Isla Grande de Chiloé – Castro, Dalcahue e Ancud – Chile

Chile - Isla Grande de Chiloe - Castro - Palafitas

A Isla Grande de Chiloé é a quinta maior em tamanho da América do Sul. Fica na Região de Los Lagos e é a maior do arquipélago de Chiloé. Tem como destaque suas igrejas construídas em madeira.

4º dia: Isla Grande de Chiloé

No nosso último dia inteiro de viagem, decidimos pegar o carro e ir conhecer a Isla Grande de Chiloé. Saímos cedo do hotel, abastecemos o carro e pegamos a Ruta 5 Sur (Panamericana). Aproximadamente uma hora e trinta minutos depois chegamos em Pargua, onde pegamos a embarcação para atravessar o Canal de Chacao.

Chile - Canal de Chacao - Travessia de Chacao para Chiloe
Canal de Chacao – Travessia de Pargua para Chacao (Chiloé)

Após aproximadamente 35 minutos de uma travessia tranquila, chegamos em Chacao. Saímos do porto e rapidamente pegamos a estrada para conhecermos um pouco desta ilha cheia de mitos, lendas e tradições.

Chile - Isla Grande de Chiloe
Isla Grande de Chiloé

Isla Grande de Chiloé – Castro

Depois de uma hora e meia de estrada, com direito à paralisação por causa de uma greve de funcionários de uma fábrica, chegamos em Castro. Esta é a cidade mais importante de ilha, capital da comuna de mesmo nome e da Província de Chiloé, na Região de Los Lagos. Estacionamos o carro perto da Plaza de Amas de Castro e fomos conhecer os arredores. É uma bela praça com alguns monumentos históricos e onde situa-se uma das igrejas mais famosas da ilha.

Depois de pegarmos algumas informações turísticas, entramos para conhecer a Iglesia de San Francisco, templo católico localizado na Plaza de Armas. Esta igreja faz parte do grupo de 16 igrejas de madeira de Chiloé qualificadas como Monumento Nacional do Chile e reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. É conhecida por sua fachada colorida, suas torres altas com vitrais e seu interior construído em madeira. Realmente belíssima !!!

Chile - Isla Grande de Chiloe - Castro - Plaza de Armas - Iglesia de San Francisco
Castro – Iglesia de San Francisco

No caminho entre a Plaza de Armas e as Palafitas Gamboa paramos para almoçar no Restaurante Chancho En Piedra. Com uma fachada simples, é um restaurante refinado em que o responsável fica sentado em frente ao forno preparando os pratos. Foi o melhor salmão com molho de alcaparras que já comi !!!

Depois do almoço, caminhamos por 5 minutos e logo avistamos as Palafitas Gamboa, situadas no bairro de mesmo nome. As casas de palafitas (palafitos) são casas tradicionais construídas sobre palafitas de madeira que no passado foram as construções típicas da ilha de Chiloé. Paramos em alguns mirantes de onde pudemos desfrutar da vista destas intrigantes construções. Atualmente, muitas se transformaram em pousadas e restaurantes.

Isla Grande de Chiloé – Dalcahue

Saímos de Castro e 25 minutos depois paramos em Dalcahue. Esta comuna chilena tem como principais atrativos o artesanato e o desenvolvimento industrial e náutico. Chegando lá, estacionamos o carro perto da Feira Artesanal de Dalcahue. Fiquei ali apreciando o ir e vir dos barcos enquanto Bete e Juliana foram fazer compras na feira de artesanato.

Depois pegamos o carro e fomos até a Plaza de Armas de Dalcahue. Paramos o carro próximo e fomos visitar a Iglesia de Nuestra Señora de los Dolores. Esta igreja, construída pelos missionários jesuítas no final do século XIX, também faz parte do grupo de 16 igrejas de madeira de Chiloé qualificadas como Monumento Nacional do Chile e reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Isla Grande de Chiloé – Ancud

Voltamos para a estrada e uma hora depois chegamos em Ancud. Como estava ficando tarde, fomos direto para a Plaza de Armas de Ancud. Chegando lá, paramos o carro próximo e fomos visitar a Catedral de Ancud, também conhecida como Catedral de San Carlos. Não tem o interior tão bonito como as outras mas vale destacar o presépio na sua entrada.

Chile - Isla Grande de Chiloe - Ancud - Plaza de Armas
Ancud – Plaza de Armas

Voltamos para a estrada e 30 minutos depois chegamos em Chacao. Aguardamos a próxima embarcação para atravessarmos o Canal de Chacao em direção à Pargua. Em seguida, mais 1:30 minutos de estrada até Puerto Varas.

Chile - Canal de Chacao - Travessia de Chiloe para Chacao
Canal de Chacao – Travessia de Chiloé para Chacao

Ao chegarmos em Puerto Varas, procuramos um lugar um pouco mais distante do burburinho para apreciar o pôr do sol às margens do Lago Llanquihue.

Chile - Puerto Varas - Lago Llanquihue
Lago Llanquihue

Depois de descansarmos um pouco do longo passeio, saímos para nosso último jantar da viagem. E para esta noite escolhemos um restaurante bem próximo ao hotel: Da Alessandro Pizza & Pasta. Este restaurante tem um clima bem acolhedor e é uma ótima pedida para degustar uma deliciosa pizza ou pasta caseira.

Chile - Puerto Varas - Da Alessandro Pizza & Pasta
Da Alessandro Pizza & Pasta

• O arquipélago de Chiloé é composto por cerca de 30 ilhas que ficam ao norte da Patagônia e a sul da região dos lagos. A ilha principal é a Ilha Grande de Chiloé, onde estão as maiores comunas: Castro e Ancud.
  • As igrejas de Chiloé e as casas típicas, adornadas por tejuelas de alerce, foram feitas a partir do que os carpinteiros aprenderam na construção de barcos. As palafitas, símbolo do arquipélago, têm tudo a ver com o estilo de vida chilote.
  • Há mais de 150 igrejas em todo o arquipélago, consideradas monumentos nacionais do Chile, e 16, que são Patrimônio Mundial da UNESCO.
  • Muitas palafitas de Castro foram destruídas no violento terremoto de 1960, mas dois grupos delas ainda resistem na comuna: os Palafitos Gamboa e os Palafitos Pedro Montt.
  • O melhor dia para visitar a Feira de Artesanato de Dalcahue é no domingo, quando artesãos vindos de outras partes do arquipélago também aparecem para vender seus produtos por ali.
  • Em Ancud, é possível contratar alguns passeios para as “pinguineras” do arquipélago de Chiloé.

• Travessia do Canal de Chacao
    • Preço: CLP 13.200 pesos chilenos (carro)