Conceição do Ibitipoca – Minas Gerais

Brasil - Minas Gerais - Conceicao do Ibitipoca

Conceição do Ibitipoca é um distrito do município de Lima Duarte, no interior do estado de Minas Gerais. Esta pequena vila vive praticamente da indústria turística, porém a agricultura de subsistência e a agropecuária fazem parte do cotidiano rural do lugar.

1º dia: Chegada à Conceição do Ibitipoca

Saímos de carro do Rio de Janeiro e seguimos pela estrada Rio-Petrópolis. Na altura do km 85 paramos no Mirante do Cristo para apreciar a bela paisagem. É um monumento símbolo do cristianismo. Inicialmente foi construída de madeira, sendo substituída posteriormente por uma de granito com o Cristo em bronze, inaugurada solenemente pelo Cardeal D. Sebastião Leme, em 06/08/1941.

Brasil - Rio de Janeiro - Petropolis - Mirante do Cristo
Mirante do Cristo

Continuando a viagem, seguimos até a saída para o Circuito da Serra do Ibitipoca. Durante o século XVIII, a região de Conceição do Ibitipoca, assim como outros locais próximos, se constituiu em rota de contrabando do ouro, através de um caminho que partia de São João Del Rei, passava por Santa Rita de Ibitipoca, por Conceição do Ibitipoca, pela área do Rio do Peixe, Lima Duarte, prosseguindo para Rio Preto e depois para Paraíba do Sul.

Brasil - Minas Gerais - Circuito da Serra do Ibitipoca
Circuito da Serra do Ibitipoca

Deixamos as malas na pousada e fomos dar uma volta. Lembro que a cidade estava muito vazia pois caminhamos por umas duas horas pelas ruas sem ver muitas pessoas. Passamos pela Igreja Matriz e pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição e retornamos à pousada. À noite saímos para jantar num dos poucos estabelecimentos que estavam abertos na cidade.

Brasil - Minas Gerais - Conceicao de Ibitipoca - Pousada Meu Recanto
Pousada Meu Recanto
Brasil - Minas Gerais - Conceicao de Ibitipoca - Igreja Nossa Senhora da Conceicao