Gramado

Como chegamos

Voo de Foz do Iguaçu para Curitiba e depois de Curitiba para Porto Alegre (POA), ambos pela Gol. Alugamos um carro no aeroporto para irmos até Gramado. A distância entre Porto Alegre e Gramado é de 125 km e levamos aproximadamente 2 horas para chegar.


Onde ficamos

Hotel Recanto da Serra – Travessa Mestre Hiran, 114 – Centro – Gramado – RS
Faça sua reserva ou envie um email ou visite o site

Período: 8 dias / 7 noites (março de 2010)

Nossa avaliação: Excelente hotel. Ficamos numa cabana muito confortável para 4 pessoas, com garagem, TV, frigobar e cozinha. Ótima localização.


O que fizemos

1º dia: Chegada à Gramado

Como chegamos no final do dia, fomos para o hotel descansar pois a viagem tinha sido um pouco cansativa. Em seguida, comemos alguma coisa no restaurante do hotel e fomos conhecer sua infraestrutura, que por sinal era muito boa.

2º dia: Passeio por Gramado e abertura do Chocofest

Acordamos relativamente cedo e fomos conhecer a cidade. Logo que chegamos numa de suas ruas principais, percebemos que a cidade estava toda enfeitada, coelhos e ovos de chocolate pelos canteiros e ruas. Foi quando ficamos sabendo que aquele era o primeiro dia da Chocofest. Este evento que acontece um mês antes da Páscoa oferece várias atrações. Um dos pontos altos desta festa é a Rua Coberta, onde além de diversas atrações e brincadeiras, tinha uma mini fábrica de chocolate onde pudemos ver a criação desta deliciosa guloseima. Ficamos ali por um bom tempo onde a Juliana se divertiu muito, apesar do medo das pessoas fantasiadas de coelho, e depois almoçamos.

Brasil - Rio Grande do Sul - Gramado - Rua Coberta - Chocofest
Rua Coberta – Chocofest

Continuamos conhecendo esta bela cidade e suas atrações. Mais para o final da tarde fomos para a Rua Garibaldi onde ocorreria o desfile de abertura da Chocofest. Muitas pessoas aguardavam nas calçadas e nós ficamos por ali também. Foi uma bela apresentação onde mostra toda a magia da Páscoa e que aborda a importância da preservação do planeta. Coelhos, crianças, carros alegóricos e personagens da Chocofest e do mundo das histórias infantis enchem de cor e magia uma das principais avenidas de Gramado.

Brasil - Rio Grande do Sul - Gramado - Igreja Matriz Sao Pedro
Igreja Matriz São Pedro
Brasil - Rio Grande do Sul - Gramado - Desfile de Abertura da Chocofest
Desfile de Abertura da Chocofest

3º dia: Nova Petrópolis e Caxias do Sul (Festa da Uva)

Neste dia pegamos o carro e fomos conhecer duas das principais cidades da Serra Gaúcha. Saímos de Gramado e 36 km depois, distância percorrida em aproximadamente 40 minutos, chegamos em Nova Petrópolis. Esta cidade é cercada pelo verde exuberante da Serra Gaúcha e se destaca por sua paisagem, casarios antigos, praças e jardins floridos. Chegando lá, fomos direto para a Praça das Flores, onde encontra-se o Labirinto Verde que, como o nome já diz, é um jardim em forma de labirinto. Depois de duas horas na cidade, pegamos a estrada para conhecermos mais desta bela região.

Brasil - Rio Grande do Sul - Nova Petropolis - Labirinto Verde
Nova Petrópolis – Labirinto Verde

Continuamos nosso passeio pela Serra Gaúcha, e depois 33 km percorridos em aproximadamente 40 minutos, chegamos em Caxias do Sul, uma das cidades mais importantes e desenvolvidas da Serra Gaúcha. Chegamos lá e fomos direto para uma das maiores atrações da cidade. A Festa da Uva é a principal festividade de Caxias do Sul, dedicada a celebrar a colonização italiana e reavivar as tradições históricas da comunidade. Realiza-se a cada dois anos desde 1931, e anima toda a cidade em uma variedade de eventos que se desenrolam nos quinze dias de sua duração. Foi um passeio interessante mas tivemos uma pequena dificuldade em andar com o carrinho da Juliana entre os vários estandes e pessoas que ali estavam, mas no final valeu a pena, já que pudemos desfrutar da deliciosa gastronomia ali oferecida, sem falar dos excelentes vinhos da região.

