Ribeira, Estação de São Bento e Praça da Liberdade – Porto

Portugal - Porto - Estacao de Sao Bento

O bairro da Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade. A Estação de São Bento está situada no Centro Histórico do Porto. Vale destacar sua fachada de influência francesa e seus painéis de azulejo com temática histórica.

1º dia: Centro Histórico – Ribeira, Estação de São Bento e Praça da Liberdade

Como chegamos no Porto perto da hora do almoço. Logo depois de deixarmos as malas no apartamento saímos para almoçar. Descemos as ladeiras do bairro da Ribeira, um dos locais mais antigos e típicos da cidade, e fomos até a Praça da Ribeira, às margens do famoso Rio Douro. Esta região que faz parte do Centro Histórico do Porto é muito frequentada por turistas e um local cheio de bares e restaurantes. Paramos num deles, o Bar do Falcão, e fomos logo conhecer a deliciosa culinária portuguesa. Pedi um dos pratos típicos da região: bacalhau ao lagareiro com batatas ao murro, acompanhado de um refrescante vinho branco. Maravilhoso !!!!

Estação de São Bento

Depois do almoço, subimos as ladeiras da Ribeira e fomos conhecer os arredores. Depois de uns 500 metros de caminhada admirando os casarios e sobrados do tradicional bairro, chegamos à Estação de São Bento. Originalmente conhecida como Estação Central do Porto, está situada no Centro Histórico do Porto e é um dos principais monumentos da cidade. Vale destacar sua fachada de influência francesa e seus painéis de azulejo com temática histórica. Dentre eles: “A Batalha de Arcos de Valdevez”, “A Entrada de João I no Porto” (1387), “A Conquista de Ceuta” (1415) e “Vistas e Cenas Rurais”. Vale destacar também “A História dos Transportes”, um friso colorido dedicado à evolução dos transportes em Portugal.

Portugal - Porto - Estacao de Sao Bento

Em seguida, e bem próximo da estação, visitamos a Igreja de Santo Antonio dos Congregados. Esta é uma igreja construída em 1703 onde se destacam a capela mor, reconstruída no século XIX, como também os azulejos da fachada e os vitrais, que datam de 1920.

Praça da Liberdade

Ao sairmos da igreja, passamos pela Praça da Liberdade, considerada o “coração” da cidade do Porto. Nesta praça encontra-se uma estátua equestre de D. Pedro IV. Depois subimos a Avenida dos Aliados, com suas construções de arquitetura imponente. Além de ser a principal avenida do centro da cidade, liga a Praça da Liberdade à Praça do General Humberto Delgado, onde encontra-se a Câmara Municipal.

Portugal - Porto - Praca da Liberdade e Camara Municipal
Praça da Liberdade e Câmara Municipal

Depois de nos embrenharmos pelas ruas e vielas do centro da cidade do Porto, chegamos à Igreja do Carmo. Também conhecida Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, tem arquitetura de estilo barroco/rococó (1756-1768) e está geminada com a Igreja dos Carmelitas. Vale destacar a sua fachada lateral revestida por um grandioso painel de azulejos representando cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo, e seu interior com a excelente talha dourada nas capelas laterais e no altar-mor, a estatuária e diversas pinturas a óleo.

Depois de visitarmos esta linda igreja, caminhamos pelas ruas e vielas do centro da cidade. Passamos pelo Mercado do Bolhão, que se destaca por sua arquitetura neoclássica e por seus produtos frescos, sobretudo alimentares. Depois chegamos no Café Majestic, conhecido como o mais deslumbrante de todos os cafés de Portugal. Além de atração turística, o Café Majestic mantém uma maravilhosa atmosfera “Belle Epoque”. Sua sala principal e seu atraente jardim de inverno, faz dele um belo cenário para eventos culturais. Tomamos um delicioso café de fim de tarde para em seguida retornarmos ao apartamento e descansarmos deste dia intenso e agradável.