Paraty

Como chegamos

Agosto/2007

Viagem de carro saindo de São Thomé das Letras até Paraty (aproximadamente 279 km – 4 horas).

Janeiro/2016

Viagem de carro saindo de Ubatuba até Paraty (aproximadamente 80 km com duração de 1 hora).


Onde ficamos

Agosto/2007

Pousada do Corsário – Rua João do Prado, 26 – Bairro da Chácara – Paraty – RJ
Faça sua reserva ou envie um email ou visite o site

Período: 3 dias / 2 noites (agosto de 2007)

Nossa avaliação: Pousada muito boa. Ótimo quarto para 2 pessoas, com TV a cabo, ar condicionado e frigobar. Bom café da manhã. Boa localização.

Janeiro/2016

Pousada Água Viva – Rua José Vieira Ramos, 13 – Centro – Paraty – RJ
Faça sua reserva

Período: 2 dias / 1 noite

Nossa avaliação: Pousada excelente. Tem uma linda arquitetura de estilo colonial e boa localização, a apenas 150 m do centro histórico de Paraty. Oferece quartos modernos e aconchegantes, com ar-condicionado, TV, frigobar e wi-fi, O estacionamento é gratuito mas sujeito à disponibilidade. O café da manhã é bom e servido no quarto.


O que fizemos

Agosto/2007

1º dia: Chegada à Paraty

Depois de uma longa e cansativa viagem, chegamos nesta bela cidade situada no Parque Nacional da Serra da Bocaina que foi, durante o período colonial brasileiro (1530-1815), sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil, e que é rodeada de parques e reservas ecológicas muito bem preservados. Como chegamos um pouco cansados, saímos apenas para jantar e retornamos para a pousada.

2º dia: Serra da Bocaina, Trilha pelo Caminho do Ouro e Passeio por Paraty

Neste dia resolvemos conhecer os arredores e pegamos o carro para subir a Serra da Bocaina. Depois de alguns quilômetros subindo a serra deparamos com um trecho de estrada que só seria possível passar com um 4×4. Como não tínhamos como prosseguir com nosso passeio, resolvemos retornar para Paraty e fazer a Trilha pelo Caminho do Ouro, uma pequena parte da trilha original ainda preservada. A trilha durou aproximadamento 1:30 hs e nos proporcionou um relaxante contato com a natureza. Ao retornarmos, paramos para tirar algumas fotos no Marco da Estrada Real, na Igreja Nossa Senhora da Penha e na Cachoeira Tobogã da Penha.

Brasil - Rio de Janeiro - Paraty - Caminho do Ouro - Igreja Nossa Senhora da Penha
Caminho do Ouro – Igreja Nossa Senhora da Penha
Brasil - Rio de Janeiro - Paraty - Caminho do Ouro
Caminho do Ouro
Brasil - Rio de Janeiro - Paraty - Caminho do Ouro
Caminho do Ouro

Depois do almoço saímos para caminhar pela cidade onde conhecemos a Igreja de Santa Rita de Cássia, a Antiga Cadeia Pública, a Praça do Chafariz, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Praça e Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, a Santa Casa de Misericórdia e a Igreja de Nossa Senhora das Dores.  Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés e, como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.

Brasil - Rio de Janeiro - Paraty
Paraty
Brasil - Rio de Janeiro - Paraty
Paraty
Brasil - Rio de Janeiro - Paraty
Paraty
Brasil - Rio de Janeiro - Paraty
Paraty

3º dia: Fim da estadia

Quando fui para Paraty minha intenção era conhecer Trindade, uma pequena cidade ao sul famosa por suas praias paradisíacas. Como nos dias anteriores o tempo não estava bom, inclusive com alguns chuviscos, decidimos que neste dia, se amanhecesse chovendo, nós retornaríamos para casa; e foi o que aconteceu.

Brasil - Rio de Janeiro - Estrada Rio-Santos
Estrada Rio-Santos

Saída de Paraty para o Rio de Janeiro.


Janeiro/2016

1º dia: Chegada e passeio por Paraty

Chegamos em Paraty e depois de deixarmos as malas na pousada, saímos para dar uma volta na cidade. Passamos em frente da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, próxima à Praça da Matriz, onde estava acontecendo uma batucada muito animada. Caminhamos pelo canal e pela orla até chegarmos na Largo de Santa Rita onde encontra-se a Igreja de Santa Rita de Cássia onde paramos para descansar e tirar umas fotos. Ficamos ali até o entardecer, depois jantamos e voltamos para a pousada.

Brasil - Rio de Janeiro - Paraty
Paraty
Brasil - Rio de Janeiro - Paraty - Igreja de Santa Rita de Cassia
Igreja de Santa Rita de Cássia

2º dia: Casa da Cultura, Forte Defensor Perpétuo e fim da estadia

Depois do café da manhã, saímos para passear por Paraty. Caminhamos por suas ruas de paralelepípedo e belos casarios até chegarmos na Casa da Cultura. Esta casa é administrada pela comunidade local, dedicada à preservação e divulgação da história da cidade de Paraty. Apresenta a história e a vida da cidade litorânea de Paraty, patrimônio histórico rico por suas manifestações culturais e artísticas.

Depois seguimos para o Forte Defensor Perpétuo, o único forte que ainda existe em Paraty. Subimos o morro a pé num agradável caminho cercado pela mata. No percurso e já no alto do Forte é possível se ter uma belíssima vista de Paraty e a sua Baía. A construção onde funciona o Museu do Forte Defensor Perpétuo foi erguida em 1793. Ficamos lá por aproximadamente 30 minutos e depois voltamos para a pousada para logo em seguida retornarmos ao Rio de Janeiro.

Brasil - Rio de Janeiro - Paraty - Forte Defensor Perpetuo
Forte Defensor Perpétuo
Brasil - Rio de Janeiro - Paraty
Paraty

Dicas / Informações

  • Procure saber se o tempo estará bom no período em que for visitar a cidade pois lá chove bastante.
  • Apesar de ser uma trilha com baixo nível de dificuldade, aconselho caminhar pelo Caminho do Ouro.
  • Se possível, guarde uns dois dias para conhecer Trindade pois vale a pena.

Links úteis

Deixe uma resposta