Salar de Tara – Deserto do Atacama

Chile - Atacama - Reserva Nacional Los Flamencos - Salar de Tara

Neste passeio adentramos novamente a Reserva Nacional dos Flamingos e fomos conhecer uma das atrações do Atacama, o Salar de Tara, com suas catedrais de pedra e paisagens inóspitas.


6º dia: Salar de Tara

Neste dia acordamos bem cedo e saímos de San Pedro de Atacama às 8:00 hs da manhã em direção ao Salar de Tara. Depois de pegarem todos em seus hotéis e pousadas, andamos por alguns quilômetros até que paramos para tomar um café da manhã no caminho. Estávamos a mais de 3000 metros de altitude e fazia aproximadamente 1 grau, mas o café da manhã e o visual da Reserva Nacional dos Flamingos foi recompensador.

Chile - Atacama - Reserva Nacional Los Flamencos
Reserva Nacional Los Flamencos

Após o café da manhã, continuamos nosso passeio pelo deserto num 4×4, subindo e descendo pequenas dunas de areia e terra até chegarmos no Salar de Pujsa. Este salar está localizado a 83 km de San Pedro e a 4585 metros de altitude. É considerada a seção mais isolada da reserva. Ficamos ali por uns 40 minutos para apreciar a beleza do lugar e também avistar os flamingos no meio do salar.

Chile - Atacama - Reserva Nacional Los Flamencos - Salar de Pujsa
Reserva Nacional Los Flamencos – Salar de Pujsa

Depois paramos num lugar com uma formação rochosa num formato um tanto estranho com um salar ao fundo. Ficamos caminhando, aproveitamos para nos “aliviar” e retornamos ao carro para irmos rumo ao nosso destino principal.

Chile - Atacama - Reserva Nacional Los Flamencos - Salar de Tara
Reserva Nacional Los Flamencos – Salar de Tara

Salar de Tara

Chegamos no Salar de Tara. Este salar está localizado a 120 km de San Pedro de Atacama e a 4860 metros de altitude. O guia sugeriu que ficássemos perto das Catedrais de Tara e que fôssemos caminhando até o ponto onde almoçamos. É uma linda paisagem, formada por enormes formações rochosas. Ficamos escutando o “canto” dos ventos baterndo contra elas. Almoçamos em frente ao Salar de Tara, no meio das catedrais de pedra, e depois descemos para fotos. Em seguida, voltamos para San Pedro de Atacama.

Chile - Atacama - Reserva Nacional Los Flamencos - Salar de Tara - Catedrais de Pedra
Chile – Atacama – Salar de Tara – Catedrais de Pedra

Chile - Atacama - Reserva Nacional Los Flamencos - Salar de Tara - Catedrais de Pedra
Salar de Tara – Catedrais de Pedra
Chile - Atacama - Reserva Nacional Los Flamencos - Salar de Tara
Salar de Tara

Na nossa última noite em San Pedro de Atacama, fomos jantar no restaurante de sempre, o La Plaza. Depois ficamos assistindo um filme que estava sendo exibido na parede da igreja, ao lado da praça. Todos sentados ao redor, no chão ou nos bancos e cadeiras, num clima bem legal.

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Agência: Space – Preço: 46.000 pesos chilenos por pessoa (valor de março/2011)

Links úteis

Deixe uma resposta