Porto (Vila Nova de Gaia)

Como chegamos

Voo de Sevilha (Aeropuerto San Pablo – SVQ), para Porto (Aeroporto Francisco Sá Carneiro – OPO), pela TAP (TP1059 e TP1954). Este voo fez escala em Lisboa (Aeroporto da Portela – LIS). No total, levamos aproximadamente 4 horas para chegar, sendo que cada voo levou aproximadamente 1 hora de viagem.


Onde ficamos

Casas do Patio – Pátio São Salvador, 5 – Porto – Portugal
Faça sua reserva

Período: 5 dias / 4 noites (setembro de 2014)

Nossa avaliação: Ótimo apartamento. Ficamos num apartamento no último andar de um sobrado de 3 andares. Tinha 3 quartos, cozinha completa, TV e internet. O único problema é que não tinha elevador e tivemos que subir com todas as malas pela escada. Muito bem localizado no histórico bairro da Ribeira do Porto. Estes apartamentos ficam a 300 metros do Rio Douro e a 500 metros da estação de trem e metrô São Bento. Vale destacar que como brinde de boas-vindas ganhamos um excelente vinho do Porto.


O que fizemos

1º dia: Chegada à Porto e passeio pela cidade

Como chegamos no Porto perto da hora do almoço. Logo depois de deixarmos as malas no apartamento saímos para almoçar. Descemos as ladeiras do bairro da Ribeira, um dos locais mais antigos e típicos da cidade, e fomos até a Praça da Ribeira, às margens do famoso Rio Douro. Esta região que faz parte do Centro Histórico do Porto é muito frequentada por turistas e um local cheio de bares e restaurantes. Paramos num deles, o Bar do Falcão, e fomos logo conhecer a deliciosa culinária portuguesa. Pedi um dos pratos típicos da região: bacalhau ao lagareiro com batatas ao murro, acompanhado de um refrescante vinho branco. Maravilhoso !!!!

Portugal - Porto - Ribeira
Ribeira

Depois do almoço, subimos as ladeiras da Ribeira e fomos conhecer os arredores. Depois de uns 500 metros de caminhada admirando os casarios e sobrados do tradicional bairro, chegamos à Estação de São Bento. Originalmente conhecida como Estação Central do Porto, está situada no Centro Histórico do Porto e é um dos principais monumentos da cidade. Vale destacar sua fachada de influência francesa e seus painéis de azulejo com temática histórica, dentre eles: “A Batalha de Arcos de Valdevez”, “A Entrada de João I no Porto” (1387), “A Conquista de Ceuta” (1415) e “Vistas e Cenas Rurais”. Vale destacar também “A História dos Transportes”, um friso colorido dedicado à evolução dos transportes em Portugal.

Portugal - Porto - Estacao de Sao Bento
Estação de São Bento

Em seguida, e bem próximo da estação, visitamos a Igreja de Santo Antonio dos Congregados. Esta é uma igreja construída em 1703 onde se destacam a capela mor, reconstruída no século XIX, como também os azulejos da fachada e os vitrais, que datam de 1920.

Portugal - Porto - Igreja de Santo Antonio dos Congregados
Igreja de Santo Antonio dos Congregados

Ao sairmos da igreja, passamos pela Praça da Liberdade, considerada o “coração” da cidade do Porto. Nesta praça encontra-se uma estátua equestre de D. Pedro IV. Depois subimos a Avenida dos Aliados, com suas construções de arquitetura imponente. Além de ser a principal avenida do centro da cidade, liga a Praça da Liberdade à Praça do General Humberto Delgado, onde encontra-se a Câmara Municipal.

Portugal - Porto - Praca da Liberdade e Camara Municipal
Praça da Liberdade e Câmara Municipal

Depois de nos embrenharmos pelas ruas e vielas do centro da cidade do Porto, chegamos à Igreja do Carmo. Também conhecida Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, tem arquitetura de estilo barroco/rococó (1756-1768) e está geminada com a Igreja dos Carmelitas. Vale destacar a sua fachada lateral revestida por um grandioso painel de azulejos representando cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo, e seu interior com a excelente talha dourada nas capelas laterais e no altar-mor, a estatuária e diversas pinturas a óleo.

