Rodovia Rio-Santos e suas belas paisagens

Brasil - Rodovia Rio-Santos - Divisa de RJ e SP

Nesta viagem fizemos uma pequena road trip por uma das mais belas rodovias do Brasil, a famosa Rodovia Rio-Santos. Descobrimos belas paisagens, muita serra com Mata Atlântica, lindas praias e muitas ilhas pelo caminho.

Belas paisagens, lindas praias e muitas ilhas em uma das mais belas estradas do Brasil

O que existe entre as duas cidades mais movimentadas do país, Rio e São Paulo ? Há anos nós falávamos em fazer uma viagem entre o Rio e São Paulo pela Rodovia Rio-Santos, afinal somos um casal de paulista e carioca. Já andamos pela Rio-Santos em outros momentos, mas nunca havíamos feito essa viagem com o único objetivo de registrar os momentos vividos e vistos durante esse trajeto.

Foi uma viagem curta, 3 dias apenas, e ainda deixamos muitas coisas para fazer num futuro próximo. Fomos aproveitar o finalzinho das férias escolares da filhota em São Paulo. Aproveitamos um pouco da família e conhecemos alguns lugares dessa mega metrópole. Dentre eles estão: o Catavento Cultural e Educacional, Mercado Municipal, Aquário de São Paulo, Kidzania, Museu do Futebol e a Catedral da Sé. Veja aqui o que fizemos em São Paulo.

Rodovia Rio-Santos – de São Paulo até Ubatuba

Saímos de São Paulo bem cedo e seguimos pela Rodovia dos Imigrantes até o Guarujá, pois resolvemos iniciar por lá. O Guarujá é uma das grandes cidades do litoral sul de São Paulo, muito procurada pelos paulistas em época de férias e feriados. Tem ótimas praias para o surf, como a praia do Tombo, e boas praias para a curtição, como as praias das Pitangueiras. Enseadas, Astúrias e Pernambuco. Mas nessa viagem, seguimos rumo à balsa para fazer a travessia da Guarujá-Bertioga. Paramos por um breve momento para uma água de coco na praia do Tortuga. Nunca havia ouvido falar, mas que praia linda !!!

Brasil - Sao Paulo - Guaruja - Praia do Tortuga
Guarujá – Praia do Tortuga

Seguimos pela estrada até chegar na travessia de balsa entre Guarujá-Bertioga. A estrada é toda dentro de um parque, Estrada Parque Serra do Guararu, lindo visual, bom asfalto e sinalização. A travessia é feita por uma balsa, rápida e tranquila, e logo chegamos em Bertioga.

Brasil - Sao Paulo - Travessia Guaruja-Bertioga
Travessia Guarujá-Bertioga

Bertioga

Bertioga é uma cidade pequena e tranquila, com praias sem ondas e de águas calmas, ótima para quem tem filhos pequenos. Passamos rapidamente pela cidade. Seguimos pela Rodovia Rio-Santos em direção à Riviera de São Lourenço. Um super conglomerado de condomínios, uma super estrutura de shoppings, lojas e restaurantes que nos surpreendeu após passarmos pelo portal. Não tínhamos ideia dessa estrutura toda. A praia também muito tranquila e, como estávamos no litoral norte de São Paulo, a água e areia da praia já são diferentes das praias do litoral sul.

Brasil - SP - Travessia Guaruja-Bertioga
Brasil - Sao Paulo - Bertioga - Riviera de Sao Lourenco
Riviera de Sao Lourenço

Maresias

Voltando ao nosso trajeto, passamos ainda por Juquehy, Cambury, Boiçucanga. Chegamos então em Maresias, praia de ondas, boa para o surf, areia branquinha, lugar de muita da curtição, alto astral, gente bonita e resolvemos parar para almoçar aqui. Comemos no famoso restaurante Bar dos Alemão, excelente peixe e ainda com o privilégio de almoçar à beira mar. Descansamos um pouco e seguimos viagem, pois a ideia era chegar em Ubatuba.

