Casa da Cultura e Forte Defensor Perpétuo – Paraty

Brasil - Rio de Janeiro - Paraty - Casa da Cultura

A Casa da Cultura é administrada pela comunidade local e dedicada à preservação e divulgação da história da cidade de Paraty. O Forte Defensor Perpétuo é o único forte que ainda existe em Paraty.

1º dia: Chegada à Paraty

Chegamos em Paraty e depois de deixarmos as malas na pousada, saímos para dar uma volta na cidade. Passamos em frente da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, próxima à Praça da Matriz, onde estava acontecendo uma batucada muito animada. Caminhamos pelo canal e pela orla até chegarmos na Largo de Santa Rita onde encontra-se a Igreja de Santa Rita de Cássia onde paramos para descansar e tirar umas fotos. Ficamos ali até o entardecer, depois jantamos e voltamos para a pousada.

Brasil - Rio de Janeiro - Paraty - Igreja de Santa Rita de Cassia
Igreja de Santa Rita de Cássia

2º dia: Casa da Cultura e Forte Defensor Perpétuo

Depois do café da manhã, saímos para passear por Paraty. Caminhamos por suas ruas de paralelepípedo e belos casarios até chegarmos na Casa da Cultura. Esta casa é administrada pela comunidade local, dedicada à preservação e divulgação da história da cidade de Paraty. Apresenta a história e a vida da cidade litorânea de Paraty, patrimônio histórico rico por suas manifestações culturais e artísticas.

Depois seguimos para o Forte Defensor Perpétuo, o único forte que ainda existe em Paraty. Subimos o morro a pé num agradável caminho cercado pela mata. No percurso e já no alto do Forte é possível se ter uma belíssima vista de Paraty e a sua Baía. A construção onde funciona o Museu do Forte Defensor Perpétuo foi erguida em 1793. Ficamos lá por aproximadamente 30 minutos e depois voltamos para a pousada para logo em seguida retornarmos ao Rio de Janeiro.

Brasil - Rio de Janeiro - Paraty - Forte Defensor Perpetuo
Forte Defensor Perpétuo

• Procure saber se o tempo estará bom no período em que for visitar a cidade pois lá chove bastante.
  • Apesar de ser uma trilha com baixo nível de dificuldade, aconselho caminhar pelo Caminho do Ouro.
  • Se possível, guarde uns dois dias para conhecer Trindade pois vale a pena.