Fátima

Como chegamos

Alugamos um carro em Porto para irmos até Lisboa, passando por Coimbra e Fátima. Depois de visitarmos a Universidade de Coimbra, pegamos a estrada em direção à Fátima, numa viagem de 89 km que levou aproximadamente 1 hora.


O que fizemos

1º dia: Fátima

Chegando em Fátima fomos direto ao Santuário e paramos num estacionamento bem próximo. O tempo estava fechado e logo começou a chover, o que atrapalhou um pouco a nossa visita. Na entrada mais próxima de onde paramos, encontra-se um monumento com um pedaço do Muro de Berlim que homenageia a queda do famoso muro na Alemanha.

Portugal - Fatima - Santuario de Fatima
Santuário de Fátima

Depois de atravessarmos o grande pátio central, chegamos na Capelinha das Aparições onde encontra-se a imagem de Nossa Senhora. Ficamos por ali orando por algum tempo. Depois das orações fomos acender umas velas na gruta ao lado da Capelinha.

Portugal - Fatima - Capelinha das Aparicoes
Capelinha das Aparições

Depois disso, fomos tentar visitar o interior do Santuário. Passamos pela Azinheira Grande, uma árvore que faz parte da história das aparições já que era onde as crianças estavam antes de Nossa Senhora aparecer. Chegando ao interior da basílica, constatamos que esta estava em obras e infelizmente só conseguimos ir até onde estão enterrados Francisco, Maria Lúcia e Jacinta, conhecidos como “Os Três Pastorinhos“, que viram a aparição de Nossa Senhora de Fátima.

Portugal - Fatima - Azinheira Grande
Azinheira Grande

Depois de tentarmos visitar a Basílica e de fazermos nossas preces pedindo muita saúde e paz, caminhamos em direção ao estacionamento. Passamos pela Cruz Alta e pela Basílica da Santíssima Trindade, que também fazem parte deste complexo religioso. Ao sairmos, passamos num centro comercial com diversas lojinhas para comprarmos algumas lembranças deste lugar tão especial. Juliana adorou pois pode gastar seu dinheirinho com algumas lembrancinhas. Depois disso pegamos a estrada  e seguimos até o nosso destino final desta viagem: Lisboa.

Portugal - Fatima - Cruz Alta e Basilica da Santissima Trindade
Cruz Alta e Basílica da Santíssima Trindade

Dicas / Informações

  • Esta viagem foi realizada em setembro de 2014 (tarde/noite de um dia – sem pernoite).
  • Este importante templo religioso é chamado de Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
  • Vale ressaltar que Jacinta e Francisco eram crianças quando morreram, já a Irmã Lúcia morreu já bastante velhinha e foi freira carmelita num convento de clausura em Coimbra.

Links úteis

2 thoughts on “Fátima

  1. Adorei as vossas fotografias!! Estão o máximo!
    Quero só deixar um reparo,quanto aos túmulos dos pastorinhos de Fátima,só a Jacinta e o Francisco eram crianças quando morreram a Irmã Lúcia morreu já bastante velhinha e foi freira carmelita num convento de clausura em Coimbra.
    Para a outra vez que tal Évora, que é linda, é Património Mundial e é a minha cidade.

    1. Que bom que tenha gostado Ana. Obrigado pela informação, inclusive tomei a liberdade de incluí-la no blog. Gostaríamos de ter conhecido mais a terra dos meus avós mas não faltará oportunidade e com certeza reservaremos um tempo para conhecer a sua cidade. Um abraço.

Deixe uma resposta