São Paulo

Como chegamos

Saímos de casa, no Rio de Janeiro, e fomos até São Paulo pela Rodovia Presidente Dutra, numa viagem de 420 km que durou aproximadamente 5 horas.


Onde ficamos

Casa da família da Bete no Jabaquara, zona sul de São Paulo

Período: 5 dias / 4 noites (janeiro de 2016)


O que fizemos

1º dia: Chegada em São Paulo

Chegando na Marginal Tietê, partimos direto rumo ao Jabaquara onde fica a casa da mãe da Bete. Como chegamos no início da tarde fomos logo almoçar.  À tarde descansamos da viagem e à noite fomos até a casa da Edi e do Gustavo onde batemos papo e fizemos um mini rodízio de pizza.

2º dia: Catavento e Mercado Municipal

Logo após o café da manhã, saímos para conhecer o Catavento Cultural e Educacional, que fica no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura da cidade, no coração da cidade de São Paulo. Inaugurado em 2009, dispõe de um espaço com 8000 m² e com mais de 200 atrações é um local de conhecimento e informação, ótimo para o público infanto-juvenil, mas os pais também se divertem e aprendem bastante. O local apresenta ao visitante conhecimentos  científicos que são transmitidos de formas interativas.

Brasil - Sao Paulo - Catavento
Catavento

O Catavento é dividido em quatro grandes seções. A primeira, intitulada Universo, fala sobre o espaço sideral e os planetas de nosso sistema solar. A segunda é denominada Vida, e conta a história da evolução na Terra, desde os primeiros animais até o Homem. A terceira, o Engenho, traça um panorama das criações humanas no âmbito da ciência. A quarta, a Sociedade, mostra os problemas de convivência enfrentados por diversos povos do mundo.

Depois fomos caminhando até o Mercado Municipal de São Paulo. Ícone do crescimento da cidade, antigo principal centro de abastecimento, carinhosamente chamado de Mercadão pelos paulistas, hoje é mundialmente conhecido por seu sanduíche de mortadela e seu pastel de bacalhau. Andar pelo Mercado Municipal é se encantar com suas barracas de frutas, verduras e legumes fresquinhos, seus empórios de temperos, vinhos, queijos e diversos produtos importados de primeira linha. No espaço gastronômico, que fica localizado no mezanino, o visitante tem a oportunidade de degustar saborosos pratos enquanto aprecia a beleza arquitetônica do Mercadão.

Brasil - Sao Paulo - Mercado Municipal
Mercado Municipal

3º dia: Aquário e Kidzania

Começamos este dia conhecendo o Aquário de São Paulo. Quem diria que no meio da cidade, numa área residencial, está localizado o maior aquário da América Latina. Foi inaugurado em 2006 e possui mais de 1 milhão de litros de água e muitas espécies de animais marinhos, como tubarões, arraias, peixes-boi e jacarés. Além disso, conta com um setor de mamíferos com cangurus, lêmures, suricatas, várias espécies de macacos e que em breve contará com um coala.

O ponto alto do passeio é a visitação do urso polar, que neste dia deu um show. Entre mergulhos e brincadeiras, fez a alegria de todos que estavam apreciando. O Aquário oferece uma boa estrutura aos seus visitantes, ambiente bem organizado e praça de alimentação. Um passeio que pode ser feito por todas as idades.

Brasil - Sao Paulo - Aquario
Aquário de São Paulo

Após o almoço fomos conhecer uma nova atração: a Kidzania. Se for à São Paulo fazer um passeio com as crianças, esse é um lugar que deverá estar na lista de passeios pela cidade. Pense numa mini cidade que é comandada apenas por crianças ! Elas se tornam bombeiros, médicos, policiais, cozinheiros e em muitas outras profissões. Permite a elas o conhecimento e a exploração além de fazerem o que mais gostam, brincar ! Os pais podem entrar mas são proibidos de ajudar ou participar de qualquer atividade, afinal a cidade é delas. Oferece uma boa estrutura, como também um ambiente agradável e seguro.

Em época de férias escolares, compre os ingressos pela internet, durante esse período as atrações como Kidzania e Aquário costumam ter longas filas, para os demais períodos do ano são tranquilas.

