Puerto Varas

Como chegamos

Voo de Santiago para Puerto Montt (1:40hs) e traslado de carro (20 km) até Puerto Varas.


Onde ficamos

Hotel Los Alerces – Av. Vicente Pérez Rosales, 1281 – Puerto Varas – Chile
Faça sua reserva ou envie um email

Período: 3 dias / 2 noites (março de 2006)

Nossa avaliação: Excelente hotel. Cabanas confortáveis com cama e calefação muito boas. Excelente restaurante com comidas típicas da região. Excelente localização (em frente ao Lago Llanquihue, com vista para os vulcões Osorno e Cabulco).


O que fizemos

1º dia: Chegada à Puerto Varas e passeio à Frutillar

Ao chegarmos no hotel, informamos ao responsável pelo nosso traslado que gostaríamos de fazer um passeio ao Vulcão Osorno. Ele nos chamou para fora do hotel e disse que, no dia seguinte, deveríamos acordar bem cedo e, apontando a direção, olhar para o vulcão; se ele estivesse encoberto não haveria passeio; e naquele momento chovia e não conseguíamos ver o vulcão. Combinamos que ligaríamos no dia seguinte para confirmar.

Saímos para passear pelo belo Lago Llanquihue, que tem uma extensão de 877 quilômetros quadrados e é o segundo maior recurso hidrográfico do país, após do Lago General Carrera. Sua vegetação sempre verde de lengas, alerces, coigües, arbustos e samambaia, são um de seus principais atrativos, além de suas maravilhosas águas adequadas para a prática de esportes náuticos.

Chile - Puerto Varas - Lago LLanquihue
Lago LLanquihue

Após caminharmos do hotel até perto do Cassino, resolvemos conhecer uma cidadezinha de colonização alemã perto dali chamada Frutillar. Pegamos um ônibus e em pouco tempo chegamos lá. Como era um domingo, a maioria dos estabelecimentos estavam fechados, incluindo o Museu Colonial Alemão, mas não nos impediu de caminharmos e conhecermos um pouco desta bela cidade.

Chile - Frutillar
Frutillar

2º dia: Vulcão Osorno e Puerto Montt

Conforme orientação dada no dia anterior, acordamos cedo para ver se o vulcão estava descoberto. Para nossa grata surpresa lá estava ele lindo e imponente entre poucas nuvens e acompanhado por outro vulcão, o Cabulco. Rapidamente ligamos para a agência para confirmar o passeio, e esta nos enviou guia e carro exclusivos. O guia era ótimo e durante o passeio parou diversas vezes para explicar detalhes da região.

O passeio começou por uma bela estrada que nos levou ao Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde se encontra o Vucão Osorno. No caminho passamos por um criadouro de salmão e visitamos uma fazenda típica, de onde tínhamos uma bela vista dos vulcões Cabulco e Puntiagudo, além de lhamas espalhadas pelo campo. Ficamos ali por alguns minutos desfrutando da bela paisagem da região.

Chile - Vulcao Cabulco
Vulcão Cabulco
Chile - Puerto Varas - Visita a Fazenda
Visita à Fazenda

Ao adentramos o parque, verificamos que o chão “esfumaçava” devido à atividade vulcânica ali presente. Chegando à estação de esqui do vulcão, a 1220 metros de altitude, compramos o ticket do teleférico que nos levou ao ponto mais alto de visitação. Ao passarmos do primeiro para o segundo teleférico, encontramos um grupo de brasileiros que estavam retornando da visita. Chegando à segunda estação do teleférico, desfrutamos de uma bela vista do Vale de Petrohue, do Lago LLanquihue e dos vulcões Yates, Cabulco e Tronador.

Chile - Vulcao Cabulco - Vista Osorno
Vulcão Cabulco – Vista Osorno

Caminhamos até o cruzeiro, que é o ponto limite para visitantes, tiramos diversas fotos e brincamos de “escorrega” na neve como duas crianças. Quando voltamos à estação de esqui estávamos completamente molhados e tivemos que nos secar na lareira. Após um delicioso chocolate quente, retornamos à Puerto Varas, chegando lá por volta das 14 horas.

Chile - Vulcao Osorno
Vulcão Osorno
Chile - Vulcao Osorno
Vulcão Osorno
Chile - Vulcao Osorno
Vulcão Osorno
Chile - Vulcao Osorno
Vulcão Osorno

Chegando em Puerto Varas, fomos diretos almoçar no nosso restaurante predileto, o La Olla, que fica em frente ao lago. Estava uma tarde linda e, além da deliciosa comida, desfrutamos do belo visual do lago LLanquihue com os dois vulcões ao fundo, Osorno e Cabulco.

Chile - Puerto Varas - Vulcao Osorno
Vulcão Osorno
Chile - Puerto Varas - Vulcoes Osorno e Cabulco
Vulcões Osorno e Cabulco

Após o almoço, pegamos um ônibus e fomos visitar a principal e maior cidade da região, Puerto Montt, onde se localizam o aeroporto e o porto mais próximos de Puerto Varas. Por sua localização estratégica, esta cidade é o ponto de partida para o deslocamento para a Patagônia Chilena. Chegando lá, andamos pela orla e visitamos um shopping, retornando para Puerto Varas no final da tarde.

Chile - Puerto Montt
Puerto Montt

3º dia: Fim da estadia

Saída de Puerto Varas para Peulla (Cruce de Lagos).


Dicas / Informações

  • Comemos no restaurante La Olla todos os dias. Tem uma cozinha espetacular e uma bela vista do lago Llanquihue e dos vulcões Osorno e Cabulco. No primeiro dia comemos congrio com salsa de centolla e salmão com salsa de limão; no segundo dia, salmão a la plancha e mariscado.

Links úteis

Locais Informações (valores de março/2006)
Vulcão Osorno Preço: US$ 100,00 (por pessoa em carro particular)

Deixe uma resposta