Da Villa Serrano até Laguna Amarga – Torres del Paine

Chile - Parque Nacional Torres del Paine - Villa Serrano

Na despedida de Torres del Paine, tivemos um contratempo e decidimos sair pela Portaria Laguna Amarga, não sem antes parar para apreciar a bela vista panorâmica da Villa Serrano.


4º dia: Torres del Paine – Laguna Amarga e Cueva del Milodón

Depois de apreciarmos a vista, voltamos para o carro e seguimos o nosso caminho. Para nossa surpresa a estrada continuava fechada e tínhamos um problema para resolver. Como chegar em Puerto Natales se tínhamos apenas 1/4 do tanque de gasolina ??? No parque não tem posto para vender e tínhamos que percorrer quase todo o parque e mais 150 km para chegar lá. Lembramos que um funcionário do hotel nos disse que havia um “mercado negro” próximo dali em que poderíamos conseguir um pouco de gasolina e foi o que fizemos.

Chegando no local, perguntamos se poderiam conseguir combustível para seguirmos viagem. Uma pessoa  nos orientou a aguardar no carro que alguém nos procuraria. Logo depois apareceu um homem com dois galões de 5 litros. Já que tínhamos que atravessar o PN Torres del Paine para sair por outra portaria (a mais próximo era a Portaria Sarmiento), resolvemos comprar os 10 litros, que nos foi vendido pelo dobro do preço, e aproveitar mais aquele dia no parque. Enquanto o homem enchia nosso tanque, conhecemos um brasileiro que assistia o desenrolar do nosso caso. Ele trabalhava numa universidade e seu trabalho era, junto com sua equipe, escalar as montanhas para fazer um estudo sobre a atuação do gelo no solo da região. Sensacional !!!

Carro abastecido, vamos aproveitar o dia de graça que ganhamos pelo fato da estrada estar fechada. Como não tínhamos ido até a Laguna Amarga, fomos até lá de onde se tem uma das vistas mais espetaculares do Maciço Paine. Atravessamos o parque nos despedindo dos Lagos Pehoé e Nordernskjöld, do Salto Grande e de outras atrações do PN Torres del Paine.

Chile - Parque Nacional Torres del Paine - Mirador del Nordernskjold
Mirador del Nordernskjöld

Laguna Amarga

Após muitos guanacos pelo caminho, chegamos na Portaria Laguna Amarga. Saindo por lá logo chegamos na Laguna Amarga. Ali pudemos admirar um imenso espelho d’água onde reflete o Maciço Paine com suas torres imponentes. Pena que o dia estava nublado e as torres cobertas por nuvens densas. A laguna tem várias aves, como flamingos, patos, cisnes, entre outros. Vale ressaltar a sorte que tivemos: ao chegarmos, presenciamos o espelho d’água; mas 10 minutos depois começou a ventar e o espelho se desfez por conta das marolas formadas pelo vento.

Chile - Parque Nacional Torres del Paine - Laguna Amarga
Laguna Amarga

Seguimos na estrada de rípio em direção à Puerto Natales, quando de repente pedi para a Bete parar o carro.  Ao lado da estrada, do lado de fora do PN Torres del Paine, um cachorro-do-mato devorava um enorme guanaco. Paramos o carro no meio da estrada, de portas abertas, e ficamos observando, fotografando e filmando. Estava me sentindo no Animal Planet !!! Ficamos ali, chegando cada vez mais perto, enquanto o cachorro-do-mato, desconfiado, continuou fazendo seu banquete. Observamos que um carcará aguardava sua vez, num monte logo ao lado. Ao longe, um outro cachorro-do-mato corria de um lado para outro mas não chegou para dividir o banquete. Depois de presenciar esta cena tão esperada e inesquecível, seguimos pela estrada observando guanacos, carcarás, ovelhas, cavalos, entre outros animais.

Chile - Parque Nacional Torres del Paine
Parque Nacional Torres del Paine

Cueva del Milodón

Antes de chegarmos em Puerto Natales, ainda paramos em dois lugares. Primeiro na Cafeteria Ovejero, localizada próxima da divisa com a Argentina numa bifurcação que segue para El Calafate, a “Terra das Geleiras”. Lá compramos algumas coisas para o restante da viagem. Mais adiante paramos na Cueva del Milodón, localizada a 24 km de Puerto Natales. O Milodón, mamífero herbívoro com o dobro do tamanho do homem, habitou este lugar há 5000 anos junto de outros animais pré-históricos. Lá fizemos uma pequena trilha até a caverna do Milodón, caminhamos em seu interior e voltamos.

Chile - Estrada Torres del Paine-Puerto Natales - Cueva del Milodon
Estrada Torres del Paine-Puerto Natales – Cueva del Milodón

Passamos em Puerto Natales para abastecer o carro, num posto Petrobras, e fomos ao hotel onde tínhamos ficado. A ideia era tentar dormir lá, já que a viagem tinha sido cansativa; mas infelizmente não conseguimos cancelar a reserva do nosso hotel de Punta Arenas. Então aproveitamos mais um pouco, fizemos um lanche e voltamos para a estrada para irmos até Punta Arenas.

Chile - Estrada Torres del Paine-Puerto Natales - Fronteira com Argentina
Estrada Torres del Paine-Puerto Natales – Fronteira com Argentina

Veja também:


Links úteis

Deixe uma resposta