Catedral da Sé – Porto e Cave Offley – Vila Nova de Gaia

Portugal - Porto - Catedral da Se

A Catedral da Sé, também conhecida como Sé do Porto, é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal e em sua arquitetura destacam-se  os estilos românico, gótico e barroco. A Cave Offley é uma das melhores caves de vinho do Porto da região.

2º dia: Catedral da Sé e Torre dos Clérigos – Porto e Cave Offley e Mosteiro da Serra do Pilar – Vila Nova de Gaia

Depois de um café da manhã bem reforçado, saímos para conhecer mais desta cidade encantadora que é o Porto. Saímos do apartamento, subimos a Rua Mouzinho da Silveira e depois de mais de 500 metros de ladeiras chegamos à Catedral da Sé. Esta catedral é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal e em sua arquitetura destacam-se  os estilos românico, gótico e barroco. De lá de cima desfrutamos de uma bela vista panorâmica da cidade, do Rio Douro e também da vizinha Vila Nova de Gaia e suas famosas caves.

Portugal - Porto - Catedral da Se
Catedral da Sé

Depois de um tempo admirando a vista panorâmica, fomos conhecer o interior da Catedral. Além da bela arquitetura interna, vale destacar a capela-mor, o magnífico altar de prata e seus enormes painéis de azulejos espalhados pelo pátio interno, dentre eles os que exibem a “Vida da Virgem” e as “Metamorfoses de Ovídio”.

Torre dos Clérigos

Depois da visita à Catedral, descemos as ladeiras, passamos pela Estação de São Bento e pela Praça da Liberdade, que já tínhamos visitado no dia anterior, até chegarmos na Torre dos Clérigos. Esta torre que faz parte da Igreja dos Clérigos é decorada segundo o estilo barroco, com esculturas de santos, fogaréus, cornijas bem acentuadas e balaustradas. Visitamos seu interior e depois subimos até o topo por sua escada interna em espiral e de lá pudemos desfrutar de uma bela vista panorâmica da cidade.

Portugal - Porto - Igreja e Torre dos Clerigos
Igreja e Torre dos Clérigos
Portugal - Porto - Vista da Torre dos Clerigos
Vista da Torre dos Clérigos

Continuamos nossa caminhada pelas ruas do Porto, admirando sua arquitetura e seus belos casarios coloniais. Passamos pelo Palácio da Bolsa até chegarmos na Praça da Ribeira. Aproveitamos para recarregar as baterias parando para almoçar no restaurante Farol da Boa Nova. Neste dia aproveitei para saborear outro prato típico e originário da cidade do Porto: “A Francesinha“. Este prato é um sanduíche com linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca, ou lombo de porco assado e fatiado, coberto com queijo derretido, e guarnecido com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri, podendo ser acompanhado de ovo estrelado (em cima do sanduíche) e batatas fritas. Uma delícia (mas um pouco pesado e calórico) !!!

Vila Nova de Gaia

Depois do almoço fomos conhecer o município vizinho, do outro lado do Rio Douro. Caminhamos às margens do Rio Douro, atravessamos a Ponte Luís I, com sua estrutura metálica construída entre 1881 e 1888, até chegarmos em Vila Nova de Gaia. Gaia é famosa por suas caves do famoso Vinho do Porto e tem forte ligação com a vizinha Porto. Não apenas pela partilha do patrimônio comum do Vinho do Porto, mas também porque famílias burguesas e nobres do Porto tem quintas e casas de férias em Gaia. Caminhamos ao longo das margens do Rio Douro admirando a vista que se tem da vizinha Porto.

Portugal - Vila Nova de Gaia - Rio Douro
Vila Nova de Gaia – Rio Douro

Cave Offley

Já que estávamos na terra das caves do Vinho do Porto resolvemos conhecer uma delas. Primeiro tentamos ir na famosa Cave Taylor’s, mas estava fechada para visitas pois tinha um evento neste dia. Fomos então na Cave Offley, onde visitamos suas instalações por aproximadamente uma hora. No final do passeio, fizemos uma degustação de vinhos e, é claro, levamos algumas lembranças do local.

Portugal - Vila Nova de Gaia - Cave Offley
Vila Nova de Gaia – Cave Offley
Via Nova de Gaia – Cave Offley

Mosteiro da Serra do Pilar

Depois disso voltamos para as margens do Rio Douro e pegamos um teleférico para subirmos até o Mosteiro da Serra do Pilar. Este é um imponente mosteiro localizado em Vila Nova de Gaia, no alto da Serra do Pilar, com uma vista privilegiada das duas cidades. Ficamos lá admirando o pôr do sol e depois descemos e caminhamos de volta para Porto.