neve. Chegamos a alcançar 1200 metros de altitude. Ainda paramos para ver um lago ou outro, mas o acostamento da estrada estava completamente tomado pela neve.

Chegando próximo ao Cerro Chapelco, vimos diversos carros parados com problemas ou colocando as correntes nos pneus para continuar viagem. Fredy continuou viagem sem colocar as correntes.

Chegando próximo do nosso destino, a neve na estrada foi substituída por uma lama densa e escorregadia. Já não estava nevando tanto quanto no ponto mais alto do percurso mas ainda inspirava muito cuidado.

Argentina - Trajeto entre Villa la Angostura e San Martin de los Andes
Trajeto entre Villa la Angostura e San Martín de los Andes

San Martín de los Andes

Depois de mais de 6 horas de viagem, chegamos em San Martín de los Andes. Estava chovendo muito e fomos direto para o apartamento que alugamos para estadia pois a dona estava nos esperando para entregar as chaves. No retorno, Fredy passou no hotel que o restante do pessoal estava hospedado em Villa La Angostura para devolver as malas que estavam no carro dele.

Argentina - San Martin de los Andes
San Martín de los Andes

Como estávamos bem cansados e o tempo ainda estava muito chuvoso, resolvemos ir num mercado próximo para comprar algumas coisas e fizemos um lanche no próprio quarto.

Argentina - San Martin de los Andes
San Martín de los Andes

Veja também:


Dicas e informações

Informações

  • O Lago Nahuel Huapi tem 560 km² e forma um gigantesco espelho d’água com vários braços que chegam até Villa La Angostura. O Nahuel não está incluído nos “ 7 lagos”.
  • Villa La Angostura é um destino sofisticado. Tem uma pequena estação de esqui em Cerro Bayo mas as pessoas frequentam também no verão, para aproveitar trilhas, pescarias e passeios de barco no lago.
  • O passeio começa pela “Ruta 40”, onde cruzamos a ponte sobre o Rio Limay, limite natural entre as províncias de Rio Negro e Neuquén. Atravessando a península Huemul nos dirigimos à Villa La Angostura. Em seguida, seguimos pela Rota dos 7 Lagos: Espejo, Correntoso, Escondido, Villarino, Falkner, Machónico e Lácar, até chegarmos em San Martín de los Andes.
  • Contratamos este passeio como translado para os nossos destinos. Nós ficamos em San Martín de los Andes, Luciana e Carlos retornaram para Bariloche para pegar o avião de volta para o Rio de Janeiro e o restante do pessoal passou 2 noites em Villa La Angostura.

Serviços

Links úteis

6 thoughts on “Trajeto entre Bariloche e San Martín de los Andes

  1. Boa tarde, gostaria de saber quantos dias seria bom se hospedar em San Martin de Los Andes e quantos dias ficar em Villa Lá Angostura.

    Pretendemos viajar no inverno. Dá pra ver os lagos ? Vale a pena ir até San Martin no inverno?

    Obrigada

    1. Bom dia, acho que 3 ou 4 noites em cada cidade seria o suficiente. Sim, dá para ver os lagos, apesar que quando fomos, também no inverno, pegamos a maior nevasca dos últimos 15 anos na região, e não conseguimos ver a maioria deles do jeito que gostaríamos. Acho que vale a pena ir no inverno sim, principalmente se gosta de esquiar.

  2. Em qual empresa vocês contrataram este translado de Bariloche a SMA? Quero fazer o mesmo mas nao encontro muitas informações na internet.

    1. Oi, Paula. Fizemos o translado com a TSP Traslados Selectos Patagonia (aproveitei e coloquei as informações no blog). O meio de transporte utilizado foi do nosso agrado e gostamos do serviço prestado. Vamos passar o contato dele pelo Instagram também.

Deixe seu comentário / Peça uma dica