Pádua

Como chegamos

Almoçamos próximo à estação de trem de Veneza e em seguida pegamos um trem até Pádua, aproximadamente 40 minutos de viagem.


O que fizemos

1º dia: Pádua

Chegamos em Pádua e, ainda na estação de trem, compramos um guia da cidade e começamos a nossa caminhada. Descendo uma de suas ruas principais, passamos pela Capella degli Scrovegni, uma obra-prima da história da pintura na Itália e na Europa no século 14. Ao lado da capela situa-se o Museu Cívico de Pádua que abriga em seus jardins diversas obras de arte.

Italia - Padua - Capella degli Scrovegni
Capella degli Scrovegni

Após passearmos pelos jardins do museu, continuamos caminhando até passarmos por um monumento curioso: Tumba e Arco de Antenor que, segundo a lenda, contém os restos mortais do legendário fundador da cidade. No caminho que fizemos, pudemos presenciar a bela arquitetura da cidade. Mais alguns minutos e chegamos numa bela praça, a Prato della Valle, que é a maior praça da Itália. É um grande espaço de visual fantástico, com uma pequena ilha arborizada no centro, cercada por um pequeno canal delimitado por duas fileiras de estátuas. Ao redor da praça existem diversas construções históricas, entre elas a Basílica di Santa Giustina, que é um importante lugar de culto católico em Pádua. Uma curiosidade: quando chegamos para visitar Santa Giustina, achávamos que era a de Santo Antônio, mas mesmo assim entramos e não nos decepcionamos.

Italia - Padua - Prato della Valle - Basilica de Santa Justina
Prato della Valle – Basílica de Santa Justina

Depois da visita, fomos em direção à principal atração da cidade: a Basílica de Santo Antônio de Pádua. Esta basílica de estilo arquitetônico majestoso, possui em seu interior numerosos monumentos funerários e altares renascentistas e barrocos, decorados com esculturas e pinturas. Ficamos numa fila para visitar a principal capela da basílica, a Capela do Tesouro, toda decorada em ouro e prata, onde encontra-se uma belíssimo relicário, todo esculpido em ouro e prata, com a Língua de Santo Antônio, que encontra-se intacta desde a sua morte em 1231.

Italia - Padua - Basilica de Santo Antonio de Padua
Basílica de Santo Antonio de Pádua

Depois da visita, voltamos para estação de trem e retornamos para Veneza, onde chegamos ao entardecer.


Dicas / Informações

Pádua é a cidade mais antiga do norte da Itália, sede de uma antiga e prestigiosa universidade e apresenta diversos testemunhos de um rico passado histórico, cultural e artístico.

  • Esta viagem foi realizada em agosto de 2013 (1 dia inteiro sem pernoite).
  • Cappella degli Scrovegni
    • Esta capela também é conhecida como Capela Arena porque foi construída em uma área que era o local de um anfiteatro romano.
    • Ela contém um ciclo de afrescos de Giotto, executada em 1305, que é uma das mais importantes obras-primas da arte ocidental. O ciclo de afresco de Giotto enfoca a vida da Virgem e celebra seu papel na salvação humana.
    • Para informações, entre no site oficial Capella degli Scrovegni (em inglês).

Links úteis

Deixe uma resposta