Saltos del Petrohué e Vulcão Osorno – Puerto Varas

Chile - Puerto Varas - Vulcao Osorno

Os Saltos del Petrohué são os deságues das águas do Lago Todos Los Santos no Rio Petrohué. O Vulcão Osorno, um dos símbolos da Região dos Lagos, é considerado um dos vulcões mais bonitos do mundo.

2º dia: Saltos del Petrohué e Vulcão Osorno

Na programação deste dia estavam duas atrações que visitamos na primeira vez que ficamos em Puerto Varas. Logo que saímos do hotel, pegamos a Ruta 225 beirando o Lago LLanquihue. Aproximadamente 40 minutos depois paramos num lugar chamado Mirador de Ensenada. Como já diz o nome, é um mirante de onde pudemos desfrutar de uma bela vista do Lago LLanquihue e do Vulcão Osorno.

Atravessando a estrada, encontramos uma cabana que funciona como um mercadinho mas que também vende souvenirs. Na frente do estabelecimento, algumas lhamas dentro de um cercado divertiam os turistas.

Saltos del Petrohué

Voltamos para a estrada e aproximadamente 10 minutos depois chegamos na nossa primeira atração: os Saltos del Petrohué, que ficam dentro do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales. Os saltos são os deságues das águas do Lago Todos Los Santos no Rio Petrohué, que caem entre rochas de origem vulcânica e formam imensas poças naturais.

Chile - Puerto Varas - Saltos del Petrohue

Entramos no parque e caminhamos por suas passarelas e trilhas, tudo harmoniosamente incorporado à uma frondosa vegetação e o lindo visual das águas cor esmeralda e dos vulcões Osorno e Calbuco.

Como alguns insetos estavam perturbando a Juliana, apenas eu caminhei por uma trilha que vai até perto do rio. O cenário é muito bonito, passando por pequenos lagos, avistando cachoeiras despencando dos paredões e presenciando a força do Rio Petrohué.

Vulcão Osorno

Depois de um pequeno lanche, pegamos a estrada e partimos para a segunda atração do dia. Depois de aproximadamente uma hora chegamos ao Vulcão Osorno. Ao chegar, alugamos algumas roupas apropriadas para a Juliana e, logo em seguida, pegamos o teleférico para subir o vulcão. Chegando lá, Juliana se divertiu muito criando bonecos e rolando pela neve.

Chile - Puerto Varas - Vulcao Osorno

Vista do Vulcão Osorno

Depois de brincarmos um pouco na neve, aproveitamos para fazer uma caminhada por uma trilha até o ponto limite permissível. De lá o visual da região, principalmente do Lago Llanquihue e do Vulcão Calbuco, é deslumbrante.

Chile - Puerto Varas - Vulcao Calbuco
Vulcão Calbuco

Na descida de teleférico pudemos apreciar com mais calma a bela paisagem. No caminho de descida, apesar da terra negra e fumegante do Vulcão Osorno, pudemos presenciar alguns animais silvestres, como o simpático cachorro do mato da foto.

No retorno para Puerto Varas, paramos em alguns pontos na estrada para tirar fotos. Num deles, tivemos a oportunidade de ver uma pequena “praia” do lago e mais alguns animais silvestres, além é claro da bela vista panorâmica do Lago Llanquihue.

Chegando em Puerto Varas, resolvemos matar a saudade do restaurante que mais gostamos na nossa primeira visita. O La Olla é um restaurante bem famoso de Puerto Varas, instalado em um casarão com arquitetura típica da colonização alemã. O cardápio traz várias opções, entre elas peixes e frutos do mar, que são as especialidades da casa. Pedi meu prato predileto: congrio rosa com molho de centolla, o caranguejo gigante encontrado nas águas do Pacífico. Maravilhoso !!!