Portugal - Porto - Igreja da Nossa Senhora do Carmo das Carmelitas
Igreja da Nossa Senhora do Carmo das Carmelitas

Depois de visitarmos esta linda igreja, caminhamos pelas ruas e vielas do centro da cidade. Passamos pelo Mercado do Bolhão, que se destaca por sua arquitetura neoclássica e por seus produtos frescos, sobretudo alimentares, até chegarmos no Café Majestic, conhecido como o mais deslumbrante de todos os cafés de Portugal. Além de atração turística, o Café Majestic mantém uma maravilhosa atmosfera “Belle Epoque” na sala principal e um atraente jardim de inverno, que faz dele um belo cenário para eventos culturais. Tomamos um delicioso café de fim de tarde para em seguida retornarmos ao apartamento e descansarmos deste dia intenso e agradável.

Portugal - Porto - Cafe Majestic
Café Majestic

2º dia: Passeio por Porto e Vila Nova de Gaia

Depois de um café da manhã bem reforçado, saímos para conhecer mais desta cidade encantadora que é o Porto. Saímos do apartamento, subimos a Rua Mouzinho da Silveira e depois de mais de 500 metros de ladeiras chegamos à Catedral da Sé. Também conhecida como Sé do Porto, é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal. Em sua arquitetura destacam-se  os estilos românico, gótico e barroco. De lá de cima desfrutamos de uma bela vista panorâmica da cidade, do Rio Douro e também da vizinha Vila Nova de Gaia e suas famosas caves.

Portugal - Porto - Catedral da Se
Catedral da Sé
Portugal - Porto - Catedral da Se
Catedral da Sé

Depois de um tempo admirando a vista panorâmica, fomos conhecer o interior da Catedral. Além da bela arquitetura interna, vale destacar a capela-mor, o magnífico altar de prata e seus enormes painéis de azulejos espalhados pelo pátio interno, dentre eles os que exibem a “Vida da Virgem” e as “Metamorfoses de Ovídio”.

Portugal - Porto - Catedral da Se
Catedral da Sé
Portugal - Porto - Catedral da Se
Catedral da Sé

Depois da visita à Catedral, descemos as ladeiras, passamos pela Estação de São Bento e pela Praça da Liberdade, que já tínhamos visitado no dia anterior, até chegarmos na Torre dos Clérigos. Esta torre que faz parte da Igreja dos Clérigos é decorada segundo o estilo barroco, com esculturas de santos, fogaréus, cornijas bem acentuadas e balaustradas. Visitamos seu interior e depois subimos até o topo por sua escada interna em espiral e de lá pudemos desfrutar de uma bela vista panorâmica da cidade.

Portugal - Porto - Igreja e Torre dos Clerigos
Igreja e Torre dos Clérigos
Portugal - Porto - Vista da Torre dos Clerigos
Vista da Torre dos Clérigos

Continuamos nossa caminhada pelas ruas do Porto, admirando sua arquitetura e seus belos casarios coloniais, passamos pelo Palácio da Bolsa até chegarmos na Praça da Ribeira. Aproveitamos para recarregar as baterias e paramos para almoçar no restaurante Farol da Boa Nova. Neste dia aproveitei para saborear outro prato típico e originário da cidade do Porto: “A Francesinha“. Este prato é um sanduíche com linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca, ou lombo de porco assado e fatiado, coberto com queijo derretido, e guarnecido com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri, podendo ser acompanhado de ovo estrelado (em cima do sanduíche) e batatas fritas. Uma delícia (mas um pouco pesado e calórico) !!!

Portugal - Porto - Fachada
Fachada
Portugal - Porto - Francesinha
Francesinha

Depois do almoço fomos conhecer o município vizinho, do outro lado do Rio Douro. Caminhamos às margens do Rio Douro, atravessamos a Ponte Luís I, com sua estrutura metálica construída entre 1881 e 1888, até chegarmos em Vila Nova de Gaia. Gaia é famosa por suas caves do famoso Vinho do Porto e tem forte ligação com a vizinha Porto, não apenas pela partilha do patrimônio comum do Vinho do Porto, mas também porque famílias burguesas e nobres do Porto tem quintas e casas de férias em Gaia. Caminhamos ao longo das margens do Rio Douro admirando a vista que se tem da vizinha Porto.

