Ouro Preto, Mariana e Congonhas – Minas Gerais

Brasil - Minas Gerais - Congonhas - Basilica de Bom Jesus dos Matosinhos

Ouro Preto é uma bela cidade repleta de ladeiras de paralelepípedo. Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Em Congonhas encontra-se o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio da Humanidade desde 1985 e bem tombado pelo IPHAN.

1º dia: Chegada à Ouro Preto

Como não tínhamos reservado o hotel, saímos à procura de um. Começamos perto da Praça Tiradentes quando lembrei de um hotel que tinha convênio com o meu trabalho e foi lá que ficamos. Depois de deixarmos as malas no hotel, saímos para jantar numa ladeira cheia de albergues e bons restaurantes.

2º dia: Ouro Preto, Mariana e Congonhas

Logo após o café da manhã, saímos para passear pela cidade. Ouro Preto é uma bela cidade repleta de ladeiras de paralelepípedo. Após algumas subidas e descidas, chegamos à Matriz de Nossa Senhora do Pilar, que é a segunda igreja mais rica em ouro e prata do Brasil. Logo em seguida chegamos à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, que tem no teto uma pintura de Manoel da Costa Ataíde e que foi toda entalhada por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Brasil - Minas Gerais - Ouro Preto - Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar
Ouro Preto – Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída entre 1727-1760, é a maior igreja de Ouro Preto. Não é tão rica em ouro porque foi levado pelos portugueses. O projeto e a execução desta igreja foram feitos por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho (1738-1814), e ambos estão sepultados nela. Antes do almoço ainda visitamos uma antiga e desativada mina de ouro.

Brasil - Minas Gerais - Ouro Preto - Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceicao
Ouro Preto – Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Brasil - Minas Gerais - Ouro Preto - Antiga Mina de Ouro
Ouro Preto – Antiga Mina de Ouro

Mariana

Pegamos o carro e fomos conhecer duas cidades próximas à Ouro Preto. Mariana, que fica cerca de 12 km de Ouro Preto, foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVII, Mariana foi uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa. Chegando lá fomos direto para a Praça dos 3 Poderes. Nesta praça situam-se a Câmara (Antiga Cadeia), a Igreja Ordem dos Carmelitas e a Igreja de São Francisco de Assis. Esta última tem estilo rococó e é onde está o túmulo de Ataíde. Nesta praça existe um pelourinho onde os presos eram castigados em praça pública.

Brasil - Minas Gerais - Mariana - Igreja Sao Francisco de Assis e Ordem das Carmelitas
Igreja São Francisco de Assis e Ordem das Carmelitas
Brasil - Minas Gerais - Mariana - Camara (Antiga Cadeia) e Pelourinho
Câmara (Antiga Cadeia) e Pelourinho
Brasil - Minas Gerais - Mariana - Igreja Sao Francisco de Assis
Mariana – Igreja São Francisco de Assis

Congonhas

Seguimos então para Congonhas, que fica cerca de 55 km de Ouro Preto. Chegando lá visitamos o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio da Humanidade desde 1985 e bem tombado pelo IPHAN. Este monumento histórico e artístico de Congonhas foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX, por vários mestres, artesãos e pintores, entre eles Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde. Este santuário barroco é composto pela Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, onde temos as famosas imagens dos doze profetas em pedra-sabão e tamanho real, e pelo Jardim dos Passos, onde estão os 6 Passos da Paixão de Cristo. É composto por seis capelas que representam a via Sacra, com belíssimas imagens em cedro, todas esculpidas por Aleijadinho.

Brasil - Minas Gerais - Congonhas - Basilica de Bom Jesus dos Matosinhos
Basílica de Bom Jesus dos Matosinhos
Brasil - Minas Gerais - Congonhas - Basilica de Bom Jesus dos Matosinhos - Passo da Prisao
Basílica de Bom Jesus dos Matosinhos – Passo da Prisão
Brasil - Minas Gerais - Congonhas - Bom Jesus dos Matosinhos
Congonhas – Bom Jesus dos Matosinhos

Saindo de Congonhas passamos por Ouro Branco onde paramos para fotografar a Igreja Matriz de Santo Antonio. Ao retornar à Ouro Preto, fomos para a Praça Tiradentes, onde aproveitamos para tirar algumas fotos e jantar.