José Ignacio, Museo del Mar e Casapueblo – Punta del Este

Uruguai - Punta Ballena - Casapueblo

José Ignacio, balneário localizado a 30 km de Punta del Este, é um oásis de tranquilidade e um lugar paradisíaco. Casapueblo é a antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró, atualmente uma cidadela-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel.


3º dia: José Ignacio, La Barra, Museo del Mar, Punta Ballena e Casapueblo

Mais um dia lindo em Punta del Este. Decidimos neste dia conhecer os arredores de Punta. Para isso alugamos um carro pois era a forma mais rápida de irmos aos lugares que pretendíamos. Saímos do hotel e fomos até uma agência próxima à rodoviária. Por volta das 10 horas da manhã começamos nosso passeio. Primeiro em direção ao norte, onde pegamos a Rambla Lorenzo Batlle Pacheco, avenida ao longo da Playa Brava, até pararmos num mirante para admirar esta praia.

Uruguai - Punta del Este - Playa Brava
Playa Brava

Voltamos para a estrada e logo em seguida chegamos à famosa Ponte de La Barra Leonel Viera, também conhecida como “Ponte Ondulada”, que cruza o Arroyo Maldonado e liga Punta del Este à La Barra. Depois de algumas fotos, continuamos nossa viagem pela Ruta 10 até nosso primeiro destino. No caminho passamos por diversas praias bonitas, e por isso muito concorridas, dentre elas destacam-se as Playas Montoya e Bikini.

Uruguai - La Barra - Puente Ondulada Leonel Viera
La Barra – Puente Ondulada Leonel Viera

José Ignacio

Depois de aproximadamente 40 minutos chegamos ao nosso primeiro destino: José Ignacio. Este belíssimo balneário, localizado a 30 km de Punta del Este e a 18 km de La Barra, é um oásis de tranquilidade e um lugar paradisíaco. Subimos no mirante do Farol de José Ignacio, a 33 metros de altura, que nos proporcionou uma vista privilegiada do lugar, com destaque para suas 2 baías naturais que formam 2 praias bem diferentes: a Playa Brava, à oeste da península, e a Mansa, à leste. Um belíssimo lugar !!!

Uruguai - Jose Ignacio - Playas Brava e Mansa
José Ignacio – Playas Brava e Mansa
Uruguai - Jose Ignacio - Farol
José Ignacio – Farol

Depois disso retornamos para La Barra onde Juliana queria visitar o Museo del Mar. Este museu de história natural conta com mais de 5000 exemplares marinhos e um grande número de objetos, cartazes, fotos e histórias. Vale destacar suas ossadas de baleia e uma grande quantidade de conchas de diversas cores, formas e tamanhos.

Uruguai - La Barra - Museo del Mar
La Barra – Museo del Mar

Punta Ballena – Casapueblo

Saindo do museu fomos direto para a principal atração do dia. Saímos de La Barra, passamos rapidamente por Punta del Este e pegamos a Ruta 10 para o lado oposto em direção à Punta Ballena. Esta é uma pequena península localizada a 15 km de Punta e onde fica uma das principais atrações de quem visita a região: a Casapueblo. Esta é a antiga casa de verão de Carlos Páez Vilaró, artista plástico e arquiteto uruguaio. Atualmente é uma cidadela-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte, um restaurante e um hotel, todos dentro da mesma estrutura.

Uruguai - Punta Ballena - Casapueblo
Punta Ballena – Casapueblo
Uruguai - Punta Ballena - Casapueblo
Punta Ballena – Casapueblo

Como já tinha passado muito da hora do almoço, entramos direto mas ao chegarmos no restaurante Las Terrazas eles só estavam servindo lanches e foi o que almoçamos. Depois disso, ficamos passeando pelo lugar, tirando fotos, visitamos o museu, até o ápice que seria o pôr do sol. Quando foi chegando perto da hora, uma pequena banda começou a tocar Bossa Nova. Nisso começou a chegar muita gente e então resolvemos escolher um lugar para assistir esta dádiva da natureza. E valeu a pena !!! O sol ia descendo enquanto escutávamos um poema recitado por Carlos Vilaró. Sincronia perfeita !!! Espetáculo da natureza !!!

Uruguai - Punta Ballena - Casapueblo
Punta Ballena – Casapueblo

À noite, aproveitamos que estávamos de carro e saímos para jantar no restaurante Peperone, que fica no Puerto de Punta del Este. Um dia muito especial precisava encerrar com excelente comida e ótimo atendimento.

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Aluguel do carro
    Diária: US$ 110 dólares
  • Farol de José Ignacio
    Ingresso: 20 pesos uruguaios
  • Museo del Mar
    Ingresso: 190 / 170 pesos uruguaios
  • Casapueblo
    Ingresso: 240 pesos uruguaios
  • Todos os valores acima são de janeiro/2017.

Informações

  • Ficamos arrependidos de não aproveitar a praia em José Ignacio. É um belo lugar para se desfrutar.
  • O Museu del Mar foi criado por Pablo Etchegaray, um colecionador autodidata que há muitos anos começou a recolher produtos marinhos de todo o mundo.
  • A Casapueblo foi construída com um estilo semelhante ao das casas da costa mediterrânea de Santorini. Vale muito a pena passar um fim de tarde neste lugar.
  • Todos os restaurantes foram excelentes, mas destacamos o El Secreto, o Peperone e o Napoleón.
  • Apesar de sabermos a priori, vale ressaltar que achamos tudo muito caro nesta região. Talvez seja porque eles vivam para época de temporada. Um rapaz do hotel disse que após abril a cidade fica muito deserta.

Links úteis

Deixe uma resposta