Glaciar Perito Moreno – PN Los Glaciares – El Calafate

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno

O Glaciar Perito Moreno se estende desde o campo de gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do Lago Argentino, possuindo cinco quilômetros de largura e 60 metros de altura, e é um dos poucos glaciares que ainda cresce.

1º dia: Chegada em El Calafate

Na chegada lembro que o aeroporto do El Calafate parecia um grande casarão no meio do nada, mas aconchegante e seguro. El Calafate é uma pequena cidade às margens da Lago Argentino de onde partem excursões para o Parque Nacional Los Glaciares.

2º dia: Parque Nacional Los Glaciares – Glaciar Perito Moreno

Acordamos bem cedo e saímos de El Calafate para visitar o Parque Nacional Los Glaciares onde conheceríamos o imponente Glaciar Perito Moreno. Ao adentrarmos o parque percebi que aquele dia seria inesquecível. Belíssimas paisagens tomadas de neve, cavalos selvagens acompanhando o ônibus, foi quando que de repente…começou a nevar !!! A guia pegou o microfone e disse que éramos pessoas de sorte e que aquele seria um dia especial pois normalmente o passeio não ocorreria naquelas condições. O ônibus passou a percorrer o trajeto dentro do parque em velocidade bem reduzida até chegarmos num pequeno deck com uma bela vista e de onde sairia o passeio de barco até o glaciar.

Argentina - El Calafate - Passeio ao Glaciar Perito Moreno
Passeio ao Glaciar Perito Moreno
Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares
PN Los Glaciares

Glaciar Perito Moreno

Pegamos o barco e em poucos minutos estávamos diante daquela obra da natureza. Ficamos aproximadamente uns 30 metros dele apreciando a paisagem ao redor, com suas montanhas nevadas e cachoeiras formadas pelo degelo. Mas o mais incrível mesmo era ver e escutar os blocos de gelo se desprendendo e caindo no lago. E ainda por cima estava nevando !!! Inesquecível !!!!

PN Los Glaciares – Glaciar Perito Moreno

Ainda caía muita neve quando subimos para caminhar nas passarelas com vista para o Glaciar Perito Moreno. Lembro que ao passarmos perto do ponto de encontro a temperatura era de -4 graus, mas a sensação térmica devia ser de -10 graus. A visão era deslumbrante: à direita, o lago e o paredão de 60 metros de altura do glaciar. À esquerda, um túnel de gelo formado pelo crescimento do glaciar em direção à terra firme contra a força da água do lago. Este túnel desmorona de tempos em tempos, mas não tivemos a sorte de presenciar este momento único da natureza. Ficamos caminhando por uns 40 minutos tirando fotos e brincando com a neve. Retornamos ao ponto de encontro onde almoçamos no restaurante do parque. Enquanto almoçávamos a neve caía forte lá fora.

Glaciar Perito Moreno
Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno (Patagônia Argentina)
PN Los Glaciares – Glaciar Perito Moreno
Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno

À noite, cansados e congelados do passeio, jantamos no próprio restaurante do hotel, que era excelente. Comemos uma deliciosa pasta acompanhada de um vinho tinto para aquecer na noite gelada de El Calafate.