Passeio por Mérida e Uxmal – Yucatán – México

Mexico - Uxmal - El Conjunto del Dios Pajaro e Templo del Adivino

Mérida é a capital de Yucatán e tem o apelido de “La Ciudad Blanca”. O Sítio Arquelógico de Uxmal, localizado na península de Yucatán, no México, é um dos mais conhecidos sítios arqueológicos maias e é considerada uma cidade típica de seu povo.


1º dia: Chegada à Mérida e passeio pela cidade

No dia da nossa chegada em Mérida, após despacharmos as malas no hotel, saímos para fazer uma caminhada. Passeando por suas ruas de belas construções coloniais. Dentre as principais construções estão o Zócalo, a Catedral de Mérida, a Igreja de Santa Lucia, El Gran Hotel, o Teatro José Peón Contreras, a Universidad Autónoma de Yucatán e a Igreja da Terceira Ordem. Ao entardecer, assistimos à uma tradicional celebração yucateca de dança e música folclórica perto da praça principal. Aproveitamos o fim deste dia para fazer algumas compras no mercado de artesanatos. Este mercado está localizado perto do centro histórico e tem uma boa variedade de produtos.

Mexico - Merida - El Gran Hotel
El Gran Hotel
Mexico - Merida - Zocalo
Zócalo

2º dia: Passeio por Mérida e Sítio Arqueológico de Uxmal

Como tínhamos um passeio programado somente à tarde, decidimos fazer o nosso “city tour”. Começamos pelo Centro Histórico de Mérida (Zócalo), onde encontram-se a Praça Grande (Principal) e a Catedral de Mérida, também conhecida como Catedral de Yucatán e que é dedicada à Santo Ildefonso. Esta catedral é a mais antiga do continente e uma das principais atrações da cidade. Continuamos nossa caminhada passando pela Igreja de Santa Ana (1730), pelo Palácio Cantón, que atualmente abriga o Museu Regional de Antropologia do Yucatán e pelo Paseo de Montejo, principal avenida da cidade, cheia de casarões e lojas e assim chamada em homenagem à Francisco de Montejo, fundador da cidade e conquistador de Yucatán.

Mexico - Merida - Zocalo
Zócalo

 

Mexico - Merida - Zocalo
Zócalo
Mexico - Merida - Zocalo
Zócalo
Mexico - Merida - Paseo Montejo - Museo de Antropologia
Paseo Montejo – Museo de Antropologia

Sítio Arqueológico de Uxmal

Após o almoço, fomos conhecer o sítio arqueológico maia Uxmal que está localizado na Península de Yucatán a 62Km da cidade de Mérida. Entre as principais edificações temos o Templo del Adivino (uma pirâmide de 35 metros de pedras calcáreas), El Conjunto del Dios Pájaro, El Cuadrángulo de las Monjas (com forma de anfiteatro), a Casa del Gobernador (de onde se tem uma bela vista do sítio e arredores) e o Juego de Pelota. No final do dia nos levaram para um “teatro” montado no Cuadrángulo de las Monjas onde assistimos, por uns 40 minutos, ao show de luz e som contando a história do local e de seu povo.

Mexico - Uxmal - Templo del Adivino
Uxmal – Templo del Adivino
Mexico - Uxmal (Vista de La Gran Piramide)
Uxmal (Vista de La Gran Pirámide)
Mexico - Uxmal - El Juego de Pelota
Uxmal – El Juego de Pelota

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Este passeio estava incluído no pacote.

Informações

  • Mérida é a capital de Yucatán e tem o apelido de “La Ciudad Blanca”.

Links úteis

Deixe uma resposta