San Gimignano

Como chegamos

Pegamos um trem regional na estação Santa Maria Novella, em Florença, para irmos até San Gimignano. A viagem foi muito agradável, um visual muito bonito com muitas plantações de girassol, que durou aproximadamente uma hora. Chegamos na cidade de Poggibonsi e compramos as passagens do ônibus até San Gimignano, que demorou cerca de 20 minutos de viagem.


O que fizemos

1º dia: San Gimignano

Entramos pela Porta di San Giovanni e seguimos pela rua principal, cruzando a cidade, até a Porta San Matteo e depois voltamos. No caminho, passamos pela Piazza della Cisterna onde existe um poço em que pode-se jogar moedinhas e fazer um pedido. Juliana adorou. As casinhas de pedra com portas de estilo medieval dão o charme e suas ruas estreitas revelam a beleza do lugar. A cidade é cheia de lojas legais, muitas porcelanas e muitos azeites com vários aromas. Compramos o de limão siciliano e trufas brancas, todos ótimos.

Italia - San Gimignano - Piazza della Cisterna
Piazza della Cisterna

Passamos também pela Piazza del Duomo, uma praça muito movimentada onde as pessoas param para descansar nas escadarias da basílica e que tem muitos camelôs. Ali situam-se o Palazzo Comunale e a Colegiada Basílica de Santa Maria Assunta, que tem um campanário de onde se pode desfrutar uma bela vista da cidade.

Italia - San Gimignano - Piazza del Duomo - Palazzo Comunale e Colegiada Basilica de Santa Maria Assunta
Piazza del Duomo – Palazzo Comunale e Colegiada Basílica de Santa Maria Assunta

Enfim, chegamos num lugar chamado Rocca di Montestaffoli de onde a vista da cidade e da Toscana são imperdíveis. O visual das plantações de uva e oliveiras é lindo. Lá se localiza também o Museu do Vinho. Depois de aproveitarmos o visual da cidade, com suas torres medievais, e da Toscana, com seus campos floridos e arborizados, retornamos ao ponto de ônibus que nos levaria à estação de trem, só que no caminho de volta resolvemos parar para almoçar num restaurante na Piazza della Cisterna, já que o intuito era aproveitar o bom astral da cidade. É nesta praça que se vende o sorvete mais gostoso do mundo e foi neste restaurante que comemos a melhor bruschetta da viagem.

Italia - San Gimignano - Rocca di Montestaffoli
Rocca di Montestaffoli
Italia - San Gimignano - Rocca di Montestaffoli
Rocca di Montestaffoli

Depois do almoço, passeamos mais um pouco pela cidade e depois partimos para Siena.


Dicas / Informações

San Gimignano é conhecida de “A Manhattan da Toscana” por ter 11 torres medievais de pedra que parecem com arranha-céu. A cidade também é fortificada e tem uma das mais belas vistas da Toscana.

  • Esta viagem foi realizada em agosto de 2013 (manhã/tarde de um dia – sem pernoite).
  • Se pudéssemos refazer esta viagem, deixaríamos 1 dia inteiro para San Gimignano.

Links úteis

Deixe uma resposta