Brasil - Rio Grande do Sul - Caxias do Sul - Festa da Uva
Caxias do Sul – Festa da Uva

4º dia: Gramado e Canela (Parque do Caracol)

Neste dia acordamos um pouco mais tarde e fomos conhecer mais uma atração da cidade: o Mini Mundo. Este parque faz parte de um seleto grupo de atrações turísticas mundiais que apresentam réplicas de construções em escala única de 1:24, ambientadas ao ar livre em um lindo jardim. As miniaturas são reproduções de obras arquitetônicas reais, exibidas em cenários que formam uma pequena cidade em movimento com seus 2.500 mini-habitantes. O lugar tem um ambiente bem tranquilo onde pudemos apreciar as pequenas obras e desfrutar de uma manhã bem agradável.

Brasil - Rio Grande do Sul - Gramado - Mini Mundo
Mini Mundo

Saímos daí e fomos conhecer a cidade de Canela, que fica a 7 km de Gramado. Na estrada, paramos no Mundo a Vapor, onde na entrada tem uma enorme locomotiva que vai do chão ao teto, mas não entramos. Seguimos e paramos no Parque Estadual do Caracol. Lá visitamos o mirante, onde se tem uma bela vista da Cascata do Caracol, caminhamos pelas trilhas e andamos de trenzinho. Desci uma escadaria de 927 degraus até a base da Cascata do Caracol onde pude desfrutar de um maior contato com a natureza.

Brasil - Rio Grande do Sul - Canela - Parque do Caracol - Cascata do Caracol
Canela – Parque do Caracol – Cascata do Caracol

Seguimos nosso passeio e enfim chegamos à Canela. Esta que é uma das principais cidades da Serra Gaúcha. Chegando lá fizemos algumas compras e conhecemos algumas de suas atrações, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, conhecida também como a Catedral de Pedra, com seu estilo gótico inglês e seus belos painéis e vitrais.

Brasil - Rio Grande do Sul - Canela - Catedral de Pedra
Canela – Catedral de Pedra

5º dia: Gramado e Canela

Neste dia pegamos de novo a estrada em direção à Canela. No caminho, paramos num mirante com uma bela vista panorâmica do Vale do Quilombo. O Belvedere Vale do Quilombo é um ponto turístico lindo para ser visto tanto em dias de sol quanto em dias de cerração, onde o vale fica lindo, coberto pelo fenômeno natural típico da Serra Gaúcha.

Brasil - Rio Grande do Sul - Gramado - Vista do Vale do Quilombo
Vista do Vale do Quilombo

Chegamos à Canela, fizemos algumas compras e depois fomos conhecer o Museu de Cera Dreamland. Este foi o primeiro projeto do gênero na América Latina. Tem mais de 90 astros do cinema e personalidades distribuídos em 20 cenários temáticos, entre eles Michael Jackson, Elvis Presley e Elton John. Em seguida, passamos pelo Museu do Automóvel e voltamos para Gramado. À noite, fomos até a Rua Coberta para que a Juliana se divertisse com as atrações e brinquedos ali expostos.

Brasil - Rio Grande do Sul - Gramado - Museu de Cera
Museu de Cera

6º dia: Cambará do Sul – Parque Nacional dos Aparados da Serra

Neste dia resolvemos deixar a Juliana com a minha mãe e fomos desfrutar de aventura e contato com a natureza. Pegamos o carro e fomos até Cambará do Sul, que fica a 112 km de Gramado, levando aproximadamente duas horas. Chegando lá fomos direto ao Parque Nacional de Aparados da Serra, que é uma unidade de conservação de proteção da natureza localizada na Serra Geral. O parque encampa os desfiladeiros na fronteira natural entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O PN de Aparados da Serra é formado por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos, que são moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio. São três as trilhas abertas ao público, sendo a trilha do Vértice e a do Cotovelo as principais atrações. A Trilha do Rio do Boi é o acesso ao interior do cânion, sendo que a entrada é feita no Posto de Informações e Controle de mesmo nome, que fica na cidade de Praia Grande/SC. A principal atração do parque é o famoso e impressionante Cânion do Itaimbezinho, com uma extensão de 5,8 km, largura máxima de 600 metros e altura máxima de cerca de 720 metros, e onde o desfiladeiro é percorrido pelo arroio Perdizes. O Cânion do Itaimbezinho, a Trilha do Cotovelo, a Trilha do Vértice e a Cascata Véu de Noiva são as principais atrações do parque.