Brasil - SP - Praia de Maresias
Praia de Maresias
Brasil - Sao Paulo - Rodovia Rio-Santos - Praia de Baraquecaba
Praia de Baraqueçaba

São Sebastião

Seguindo pela Rio-Santos, a próxima parada foi em São Sebastião. Ficamos apenas no centro histórico, onde andamos por ele, muito agradável. As ruas e construções lembram muito Paraty, muitas lojas de artesanatos, lanchonetes e sorveterias. Bem em frente fica Ilha Bela, que iremos fazer numa próxima viagem. Após esta breve parada, continuamos nossa viagem passando por Caraguatatuba, Tabatinga, e muitas outras praias. Nessa parte da estrada as praias não são possíveis de serem avistadas, mas podemos dizer que esse é um dos belos trechos da Rio-Santos. Passamos por várias paisagens de serra com a mata atlântica intacta ao nosso lado.

Brasil - Sao Paulo - Sao Sebastiao - Igreja Matriz
São Sebastião – Igreja Matriz
Brasil - Sao Paulo - Sao Sebastiao
São Sebastião

Já anoitecendo chegamos em Ubatuba. Como não tínhamos nada reservado, resolvemos procurar uma pousada na Praia Grande mesmo. É um lugar com muito movimento e restaurantes. Conseguimos uma boa pousada para ficar 2 dias e aproveitar o lugar. A Praia Grande como o nome diz, tem uma grande faixa de areias claras, o mar com bastante ondas e muitos quiosques. Para quem gosta de praia cheia é uma ótima opção. Do lado oposto da avenida, em frente à praia, você encontra vários restaurantes, hotéis, lojas, feirinhas de artesanato e uma boa infraestrutura. Ubatuba é conhecida como a “Capital do Surf”. Nessa cidade do litoral norte de São Paulo ficam 102 praias, espalhadas por mais de 100 km de litoral. Muitas dessas praias só são acessíveis por trilhas, algumas até por barcos, o que as tornam ainda mais bonitas.

Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Praia Grande
Ubatuba – Praia Grande

Ubatuba

Podemos dizer que vale a pena uma viagem apenas para Ubatuba, com tempo para poder explorar todas as belezas escondidas dessa cidade. Infelizmente não tínhamos esse tempo, mas está na nossa lista de lugares para revisitar. Em Ubatuba tem um Aquário fantástico, com muitos animais e um tanque onde as crianças podem tocar em estrelas e pepinos-do-mar, e até pegar um ouriço-do-mar nas mãos. Eles também deixam as crianças alimentarem os pinguins. Chegamos bem no horário do almoço, onde as crianças formam uma fila e os funcionários colocam luvas e cada criança dá um ou mais peixes aos pinguins. É a maior curtição !!! Além do Aquário, existe também o primeiro Projeto Tamar com suas grandes tartarugas. O projeto é sempre bom de ser visitado, ainda mais pelas crianças. Veja aqui o que fizemos em Ubatuba.

Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Praia de Itagua
Ubatuba – Praia de Itaguá

Rodovia Rio-Santos – de Ubatuba até Paraty

Após essa breve parada, seguimos em direção ao nosso próximo destino, Paraty. Seguimos pela Rio-Santos, que corta o Parque Estadual da Serra do Mar, e nesse trecho estão os melhores visuais, com praias de rara beleza. Saímos cedo e paramos para curtir um pouco da praia de Itamambuca. É uma das mais preservadas praias de Ubatuba e famosa por suas excelentes ondas. Além disso, proporciona uma excelente oportunidade para ecoturismo pela Mata Atlântica preservada. Uma praia selvagem, sem quiosques, muvucas, apenas mato, areia e mar. Posso dizer que é uma das mais lindas praias, de areia branca, ótima temperatura da água, muitos surfistas, e não é uma praia lotada, mais o nosso perfil.

Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Praia de Itamambuca
Ubatuba – Praia de Itamambuca

Seguindo nossa viagem, é hora de voltar para a estrada e agora com destino à Paraty. Fizemos algumas paradas para fotos, pois o visual deslumbrante não permite dirigir sem paradas para registrar tanta beleza. Depois de cruzarmos a fronteira dos estados, e perto da hora do almoço, resolvemos dar uma paradinha em Trindade. Trindade é um vilarejo muito bonito e bem rústico, com lindas praias. Aproveitamos um pouco da praia e resolvemos comer por lá, já que a cidade fica bem próxima de Paraty.

Brasil - Rio de Janeiro - Trindade
Trindade

Paraty

Chegamos em Paraty no final da tarde, dessa vez com pousada reservada. Ficamos bem pertinho da entrada do Centro Histórico. Essa não foi nossa primeira visita à Paraty. É sempre bom passear por essa cidade, andar pelas ruas de pedras, aproveitar os restaurantes, lojas, ou até mesmo só o astral da cidade. A cidade estava linda, toda enfeitada, pois estávamos há uma semana do carnaval. Muitas pessoas pelas ruas e boa energia pelo ar. Fomos conhecer o Centro Cultural, um casarão antigo, super bem conservado e com boa exposição. Também fomos ao Forte de Paraty, de onde se tem uma boa vista da cidade e da praia do Jabaquara. Veja aqui o que fizemos em Paraty.

Brasil - Rio de Janeiro - Paraty

Rodovia Rio-Santos – de Paraty até o Rio de Janeiro

E após essa parada nessa linda cidade, seguimos enfim rumo ao nosso destino, Rio de Janeiro. Posso dizer que o trecho da Rodovia Rio-Santos com as mais belas paisagens fica entre Paraty-Rio. Ao passar por Angra dos Reis, a estrada oferece uma quantidade enorme de mirantes com um visual mais lindo que o outro. Descobrimos muitas praias com entradas a partir de trilhas da própria estrada, visuais de ilhas e mais ilhas. Afinal, Angra tem 365 ilhas, uma para cada dia do ano. Nós já passamos pela mais famosa delas, a Ilha Grande, que está escrita num outro post. E essa foi nossa breve passagem pela Rio-Santos.

Brasil - Rio de Janeiro - Paraty - Praia de Tarituba
Paraty – Praia de Tarituba
Brasil - Rio de Janeiro - Angra dos Reis - Praia Secreta
Angra dos Reis – Praia Secreta
Brasil - Rio de Janeiro - Paraty - Praia de Tarituba (Rio-Santos)
Rodovia Rio-Santos

Quando ir

Você pode fazer essa viagem em qualquer período do ano. Nós fizemos em Janeiro e, nessa época, as cidades estão bem cheias por se tratar de um período de férias escolares, os preços estão mais altos e os bons lugares bem concorridos.

A Estrada

Podemos dizer com toda certeza que é uma das rodovias mais belas do Brasil, mas merece muita atenção. A estrada é bem sinuosa o que pode oferecer alguns riscos. O asfalto está bom, mas a sinalização por muitas vezes está escondida atrás dos matos. Sua capacidade mudou pouco desde a sua inauguração, na década de 70, na sua maior parte ela é em pista simples de ida e volta. Enquanto isso as cidades que são cortadas por ela cresceram muito. Por isso, engarrafamentos são frequentes, principalmente em época de férias e feriados.

Outro ponto de muita atenção é durante a época de chuvas, que ocorrem principalmente no verão. Como ela fica no meio de montanhas, acabam ocorrendo muitos deslizamentos de terra, e por isso é bom sempre estar informado da situação da rodovia em dias chuvosos. E por último, a rodovia é muito utilizada por ciclistas, vimos vários deles, por isso cuidado para não ocorrer acidentes, pois a rodovia é para todos !