El Calafate

Como chegamos

Voo saindo de Ushuaia, Aeroporto Internacional Ushuaia – Malvinas Argentinas (USH), e chegando em El Calafate, Aeroporto Internacional Comandante Armando Tola (FTE), levando aproximadamente 1 hora e 25 minutos de viagem.


Onde ficamos

Hotel Michelangelo – Gobernador Moyano, 1020 (9405) – El Calafate – Santa Cruz – Argentina
Faça sua reserva ou envie um email ou visite o site

Período: 4 dias / 3 noites (abril de 2008)

Nossa avaliação: Ótimo hotel. Quarto muito bom para 2 pessoas, com boa cama e calefação, TV a cabo e frigobar. Restaurante excelente (principalmente massa). Muito bem localizado (2 quadras da rua principal de El Calafate, Avenida del Libertador).


O que fizemos

1º dia: Chegada em El Calafate

Na chegada lembro que o aeroporto do El Calafate parecia um grande casarão no meio do nada, mas aconchegante e seguro. El Calafate é uma pequena cidade às margens da Lago Argentino de onde partem excursões para o Parque Nacional Los Glaciares.

2º dia: Parque Nacional Los Glaciares – Glaciar Perito Moreno

Acordamos bem cedo e saímos de El Calafate para visitar o Parque Nacional Los Glaciares onde conheceríamos o imponente Glaciar Perito Moreno. Ao adentrarmos o parque percebi que aquele dia seria inesquecível. Belíssimas paisagens tomadas de neve, cavalos selvagens acompanhando o ônibus, foi quando que de repente…começou a nevar !!! A guia pegou o microfone e disse que éramos pessoas de sorte e que aquele seria um dia especial pois normalmente o passeio não ocorreria naquelas condições. O ônibus passou a percorrer o trajeto dentro do parque em velocidade bem reduzida até chegarmos num pequeno deck com uma bela vista e de onde sairia o passeio de barco até o glaciar.

Argentina - El Calafate - Passeio ao Glaciar Perito Moreno
Passeio ao Glaciar Perito Moreno
Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares
PN Los Glaciares

O Glaciar Perito Moreno se estende desde o campo de gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do Lago Argentino, possuindo cinco quilômetros de largura e 60 metros de altura, e é um dos poucos glaciares que ainda cresce. Pegamos o barco e em poucos minutos estávamos diante daquela obra da natureza. Ficamos aproximadamente uns 30 metros dele apreciando a paisagem ao redor, com suas montanhas nevadas e cachoeiras formadas pelo degelo. Mas o mais incrível mesmo era ver e escutar os blocos de gelo se desprendendo e caindo no lago. E ainda por cima estava nevando !!! Inesquecível !!!!

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno
PN Los Glaciares – Glaciar Perito Moreno

Ainda caía muita neve quando subimos para caminhar nas passarelas com vista para o Glaciar Perito Moreno. Lembro que ao passarmos perto do ponto de encontro a temperatura era de -4 graus, mas a sensação térmica devia ser de -10 graus. A visão era deslumbrante: à direita, o lago e o paredão de 60 metros de altura do glaciar. À esquerda, um túnel de gelo formado pelo crescimento do glaciar em direção à terra firme contra a força da água do lago. Este túnel desmorona de tempos em tempos, mas não tivemos a sorte de presenciar este momento único da natureza. Ficamos caminhando por uns 40 minutos tirando fotos e brincando com a neve. Retornamos ao ponto de encontro onde almoçamos no restaurante do parque. Enquanto almoçávamos a neve caía forte lá fora.

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno
PN Los Glaciares – Glaciar Perito Moreno
Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno
PN Los Glaciares – Glaciar Perito Moreno
Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno
PN Los Glaciares – Glaciar Perito Moreno
Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno
PN Los Glaciares – Glaciar Perito Moreno

À noite, cansados e congelados do passeio, jantamos no próprio restaurante do hotel, que era excelente. Comemos uma deliciosa pasta acompanhada de um vinho tinto para aquecer na noite gelada de El Calafate.

