Castelo de Praga, Malá Strana e Ponte Carlos – Praga

Republica Tcheca - Praga - Castelo de Praga

O Castelo de Praga é um complexo de vários palácios ocupando uma área superior a 72,5 mil m² e por isso é considerado o maior castelo do mundo.

3º dia: Castelo de Praga, Malá Strana, Ponte Carlos e Rio Moldava

Começamos este dia pela principal atração da cidade: o Castelo de Praga (Pražský hrad). Saímos do hotel e, na mesma calçada a aproximadamente 30 metros, pegamos o tram 15 (CZK 24), sentido Radlická, até a estação Malostranská. Depois de descermos do tram, caminhamos por aproximadamente 10 minutos, onde subimos a antiga escadaria do castelo, do lado oposto à entrada principal. Antes de entrarmos no castelo, aproveitamos a bela vista da cidade.

Castelo de Praga

O Castelo de Praga foi fundado no século IX e, antigamente, foi habitado pelos reis da Boêmia, mas atualmente serve como residência presidencial. Em seu interior, vale destacar a Catedral de São Vito, o Antigo Palácio Real, a Torre Dalibor, a Basílica de São Jorge e a Rua Dourada. Após adentramos os portões do castelo, passamos pelo Palácio Lobkowicz e depois fomos direto para a bilheteria onde compramos os ingressos para visitar as principais atrações.

Catedral de São Vito

A primeira atração que visitamos foi a Catedral de São Vito (Katedrála svatého Víta). É o maior e mais importante templo de Praga. Sua construção começou em 1344, por ordem de João de Luxemburgo, e foi terminada entre os séculos XIX e XX.

Na primeira parte da visita, ficamos pela parte central da catedral admirando sua deslumbrante arquitetura gótica, seu imponente órgão de tubos e seus imensos vitrais, um mais lindo que o outro. Este lugar serviu de local de sepultamento de vários santos padroeiros, soberanos, nobres e arcebispos, e aqui ocorreram coroações de reis e rainhas tchecos.

Catedral de São Vito

Na segunda parte da visita, caminhamos pelas laterais passando também atrás do altar. Vale destacar as capelas laterais, ricamente decoradas e com lindos altares, e o túmulo de São João Nepomuceno, todo em prata e com decoração rica em detalhes, uma homenagem a um dos santos mais venerados na República Tcheca.

Túmulo de São João Nepomuceno

Mas o destaque entre as capelas é a Capela de São Venceslau, com uma decoração magnífica e sua parede decorada com afrescos e pedras preciosas. Nela se encontra o túmulo do mais importante santo padroeiro tcheco.

Republica Tcheca - Praga - Catedral de Sao Vito - Capela de Sao Venceslau
Capela de São Venceslau

Castelo de Praga – Pátio Interno

Ao sairmos da catedral fomos para o pátio interno onde se encontram a Galeria de Arte, a Fonte de Kohl e a Capela da Cruz Sagrada. Não visitamos nenhuma delas pois, ao vermos um burburinho, percebemos que estava acontecendo a cerimônia da Troca da Guarda. Como estávamos do lado de dentro do castelo, não pudemos assistir à cerimônia como queríamos pois estava cheio de gente e nossa posição não era muito favorável.

Republica Tcheca - Praga - Castelo de Praga - Patio Interno
Republica Tcheca - Praga - Castelo de Praga - Troca da Guarda
Castelo de Praga – Troca da Guarda

Voltamos para o pátio interno mais próximo da catedral e ficamos admirando a imensidão desta construção gótica. Neste pátio vale destacar o obelisco e o Portal Dourado, antiga entrada da catedral, com detalhes dourados no teto e, no alto por fora, um lindo mosaico dourado retratando o “Juízo Final”.

Castelo de Praga – Antigo Palácio Real

A próxima atração que visitamos foi o Antigo Palácio Real (Starý královský palác). Feito em madeira, foi construído entre os séculos IX e X servindo a propósitos reais. Destacam-se o Salão Vladislav, onde ocorriam festas, banquetes, coroações, torneios de cavaleiros e cerimônias de Estado, e o Salão do Trono, um aposento do trono real, usado pelos reis da Boêmia, onde ocorriam sessões do Parlamento na era medieval.

Republica Tcheca - Praga - Castelo de Praga - Antigo Palacio Real - Salao do Trono
Antigo Palácio Real – Salão do Trono
Republica Tcheca - Praga - Castelo de Praga - Antigo Palacio Real - Salao Vladislav
Antigo Palácio Real – Salão Vladislav

No mesmo edifício, a exposição permanente “A História do Castelo de Praga” oferece uma visão milenar da história do último lugar de descanso dos governantes mais importantes da Boêmia, e que abriga as jóias da coroa tcheca e do tesouro de São Vito.

Republica Tcheca - Praga - Castelo de Praga - Antigo Palacio Real
Antigo Palácio Real

Basílica de São Jorge, Rua Dourada e Torre Dalibor

Em seguida, depois de uma pequena fila, entramos na Basílica de São Jorge (Bazilika sv. Jiří). Fundada em 920, é considerada a segunda igreja mais velha da cidade. Seu interior é no estilo românico, austero e monumental, mas sua fachada é no estilo barroco. Os túmulos de membros da dinastia Premyslid encontram-se na nave principal. Um deles pertence ao príncipe Vratislav, pai de São Venceslau.

