Ouro Preto

Como chegamos

De carro saindo de Conceição do Ibitipoca até Ouro Preto (aproximadamente 220 km – 3:30 hs).


Onde ficamos

Grande Hotel de Ouro Preto – Rua das Flores, 164 – Centro – Ouro Preto – MG
Faça sua reserva ou envie um email ou visite o site

Período: 4 dias / 3 noites (agosto de 2007)

Nossa avaliação: Ótimo hotel. É um monumento da cidade pela modernidade das linhas arquitetônicas de Oscar Niemeyer. Ótimo quarto, com TV a cabo, frigobar e ar condicionado. Ótimo café da manhã. Boa localização (próximo à Praça Tiradentes). Sem falar que tem convênio com a minha empresa.


O que fizemos

1º dia: Chegada à Ouro Preto

Como não tínhamos reservado o hotel, saímos à procura de um. Começamos perto da Praça Tiradentes quando lembrei de um hotel que tinha convênio com o meu trabalho e foi lá que ficamos. Depois de deixarmos as malas no hotel saímos para jantar numa ladeira cheia de albergues e bons restaurantes.

2º dia: Passeio por Ouro Preto, Mariana e Congonhas

Logo após o café da manhã, saímos para passear pela cidade. Ouro Preto é uma bela cidade repleta de ladeiras de paralelepípedo. Após algumas subidas e descidas, chegamos à Matriz de Nossa Senhora do Pilar, que é a segunda igreja mais rica em ouro e prata do Brasil. Logo em seguida chegamos à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, que tem no teto uma pintura de Manoel da Costa Ataíde (simbologia da ampulheta e caveira – “quanto mais a vida passa mais próximo estamos da morte”) e que foi toda entalhada por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída entre 1727-1760, é a maior igreja de Ouro Preto. Não é tão rica em ouro porque foi levado pelos portugueses. O projeto e a execução desta igreja foram feitos por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho (1738-1814), e ambos estão sepultados nela. Antes do almoço ainda visitamos uma antiga e desativada mina de ouro.

Brasil - Minas Gerais - Ouro Preto - Antiga Mina de Ouro
Antiga Mina de Ouro

Pegamos o carro e fomos conhecer duas cidades próximas à Ouro Preto. Mariana, que fica cerca de 12 km de Ouro Preto, foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais e no século XVII uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa. Chegando lá fomos para a Praça dos 3 Poderes onde se situam a Câmara (Antiga Cadeia), a Igreja Ordem dos Carmelitas e a Igreja de São Francisco de Assis, de estilo rococó e onde está o túmulo de Ataíde. Nesta praça existe um pelourinho onde os presos eram castigados em praça pública.

Brasil - Minas Gerais - Mariana - Igreja Sao Francisco de Assis e Ordem das Carmelitas
Mariana – Igreja São Francisco de Assis e Ordem das Carmelitas

Seguimos então para Congonhas, que fica cerca de 55 km de Ouro Preto, onde visitamos o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio da Humanidade desde 1985 e bem tombado pelo IPHAN. Este monumento histórico e artístico de Congonhas foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX, por vários mestres, artesãos e pintores, entre eles Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde. Este santuário barroco é composto pela Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, onde temos as famosas imagens dos doze profetas em pedra-sabão e tamanho real; e o Jardim dos Passos, que são os 6 Passos da Paixão de Cristo, seis capelas que representam a via Sacra, com belíssimas imagens em cedro, todas esculpidas por Aleijadinho.

Brasil - Minas Gerais - Congonhas - Basilica de Bom Jesus dos Matosinhos
Congonhas – Basílica de Bom Jesus dos Matosinhos
Brasil - Minas Gerais - Congonhas - Basilica de Bom Jesus dos Matosinhos - Passo da Prisao
Congonhas – Basílica de Bom Jesus dos Matosinhos – Passo da Prisão
Brasil - Minas Gerais - Congonhas - Basilica de Bom Jesus dos Matosinhos
Congonhas – Basílica de Bom Jesus dos Matosinhos

Saindo de Congonhas passamos por Ouro Branco onde paramos para fotografar a Igreja Matriz de Santo Antonio. Ao retornar à Ouro Preto fomos para a Praça Tiradentes, onde aproveitamos para tirar algumas fotos e jantar.

3º dia: Passeio por Ouro Preto

Neste dia resolvemos fazer uma caminhada pela cidade pois ainda faltavam conhecer alguns museus e igrejas. Começamos pela Casa dos Contos que é um museu, no estilo barroco mineiro, destinado a preservar a história do Ciclo do Ouro e a cultura nacional. Passamos pela Prefeitura e pela Igreja do Pilar, de onde se tinha uma bela vista do Pico Itacolomy. Passamos também pelas Igrejas Nossa Senhora do Rosário, São José, São Francisco de Paula, Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia e Nossa Senhora do Carmo.

Brasil - Minas Gerais - Ouro Preto
Ouro Preto
Brasil - Minas Gerais - Ouro Preto - Igreja Nossa Senhora do Rosario
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Brasil - Minas Gerais - Ouro Preto - Museu da Inconfidencia e Igreja Nossa Senhora do Carmo
Museu da Inconfidência e Igreja Nossa Senhora do Carmo

Visitamos o Museu do Oratório que tem peças de vários tipos, tamanhos e materiais e também detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes dos séculos XVII ao XX. Perto da Igreja de São Francisco de Assis tinha uma feira de artesanato com produtos feitos em pedra-sabão onde compramos algumas lembranças. Na Praça Tiradentes, em frente ao Monumento a Joaquim José da Silva Xavier, visitamos mais 2 museus.

O Museu da Inconfidência é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789). Oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho. O Museu de Mineralogia, Técnico e Ciência era conhecido por ter um grande acervo de minerais, mas depois ganhou outros setores como Astronomia, Desenho, Eletrotécnica, História Natural, Metalurgia, Mineralogia, Mineração e Topografia, que acabou modificando o seu nome.

Brasil - Minas Gerais - Ouro Preto - Igreja Sao Francisco de Assis
Igreja São Francisco de Assis
Brasil - Minas Gerais - Ouro Preto - Praca Tiradentes
Praça Tiradentes

4º dia: Fim da estadia

Antes de partirmos, fizemos nossa última caminhada pela cidade. Fomos até a Igreja de Santa Efigênia que nos proporcionou belas fotos panorâmicas de Ouro Preto.

Brasil - Minas Gerais - Ouro Preto
Ouro Preto

Saída de Ouro Preto para Tiradentes.


Dicas / Informações

  • Caminhe pela cidade, por suas ladeiras, visitando seus museus e igrejas para conhecer um pouco da nossa história.
  • Ouro Preto tem vários albergues e são muito bem recomendados.
  • Não deixe de visitar Mariana e Congonhas.
  • Visite o Museu da Inconfidência e o Museu de Mineralogia pois ambos tem um rico acervo.

Links úteis

Deixe uma resposta