Brasil - Sao Paulo - Kidzania
Kidzania

4º dia: Museu do Futebol e Praça da Sé

Este dia foi dedicado ao Museu do Futebol. Localizado embaixo das arquibancadas do Pacaembu, é um lugar de fácil acesso. Fomos de metrô, descemos na estação Clínicas e depois andamos por aproximadamente 25 minutos. Para ir é fácil pois o caminho é só de descidas, mas caso não queiram andar, um táxi do metrô até o estádio dura 10 minutos. Podemos dizer que esse museu é mais que um museu do futebol, conta além da história da chegada do futebol ao Brasil, seus clubes e campeonatos, relata a história do Brasil como país, sua evolução, revoltas e lutas, tudo isso junto ao crescimento do futebol no Brasil e no mundo.

O local disponibiliza sons e imagens das épocas, uma sala com TVs separadas por décadas com as imagens mais importantes de cada uma, salas de jogos, tudo bem interativo. Local agradável e ainda é possível avistar o estádio do Pacaembu através de uma abertura na arquibancada. O tempo de visitação não é longo, reserve apenas uma manhã ou uma tarde para conhecer o museu.

Saímos do Museu do Futebol e fomos de metrô até a Praça da Sé. Marco zero da maior cidade do país, cenário de grandes eventos, podemos resumir com a frase “o país todo se encontra aqui”. A praça passou recentemente por uma grande reforma paisagística, abriga diversos monumentos e esculturas, dentre eles o célebre Marco Zero, no centro da praça, que indica o “coração” da cidade de São Paulo. À frente do Marco Zero, encontra-se o monumento à José de Anchieta, fundador de São Paulo e “Apóstolo do Brasil”, inaugurado em 1954 por ocasião do quarto centenário da cidade. A ideia era visitar o Pátio do Colégio e o Mosteiro de São Bento, mas devido à chuva forte, tivemos que adiar esse passeio.

Brasil - Sao Paulo - Praca da Se
Praça da Sé

5º dia: Fim da estadia

Saída de São Paulo para Ubatuba pela Rodovia Rio-Santos. Neste trajeto de belas praias emolduradas por montanhas, vale destacar: a travessia de balsa Guarujá-Bertioga, Riviera de São Lourenço, Boraceia, Boiçucanga, Maresias, Baraqueçaba, São Sebastião e Caraguatatuba.


Dicas / Informações

  • Reserve um dia inteiro para aproveitar calmamente as atrações do Catavento. Muitas atrações como a visitação do borboletário (para conhecer o ciclo da vida da borboleta), a história da evolução humana, os laboratórios de lego, entre outras, só podem ser feitas com horários marcados; e apenas 2 atrações podem ser feitas por período, ou seja, 2 de manhã e 2 à tarde; as demais atrações não necessitam de horários.
  • O Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. A execução dos vitrais foi entregue ao artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, são 32 painéis subdivididos em 72 lindos vitrais. O prédio histórico ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí.
  • O Aquário de São Paulo foi o primeiro aquário temático da América do Sul.

Links úteis

Locais Informações (valores de janeiro/2016)
Catavento Cultural e Educacional Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n – Brás − Centro – São Paulo
Visitação: terça a domingo das 9 às 17 hs, inclusive aos feriados (entrada até às 16 hs).
Ingresso: R$ 6,00
Site: www.cataventocultural.org.br
Mercado Municipal Endereço: Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II
Visitação: segunda a sábado das 6 às 18 hs / domingo e feriados das 6 às 16 hs.
Aquário de São Paulo Endereço: Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga – São Paulo
Visitação: segunda a domingo e feriados das 9 às 19 hs
Kidzania Endereço: Shopping Eldorado – Avenida Rebouças, 3970 – Pinheiros – São Paulo
Visitação: mudam de acordo com a época do ano, informe-se no site www.saopaulo.kidzania.com/pt-br/
Museu do Futebol Endereço: Praça Charles Miller, S/N – Estádio do Pacaembu – São Paulo
Visitação: segunda a sábado das 6 às 18 hs / domingos e feriados das 6 às 16 hs.
Email: contato@museudofutebol.org.br

Deixe uma resposta