Portugal - Vila Nova de Gaia - Rio Douro
Vila Nova de Gaia – Rio Douro
Portugal - Vila Nova de Gaia - Rio Douro
Vila Nova de Gaia – Rio Douro

Já que estávamos na terra das caves do Vinho do Porto resolvemos conhecer uma delas. Primeiro tentamos ir na famosa Cave Taylor’s, mas estava fechada para visitas pois tinha um evento neste dia. Fomos então na Cave Offley, onde visitamos suas instalações por aproximadamente uma hora e depois, no final do passeio, fizemos uma degustação de vinhos, sem deixar de levarmos algumas lembranças do local, é claro !!!

Portugal - Vila Nova de Gaia - Cave Offley
Vila Nova de Gaia – Cave Offley
Portugal - Vila Nova de Gaia - Cave Offley
Via Nova de Gaia – Cave Offley

Depois disso voltamos para as margens do Rio Douro e pegamos um teleférico para subirmos até o Mosteiro da Serra do Pilar, um imponente mosteiro localizado em Vila Nova de Gaia, no alto da Serra do Pilar, com uma vista privilegiada das duas cidades. Ficamos lá admirando o pôr do sol e depois descemos e caminhamos de volta para Porto.

Portugal - Vila Nova de Gaia - Mosteiro da Serra do Pilar
Vila Nova de Gaia – Mosteiro da Serra do Pilar
Portugal - Vila Nova de Gaia - Rio Douro
Vila Nova de Gaia – Rio Douro
Portugal - Porto - Rio Douro
Rio Douro

3º dia: Guimarães

Este dia foi dedicado para conhecermos a cidade de Guimarães.

4º dia: Braga, Porto e Vila Nova de Gaia

Começamos este dia indo visitar a cidade de Braga.

Como retornamos cedo de Braga, aproveitamos para desfrutar ao máximo a cidade do Porto, já que no dia seguinte, bem cedo, iríamos embora. Saímos da estação de trem e descemos a rua em que estávamos hospedados até a Igreja Monumento de São Francisco. Esta é uma igreja gótica, situada em pleno Centro Histórico do Porto, cuja construção iniciou-se no século XIV. Nela podemos destacar seu conjunto de talha dourada barroca e retábulos dos séculos XVII e XVIII.

Portugal - Porto - Igreja Monumento de Sao Francisco
Igreja Monumento de São Francisco

Depois desta visita, eu, Bete e Carol resolvemos fazer uma coisa que ainda não tínhamos feito em Portugal: escutar um fado. Atravessamos o Rio Douro pela Ponte Luís I e fomos até Vila Nova de Gaia, num lugar próximo à estação do teleférico. Ali pudemos degustar uns vinhos e também escutar um fado, e o melhor, de graça. Como a degustação não foi suficiente, pedimos mais umas doses do bom Vinho do Porto e depois retornamos para Porto.

5º dia: Fim da estadia

Saída de Porto para Lisboa passando por Coimbra e Fátima.


Dicas / Informações

Porto é uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, sua gastronomia e sua arquitetura contemporânea e antiga. Nela se destaca o seu centro histórico, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

  • O Rio Douro nasce na Espanha, atravessa o norte de Portugal e sua foz é junto do Porto e Vila Nova de Gaia. É o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica.
  • A Torre dos Clérigos tem seis andares e 75 metros de altura. A subida é por uma escada em espiral com 240 degraus.

Links úteis

Locais Informações (valores de setembro/2014)
Catedral da Sé Ingresso: € 3
Torre dos Clérigos Ingresso: € 2
Mosteiro da Serra do Pilar Ingresso: € 5 (teleférico)
Trem de Porto para Guimarães Ingresso: € 3,60 (saída da estação São Bento)
Trem de Porto para Braga Ingresso: € 3,60 (saída da estação Campanha)

Deixe uma resposta