Republica Tcheca - Praga - Castelo de Praga - Basilica de Sao Jorge
Basílica de São Jorge
Republica Tcheca - Praga - Basilica de Sao Jorge

Continuamos nosso roteiro, e em seguida adentramos a Rua Dourada (Zlatá ulička/Golden Lane). Também conhecida como Rua do Ouro, é uma pequena rua cheia de casinhas coloridas que, em outros tempos, abrigava ourives e que na atualidade conta com interessantes lojas de artesãos. Entre os anos de 1916 e 1917, a casa nº 22 foi habitada pelo famoso escritor tcheco Franz Kafka.

Republica Tcheca - Praga - Castelo de Praga - Rua Dourada
Rua Dourada

Seguindo o fluxo, ao final da rua no extremo leste, chegamos na Torre Dalibor (Daliborka). Esta famosa torre cilíndrica de 1496, foi usada como prisão até 1781. O buraco circular que leva à cisterna da fome, onde os condenados eram abaixados por polias, foi preservado, além de uma masmorra com um poderoso cofre.

Republica Tcheca - Praga - Castelo de Praga - Torre Dalibor
Torre Dalibor

Castelo de Praga – Torre Sul da Catedral de São Vito

Ao final do circuito, percebemos que nosso ingresso não dava direito à subir na torre da catedral, e por isso retornamos à bilheteria. Depois de subir as estreitas escadas em forma de caracol, desfrutamos de uma vista magnífica da cidade, onde destacam-se a Ponte Carlos e os bairros de Staré Město e Malá Strana.

Republica Tcheca - Praga - Castelo de Praga - Vista Torre Catedral de Sao Vito
Vista Torre Catedral de São Vito

Descemos da torre e fomos na direção da entrada principal, lado oposto ao que entramos. No pátio desta entrada, destacam-se o portão principal, conhecido como a Porta dos Gigantes, com duas esculturas adornando o portão em ambos os lados, simbolizando a Luta de Titãs, e o Portão de Matthias, imperador romano que ergueu este portão em 1614.

Republica Tcheca - Praga - Castelo de Praga - Palacio Real
Castelo de Praga – Palácio Real

Praça Hradcany

Depois de passarmos pela entrada principal, chegamos na Praça Hradcany (Hradčanské náměstí). Ao redor desta praça existem várias casas e palácios históricos. Dentre as principais construções históricas, vale citar o Palácio do Arcebispo, o Palácio Schwarzenberg, o Palácio de Sternberg, o Palácio Toskansky, dentre outros.

Republica Tcheca - Praga - Praca Hradcany

Malá Strana

Ao deixarmos o castelo, fomos em direção ao bairro mais charmoso de Praga: Malá Strana. A descida foi muito agradável. Este bairro tem como maior atração suas ruas estreitas e seu casario em magnífico estado de conservação. Depois de algumas paradas para apreciação desta arquitetura singular, chegamos na Praça da Cidade Pequena (Malostranské náměstí). Nesta praça encontra-se a Coluna da Peste, construída em 1715, com a estátua da Santíssima Trindade no alto.

Republica Tcheca - Praga - Mala Strana - Igreja de Sao Nicolau
Malá Strana – Igreja de São Nicolau

Esta praça apresenta muitas construções históricas, sendo o principal destaque a Igreja de São Nicolau de Malá Strana. Esta igreja, erguida entre 1704 e 1755, é considerada um dos templos barrocos mais belos de toda a Europa.

A imponência e exuberância das pinturas do teto, que mostram cenas das vidas de São Nicolau e São Bento, suas esculturas e seu altar são os destaques desta igreja. Uma das mais lindas que já visitamos !!!

Republica Tcheca - Praga - Mala Strana - Igreja de Sao Nicolau
Malá Strana – Igreja de São Nicolau

Já tinha passado muito da hora do almoço quando decidimos parar para comer. Paramos no U Glaubicú, restaurante de cozinha tcheca bem próximo da igreja que tínhamos acabado de visitar. Pedimos uma deliciosa costela de porco com batatas rústicas e molhos diversos, acompanhados de uma cervejinha (pivo) que ninguém é de ferro.

Republica Tcheca - Praga - Mala Strana - Restaurante U Glaubicu
Malá Strana – Restaurante U Glaubicú

Ponte Carlos

Depois de alimentados e descansados fomos em direção à Ponte Carlos (Karlův most). Esta é a ponte mais antiga de Praga e a segunda mais antiga do país. Ela atravessa o rio Moldava (Vltava) interligando a Cidade Velha (Staré Město) e a Cidade Pequena (Malá Strana). Atualmente, esta magnífica construção gótica reúne artistas dos mais diversos tipos: pintores, cantores, instrumentistas, dançarinos e também vendedores.

Por toda extensão da ponte existem 30 réplicas de estátuas góticas e santos católicos. A primeira estátua colocada foi a de São João Nepomuceno, em 1683, exatamente no lugar de onde foi jogado no rio em 1393, por ordem de Venceslau IV, e que no século XVIII foi santificado. Dizem que quem faz um pedido colocando a mão na base da estátua terá o desejo realizado.

Orla do Rio Moldava

Passamos pela ponte e viramos à direita para uma caminhada na orla do Rio Moldava (Vltava). Caminhar por Praga observando seus edifícios e monumentos arquitetônicos é um passeio que recomendamos. O trajeto entre a Ponte Carlos e a Casa Dançante (Tančící dům) é fantástico !!!

Na volta paramos num quiosque de rua para experimentar uma delícia de Praga: o Trdelnik com sorvete. O Trdelník, ou Trdlo, é um tipo de bolo de espeto feito com massa rolada, envolvida em torno de um espeto, e então grelhado e recoberto com açúcar e uma mistura de nozes.