Brasil - Rio Grande do Sul - Cambara do Sul - PN dos Aparados da Serra - Canion do Itaimbezinho
Cambará do Sul – PN dos Aparados da Serra – Cânion do Itaimbezinho
Brasil - Rio Grande do Sul - Cambara do Sul - PN dos Aparados da Serra - Canion do Itaimbezinho
Cambará do Sul – PN dos Aparados da Serra – Cânion do Itaimbezinho
Brasil - Rio Grande do Sul - Cambara do Sul - PN dos Aparados da Serra - Canion do Itaimbezinho - Cascata das Andorinhas
Cambará do Sul – PN dos Aparados da Serra – Cânion do Itaimbezinho – Cascata das Andorinhas

À noite, saímos para um jantar a dois e fomos num excelente restaurante comer uma Sequência de Fondue. Este delicioso rodízio de delícias é uma mistura de queijo, carne (filé mignon, filé de frango e lombo suíno), 16 variedades de molhos e chocolate. Tudo isso, é claro, acompanhado de um excelente vinho. Maravilhoso !!!

Brasil - Rio Grande do Sul - Gramado - Jantar - Sequencia de Fondue
Jantar – Sequência de Fondue

7º dia: Gramado

Neste dia saímos para conhecer mais um pouco de Gramado e, para começar, fomos até o Lago Negro. Este lago artificial foi criado após o local em que se encontra ser destruído por um incêndio, em 1942. Seu reflorestamento e a construção da barragem do lago foi iniciado em 1953 procurando semelhança com os lagos da Europa. As mudas de pinheiros que o margeiam foram trazidas da Floresta Negra, localizada no sudoeste da Alemanha.

Brasil - Rio Grande do Sul - Gramado - Lago Negro
Lago Negro

Fomos também até o antigo Park Knorr, que esconde uma surpresa nos seus jardins: a Aldeia do Papai Noel. Neste lugar, adultos e crianças ficam maravilhados visitando as diversas atrações: Árvore dos Desejos, Chalé dos Ursos, Fábrica de Brinquedos, Renas, Aldeia de Neve, Garagem e a Casa do Papai Noel. O parque possui um mirante que possibilita uma das melhores vistas para o Vale do Quilombo. Há ainda o fantástico Monorail, um trem suspenso, com vista do vale, que liga a Casa do Papai Noel com sua fábrica.

Brasil - Rio Grande do Sul - Gramado - Aldeia do Papai Noel
Aldeia do Papai Noel

Saindo do parque, fomos visitar algumas fábricas de chocolate que ficam na estrada entre Gramado e Canela. Passamos pelas fábricas da Prawer, Caracol e Florybal, onde aproveitamos para comprar estas delícias.

Brasil - Rio Grande do Sul - Gramado - Fabrica de Chocolate - Florybal
Fábrica de Chocolate – Florybal

No restante do dia, aproveitamos para descansar na ótima infraestrutura do hotel onde Juliana se divertiu muito no parquinho.

8º dia: Fim da estadia

Saída de Gramado para o Rio de Janeiro.


Dicas / Informações

  • Algumas semanas antes da Páscoa, Gramado abriga a Chocofest. É uma festa em que a cidade fica toda enfeitada, com desfiles e eventos para adultos e crianças.
  • Aproveite a hospedagem em Gramado para conhecer outras cidades da Serra Gaúcha.
  • Não deixe de comer uma sequência de fondue.
  • Na Festa da Uva, no Parque de Exposições, em Caxias do Sul, são montados centenas de estandes que apresentam os produtos agrícolas típicos da região, naturalmente com destaque para a uva, além de outras seções darem uma amostragem da atividade local nos setores da culinária, da indústria e do comércio. Acontecem também shows de música, teatro, danças, distribuição gratuita de uva, exposições temáticas, artísticas e históricas, jogos desportivos típicos da vida colonial como arremesso de queijo, amassamento de uva com os pés e corrida de tratores, as cantinas e vinícolas se abrem para os turistas, mas o evento mais marcante é o desfile de carros alegóricos, que ilustram vários aspectos do tema proposto para cada edição.

Links úteis

Locais Informações (valores de março/2010)
Parque do Caracol Ingresso: R$ 10,00
Aldeia do Papai Noel Ingresso: R$ 14,00
Parque Nacional de Aparados da Serra Ingresso: R$ 5,00 (estacionamento)

Deixe uma resposta