Recife

Como chegamos

Voo de Natal para Recife


Onde ficamos

Hotel Onda Mar – Rua Ernesto de Paula Santos, 284 – Boa Viagem – Recife – PE
Faça sua reserva ou envie um email ou visite o site

Período: 6 dias / 5 noites (agosto de 2001)

Nossa avaliação: Bom hotel. Quarto bom com cama confortável, TV e frigobar. Ótima localização (a duas quadras da praia de Boa Viagem).


O que fizemos

1º dia: Chegada em Recife

Após deixarmos as malas no hotel, saímos para caminhar pela praia de Boa Viagem.

2º dia: City Tour em Recife e Olinda

Aproveitamos a primeira manhã na cidade para fazer o City Tour por Recife. Este passeio passa pelos principais pontos da cidade: Igreja e Pátio de São Pedro, Igrejas Nossa Senhora dos Clérigos (século XVIII) e Nossa Senhora do Carmo, Ilha de Santo Antonio (padroeiro da cidade). No Recife Antigo conhecemos as se guintes atarções: esculturas de Francisco Brennand, Praça do Marco Zero, Bolsa de Valores, primeira Sinagoga das Américas, construções com o brazão oficial do estado de PE e a Torre Malakoff. Visitamos também a Casa de Cultura de Pernambuco (antiga Penitenciária) onde encontram-se dois painéis de Cícero Dias.

Brasil - Pernambuco - Recife - Igreja de Sao Pedro dos Clerigos
Igreja de São Pedro dos Clérigos
Brasil - Pernambuco - Recife - Praca do Marco Zero
Praça do Marco Zero

À tarde fomos conhecer a bela cidade de Olinda, que é uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil e foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Caminhando por suas famosas ladeiras, conhecemos as Igrejas Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Neves, Capela de Santa Ana e Mosteiro de São Francisco, Igreja da Sé, Igreja Nossa Senhora da Misericórdia.

Brasil - Pernambuco - Olinda - Igreja de Nossa Senhora das Neves, Capela de Santa Ana e Mosteiro de Sao Francisco
Olinda – Igreja de Nossa Senhora das Neves, Capela de Santa Ana e Mosteiro de São Francisco

3º dia: João Pessoa – PB

Alugamos um carro e fomos à João Pessoa, na Paraíba. Um detalhe que vale a pena citar é que durante a viagem de carro percebemos que a estrada dentro do estado de Pernambuco era horrível, cheia de buracos, e quando entrou na Paraíba virou um “tapete”. Chegando na capital, fomos direto para a praia de Tambaú, e lembro que em suas areias está o Hotel Tropical Tambaú, que foi construído em forma circular e é considerado o hotel mais pitoresco de João Pessoa. O tempo não estava muito bom e acabamos não ficando na praia. Saímos dali e fomos conhecer Cabo Branco, onde se encontra a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, e a Praia da Penha.

Brasil - Paraiba - Praia de Cabo Branco
Paraíba – Praia de Cabo Branco
Brasil - Paraiba - Ponta do Seixas
Paraíba – Ponta do Seixas

Saímos de João Pessoa em direção à Recife e no meio do caminho saímos da RJ-101, quase na divisa da Paraíba com Pernambuco, para conhecer a praia de Tambaba, conhecida praia de nudismo. Descemos para o lado esquerdo da praia, onde não se faz nudismo, e ficamos caminhando, mergulhando e tirando fotos das belas falésias coloridas que se estendem por toda a praia. Em seguida, fomos para o outro do lado, onde se faz nudismo; vimos a placa avisando mas resolvemos não tirar a roupa antes de sondar o terreno. Ao adentrarmos percebemos que haviam muitos operários trabalhando num quiosque da praia e ao fundo muitos nudistas já nos olhavam com desconfiança por estarmos de roupa, e então resolvemos voltar. Aproveitamos e almoçamos num quiosque que ficava antes da entrada da área de nudismo e, em seguida, retornamos para Recife.

Brasil - Paraiba - Praia de Tambaba
Paraíba – Praia de Tambaba

4º dia: Porto de Galinhas

Alugamos um carro e fomos à praia de Porto de Galinhas, famosa por suas belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Compramos um passeio de barco até as piscinas naturais onde mergulhamos entre peixes coloridos e caminhamos sobre corais. Quando retornamos ficamos na praia mas não por muito tempo. Não tinha como relaxar com a quantidade de camelôs oferecendo seus produtos. Decidimos caminhar até a praia de Maracaípe, conhecida por ser point de surfistas, onde ficamos até o fim do passeio.

Brasil - Pernambuco - Porto de Galinhas
Porto de Galinhas

5º dia: Litoral Sul de Pernambuco

Mais uma vez alugamos um carro para irmos até a praia de Carneiros. No caminho de ida conhecemos vários lugares: praia de Tamandaré, Igreja de São Pedro, praia de Guadalupe e a praia dos Carneiros, que é a mais conhecida e considerada uma das mais bonitas do Brasil. Lembro que chegamos muito cedo e o rapaz do bar não tinha troco para dar, e então o coco que tomei ficou de graça. Aliás um coco que mais parecia uma bola de futebol de tão grande. Entre os muitos pontos históricos, passamos pelo Forte Santo Inácio de Tamandaré (1691), um dos mais importantes marcos da história de Pernambuco. Às margens da PE-060, em Tamandaré, fica uma das maiores e mais importantes reservas de preservação ambiental da Mata Atlântica do nordeste brasileiro, a Reserva Biológica de Saltinho.

Brasil - Pernambuco - Praia de Tamandare
Praia de Tamandaré
Brasil - Pernambuco - Praia de Carneiros
Praia de Carneiros

No caminho de volta para Recife, passamos pelas praias de Muro Alto e Calhetas, Cabo de Santo Agostinho, o Porto de Suape e a praia Gaibu.

Brasil - Pernambuco - Praia de Muro Alto
Praia de Muro Alto
Brasil - Pernambuco - Praia de Calhetas
Praia de Calhetas
Brasil - Pernambuco - Praia de Gaibu
Praia de Gaibu

6º dia: Fim da estadia

Saída de Recife para Maceió


Dicas / Informações

  • Visite o Recife Antigo e Olinda.
  • Não deixe de ir à Porto de Galinhas (caso não aguente os camelôs ande até Maracaípe).
  • Não deixe de ir à praia de Carneiros.
  • City Tour estava incluído no pacote e o aluguel do carro foi de R$ 67,50 por dia.

Links úteis

Deixe uma resposta