Conceição do Ibitipoca

Como chegamos

Saímos de carro do Rio de Janeiro e seguimos pela estrada Rio-Petrópolis. Na altura do km 85 paramos no Mirante do Cristo para apreciar a bela paisagem. Continuando a viagem, seguimos até a saída para o Circuito da Serra do Ibitipoca.

Brasil - Rio de Janeiro - Petropolis - Mirante do Cristo
Mirante do Cristo

Onde ficamos

Chalés Meu Recanto – Rua Salvador Barra, 21 – Sítio Meu Recanto – Conceição de Ibitipoca – MG – Brasil
Faça sua reserva ou envie um email

Período: 2 dias / 1 noite (agosto de 2007)

Nossa avaliação: Ótimo chalé, com TV e frigobar. Sítio muito aconchegante. Bom café da manhã. Boa localização (apenas 3km da portaria do Parque Estadual).

O que fizemos

1º dia: Chegada à Conceição do Ibitipoca e passeio pela cidade

Deixamos as malas na pousada e fomos dar uma volta. Lembro que a cidade estava muito vazia pois caminhamos por umas duas horas pelas ruas sem ver muitas pessoas. Passamos pela Igreja Matriz e pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição e retornamos à pousada. À noite saímos para jantar num dos poucos estabelecimentos que estavam abertos na cidade.

Brasil - Minas Gerais - Conceicao de Ibitipoca - Pousada Meu Recanto
Pousada Meu Recanto
Brasil - Minas Gerais - Conceicao de Ibitipoca - Igreja Nossa Senhora da Conceicao
Igreja Nossa Senhora da Conceição

2º dia: Parque Estadual da Serra do Ibitipoca

Acordamos bem cedo para conhecer os arredores e decidimos ir ao Parque Estadual, que fica próximo da cidade. Este parque tem diversas trilhas, algumas muito extensas, como a Janela do Céu (16 km) e a Pico do Peão (11 km), ida e volta. Como estávamos pensando em seguir para Ouro Preto no final do dia, decidimos fazer a Trilha do Circuito das Águas (5 km, ida e volta). Nesta trilha pudemos apreciar e desfrutar de diversos lagos, grutas e cachoeiras: Gruta dos Coelhos, Lago dos Espelhos, Ducha, Lago Negro, Prainha das Elfas, Prainha, Gruta dos Gnomos, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e o Rio do Salto. Vale ressaltar o mergulho refrescante na Cachoeira dos Macacos, com suas águas cor de coca-cola, e a trilha que leva à Ponte de Pedra, uma caverna bem alta porém não muito extensa. Visitamos também a Gruta do Monjolinho que fica no início da Trilha Pico do Peão.

Brasil - Minas Gerais - Parque Estadual da Serra do Ibitipoca - Cachoeira dos Macacos
Parque Estadual da Serra do Ibitipoca – Cachoeira dos Macacos
Brasil - Minas Gerais - Parque Estadual da Serra do Ibitipoca - Ponte de Pedra
Parque Estadual da Serra do Ibitipoca – Ponte de Pedra

Saída de Conceição do Ibitipoca para Ouro Preto.

Dicas / Informações

• Aconselho ir numa época em que a cidade esteja mais cheia.