Morro de São Paulo

Como chegamos

Barco de Salvador para Morro de São Paulo (aproximadamente 1:30 hs)


Onde ficamos

Vista Bela Pousada – Rua da Biquinha, 15 – Morro de São Paulo – Ilha de Tinharé – Cairu – BA
Faça sua reserva ou envie um email ou visite o site

Período: 4 dias / 3 noites (setembro de 2001)

Nossa avaliação: Pousada muito boa. Bom quarto, com cama confortável, TV e frigobar. Bom café da manhã. Ótima localização (a 150 metros da Primeira Praia e da varanda do quarto tínhamos uma bela vista da praia).


O que fizemos

1º dia: Chegada em Morro de São Paulo

A viagem de barco foi um tanto turbulenta devido ao mar estar um pouco agitado e algumas pessoas passaram mal. Chegamos de barco e adentramos o Portal da Ilha. Deixamos as coisas no hotel e saímos apenas para dar uma volta na vila, aproveitando para comer alguma coisa.

Brasil - Bahia - Morro de Sao Paulo - Portal
Portal

2º dia: Passeio pelas praias de Morro de São Paulo

Acordamos cedo pois queríamos aproveitar bem o dia. Caminhamos até a base do Farol e depois fizemos uma longa caminhada da Primeira até a Quinta Praia, parando em cada uma delas. Almoçamos um delicioso prato típico na Segunda Praia e ficamos mergulhando perto de uma pequena ilha que fica entre a Segunda e a Terceira Praia. Chegando na Quarta Praia, uma praia extensa e belíssima, nos deparamos com diversos ouriços. A Bete parou aí e eu fui caminhando até os manguezais da Quinta Praia.

Brasil - Bahia - Morro de Sao Paulo - Segunda Praia e Farol
Segunda Praia e Farol
Brasil - Bahia - Morro de Sao Paulo - Segunda Praia
Segunda Praia
Brasil - Bahia - Morro de Sao Paulo - Quarta Praia
Quarta Praia
Brasil - Bahia - Morro de Sao Paulo - Mangue no Caminho para a Quinta Praia
Mangue no Caminho para a Quinta Praia

Na volta, a maré já estava mais alta e tivemos dificuldade em passar pela Terceira Praia. No final do dia, fomos até o Portal e depois ao Forte de Morro de São Paulo para ver o pôr do sol e o nascer da lua; e como se não fosse o bastante, este belo espetáculo da natureza foi acompanhado pelo balé dos golfinhos.

Brasil - Bahia - Morro de Sao Paulo - Forte
Forte
Brasil - Bahia - Morro de Sao Paulo - Por do Sol do Forte
Pôr do Sol do Forte

3º dia: Morro de São Paulo – Ilha de Boipeba

Este dia estava reservado para fazermos um passeio de trator até Ilha de Boipeba. Passamos pelas praias de Morro de São Paulo, da Primeira à Quinta Praia, atravessamos o manguezal,  seguimos entrando pelo meio da mata, entrando em riachos, que molhavam até os nossos pés dentro do trator. Chegamos na praia de Pratigi, que tem 15 km de extensão; estava totalmente deserta, ocupada apenas por fazendas de coco e dendê de norte a sul.

Chegamos às margens do Rio do Inferno onde faríamos a travessia de barco até Boipeba. Após desembarcarmos, fizemos uma caminhada por Boipeba, passando pelas praias da Boca da Barra, Pedrinhas, Tassimirim e Coeira. Durante a caminhada, que em certo momento nos proporcionou uma bela vista da Ilha de Boipeba, haveria uma parada para o almoço. E foi quando ao descermos de uma encosta, paramos numa pequena praia onde tinham algumas casas de nativos e estes nos prepararam um prato muito especial: lagosta. Depois de tanta caminhada e aventura, ao final do dia, retornamos para Morro.

Brasil - Bahia - Morro de Sao Paulo - Passeio a Boipeba - Praia de Pratigi
Passeio à Boipeba – Praia de Pratigi
Brasil - Bahia - Boipeba - Rio do Inferno
Boipeba – Rio do Inferno

4º dia: Morro de São Paulo

Como este seria nosso último dia, acordamos cedo e subimos até o Farol de Morro de São Paulo. Este farol foi construído em 1855 e de lá temos uma espetacular vista panorâmica da Ilha.

Brasil - Bahia - Morro de Sao Paulo - Vista do Farol
Vista do Farol

Saída de Morro de São Paulo para Salvador.


Dicas / Informações

  • Não deixe de conhecer Morro de São Paulo, pois é imperdível !!!
  • O passeio de trator até Boipeba é muito bom. Não deixe de fazer.

Links úteis

Locais Informações (valores de setembro/2001)
Boipeba Preço: R$ 20,00 (prato de lagosta – R$ 10,00)

Deixe uma resposta