Salvador

Como chegamos

Voo de Maceió para Salvador

Onde ficamos

Grande Hotel da Barra – Rua do Forte de São Diogo, 2 – Porto da Barra – Salvador – BA
Faça sua reserva ou envie um email ou visite o site

Período: 6 dias / 4 noites (agosto/setembro de 2001)

Nossa avaliação: Hotel muito bom. Bom quarto, com boa cama, TV e frigobar. Bom café da manhã. Ótima localização (próximo à praia Porto da Barra e do Farol da Barra).

O que fizemos

1º dia: Chegada em Salvador

Como fazemos em todas as viagens, deixamos as malas no hotel e fomos conhecer os arredores, com direito à caminhada pelo Porto da Barra.

2º dia: Costa do Sauípe e Praias do Forte, Guarajuba e Arembepe

Alugamos um carro, pegamos a Linha Verde, estrada que liga Salvador e Aracaju, e fomos conhecer a Costa do Sauípe. Este empreendimento fica localizado a 76 km de Salvador. Chegamos no portão principal e logo percebemos que não poderíamos chegar na praia pois ela é inacessível a não ser que você visite o local, e a visita é paga. Ainda tentamos ir à praia mais próxima, em Porto Sauípe, mas o carro atolou na areia e decidimos continuar o passeio para outro lugar. Saímos dali programando voltar logo após a estadia em Morro de São Paulo. Fomos então para a Praia do Forte onde ficamos e caminhamos na praia e visitamos o Projeto TAMAR, importante projeto, patrocinado pela Petrobras, de preservação das tartarugas marinhas.

Brasil - Bahia - Praia do Forte - Projeto TAMAR
Praia do Forte – Projeto TAMAR
Brasil - Bahia - Praia do Forte
Praia do Forte

No caminho de volta para Salvador, paramos na praia de Guarajuba, uma bela praia situada a 42 km de Salvador. Continuando nosso passeio, paramos na praia de Arembepe, conhecida por suas águas cristalinas e belos coqueirais, e também por ser uma aldeia hippie nos anos 60. Nesta praia também existe um Projeto TAMAR, que visitamos, e depois fomos conhecer a Área de Proteção Ambiental do Rio Capivari, uma bela e extensa área de preservação da vegetação da região.

Brasil - Bahia - Praia de Guarajuba
Praia de Guarajuba
Brasil - Bahia - Praia de Arembepe - Projeto TAMAR
Praia de Arembepe – Projeto TAMAR
Brasil - Bahia - Praia de Arembepe - APA do Rio Capivari
Praia de Arembepe – APA do Rio Capivari

3º dia: Passeio por Salvador

Saímos da hotel bem cedo e fomos caminhar pela cidade. Passamos primeiro no Farol da Barra e no Forte de Santo Antonio da Barra, também construído para defender a antiga capital da Colônia, onde visitamos seu museu. Saindo dali, fomos até o Elevador Lacerda, que é o primeiro elevador urbano do mundo e um dos principais pontos turísticos da cidade. Em 8 de dezembro de 1873, quando foi inaugurado, era o mais alto do mundo, cerca de 63 metros de altura. Tem a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Thomé de Souza, na Cidade Alta. Do alto de suas torres, tivemos uma bela vista panorâmica da Baía de Todos-os-Santos. Seguindo o roteiro do nosso passeio, ainda passamos pelo Mercado Modelo e pela Capitania dos Portos.

Saída de Salvador para Morro de São Paulo.

4º dia: Passeio por Salvador

Após retornarmos de Morro de São Paulo, saímos para passear pela cidade e visitamos dois Fortes: o Forte São Diogo, que fica do lado direito da praia do Porto da Barra e próximo ao hotel, e o Forte de Santa Maria, que apoiava o Forte São Diogo no intuito de impedir o desembarque de qualquer inimigo no acesso ao sul da cidade de Salvador, então capital do Brasil. Encerramos o dia com o pôr do sol no Farol da Barra.

5º dia: City Tour por Salvador

O City Tour pela primeira capital do Brasil incluiu as seguintes atrações: Praça Municipal, Elevador Lacerda, Forte São Marcelo; Centro Histórico: vista da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim e Forte Monte Serrat, Monumento da Cruz Tombada, Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, Praça da Sé, Praça Terreiro de Jesus, Catedral Basílica, Faculdade de Medicina, Igreja de São Domingos, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja de São Francisco de Assis e Largo do Pelourinho.

Brasil - Bahia - Salvador - Praca Municipal
Brasil - Bahia - Salvador - Igreja de Sao Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis

6º dia: Fim da estadia

Saída de Salvador para o Rio de Janeiro.

Dicas / Informações

• Não deixe de conhecer a Bahia Histórica.
  • City Tour estava incluído no pacote. O aluguel do carro custou R$ 67,50 por dia.

Locais Informações (valores de setembro/2001)
Projeto TAMAR (Praia do Forte) Ingresso: R$ 3,00
Visita à Costa do Sauipe Preço: R$ 50,00 (com direito a usar a infraestrutura, menos os quartos)