3º dia: Parque Nacional Los Glaciares – Glaciares Spegazzini, Upsala e Onelli

Ainda estava escuro em El Calafate quando passaram para nos pegar para um passeio ao Parque Nacional Los Glaciares, desta vez fazendo uma navegação pelo Lago Argentino. O Lago Argentino tem 1.466 km² e é o maior da Argentina e o terceiro de América do Sul. O ônibus nos levou até Puerto Bandeira onde pegamos o barco. Lembro que a caminhada até o barco rendeu belas fotos dos raios de sol do amanhecer nas montanhas nevadas.

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Puerto Bandeira
PN Los Glaciares – Puerto Bandeira
Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Puerto Bandeira
PN Los Glaciares – Puerto Bandeira

Começamos a navegação saindo da parte larga do Lago Argentino e pegando um dos seus braços. Começamos a entender porque é conhecido como Lago de Hielo, pois começamos a cruzar com diversos blocos de gelos, icebergs, no trajeto. Eram de várias formas e tamanhos. A quantidade de icebergs aumentou quando entramos no braço Spegazzini do lago, para ir em direção à nossa primeira grande atração do dia. Neste caminho passamos pelo Glaciar Seco, que leva este nome por estar num período de declínio, de modo que se pode ver a terra erodida de quando desaguava no Lago Argentino.

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares
PN Los Glaciares
Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares
PN Los Glaciares

Chegamos ao Glaciar Spegazzini, que é um dos glaciares mais importantes do parque, tendo como característica principal a sua grande altura, que alcança os 135 metros, tornando-o o mais alto do parque. O motor do barco foi desligado e ficamos ali apreciando aquela imensidão de gelo e aproveitando para tirar mais fotos, é claro !!!

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Spegazzini
PN Los Glaciares – Glaciar Spegazzini

Seguindo nosso passeio, partimos para ver a segunda atração do dia. Ao pegarmos o braço Upsala do lago, percebemos que os icebergs aumentaram consideravelmente de tamanho, uns com formato de caverna e outros de paredão de gelo, alguns com fendas e aberturas simétricas e perfeitas.

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares
PN Los Glaciares

Chegamos ao Glaciar Upsala. Seus campos de gelo cobrem uma extensão de 765 km². O glaciar possui uma extensão de 53,7 km, sendo o terceiro mais longo da América do Sul (após o Pio XI e o Glaciar Viedma). Suas paredes alcançam a altura de 40 metros em média, mas se encontra em retrocesso, que pode ser uma evidência de ciclos climáticos e geológicos desconhecidos ou de aquecimento global. Aqui lembro de uma situação inusitada: o pessoal do barco “fisgou” um pequeno bloco de gelo para dentro do barco para que pudéssemos colocá-lo em nossos copos de whisky e brindar. Sensacional !!!

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Upsala
PN Los Glaciares – Glaciar Upsala

Ao sairmos dali, fomos para uma pequena estância para almoçar. Esta estância era muito próxima da nossa próxima atração do dia: o Lago Onelli com seus “pequenos” blocos de gelo espalhados por toda sua superfície e em que podíamos até sentar neles. Mais ao fundo, podíamos ver o Glaciar Onelli, que era muito parecido com o Glaciar Seco. Ficamos bastante tempo passeando pelo bosque da Baía Onelli até pegarmos o ônibus para voltarmos ao hotel. Um dia cansativo mas recompensador e inesquecível.

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Lago e Glaciar Onelli
PN Los Glaciares – Lago e Glaciar Onelli

4º dia: Fim da estadia

Neste dia passeamos pela rua principal da cidade, a Avenida del Libertador, tirando as últimas fotos deste lugar encantador que é El Calafate.

Saída de El Calafate para Puerto Madryn.


Dicas / Informações

  • Recomendo fazer os 2 passeios pois são inesquecíveis.
  • O nome El Calafate vem de um arbusto que nasce na região e que produz uma pequena fruta da qual se fazem doces e geleias.
  • Nesta viagem tive duas baixas por causa do frio: o flash da câmera fotográfica parou de funcionar em certos momentos e ao voltar perdi o LCD da filmadora.

Links úteis

Locais Informações (valores de abril/2008)
Parque Nacional Los Glaciares Preço: 40 pesos
Glaciar Perito Moreno Preço: 38 pesos (passeio de barco)

One thought on “El Calafate

Deixe uma resposta