Praia do Gunga e Praia do Francês – Alagoas

Brasil - Alagoas - Roteiro - Praia do Gunga

A Praia do Gunga tem coqueiros a perder de vista, águas cristalinas e uma beleza natural inconstestável. A Praia do Francês é uma das praias mais procuradas por quem visita Maceió.

Praia do Gunga e Praia do Francês

Começamos este dia indo para a Praia do Francês. Como demoramos muito para achar uma vaga para estacionar, decidimos ir primeiro para a Praia do Gunga. Localizada a 39 km de Maceió, esta praia de águas claras se encontra com a Lagoa do Roteiro, permitindo que seus visitantes se banhem tanto na água doce quanto na água salgada. Outras atrações são os milhares de coqueiros da orla e suas falésias coloridas, que podem ser conhecidas em um passeio de buggy.

Praia do Gunga
Excursão privada à Barra de São Miguel + Praias do Francês e do Gunga

Ficamos na Praia do Gunga por aproximadamente 3 horas mas, para sermos sinceros, não gostamos do que vimos. O que era uma praia deserta em que só se chegava de barco há 20 anos atrás, tornou-se uma praia com ônibus de turismo, buggies, quadriciclos, banana-boats com caixa de som e até passeio de helicóptero. Isso não seria um problema se a praia não estivesse toda suja e mal conservada, ou seja, é uma exploração predatória para este lugar maravilhoso.

Mirante do Gunga

Na saída da praia, paramos no Mirante do Gunga para ver o visual. Este mirante fica na beira da estrada AL-101, antes da entrada da Fazenda do Gunga que dá acesso à praia. Não subimos na parte paga e ficamos só na parte de baixo do mirante.

Praia do Francês

Saímos do Gunga e fomos para a Praia do Francês. Localizada na cidade de Marechal Deodoro, a cerca de 25 km da capital alagoana, uma boa parte desta praia está cercada por uma barreira de corais, que durante a maré baixa faz com que a praia se pareça com uma piscina de tão tranquila.

Brasil - Alagoas - Marechal Deodoro - Praia do Frances

Só que o lado direito da Praia do Francês é um dos picos de surf mais procurados do Brasil. E foi nesta parte que ficamos por aproximadamente 3 horas, onde eu e Juliana ficamos pegando “jacaré” e no final do dia ainda fomos presenteados por um belíssimo pôr do sol.

O centrinho da Praia do Francês é muito arrumadinho e bem movimentado. Na La Rue, projeto de reurbanização da Rua Carapeba, há uma grande variedade de restaurantes onde são servidos pratos de frutos do mar, comida regional, e até pratos das culinárias italiana e japonesa. Há também lojinhas para comprar souvenirs e recordações.

Praia do Francês

Retornamos para Maceió e, à noite, saímos para jantar no Vero Pasta & Vino, restaurante Italiano que oferece um requintado cardápio de massas e vinhos, e também um pouco da culinária molecular.