Coimbra

Como chegamos

Alugamos uma van de dez lugares em Porto para irmos até Lisboa, passando por Coimbra e Fátima. A viagem de Porto até Coimbra levou aproximadamente 1 hora e trinta minutos.


O que fizemos

1º dia: Universidade de Coimbra

Ao chegarmos em Coimbra, lembro que não foi difícil encontrarmos a atração que fomos visitar na cidade: a Universidade de Coimbra. Seguimos o GPS que tínhamos na mão e logo chegamos aos arredores da Universidade. Paramos a van numa ladeira e fomos caminhando até lá. Adentramos a Universidade pelo Largo Dom Dinis, em frente ao Departamento de Matemática e próximo à Faculdade de Medicina, onde encontra-se a estátua de Dom Dinis, um dos reis de Portugal. Ali estava acontecendo um trote de calouros e o que me chamou a atenção, além das roupas que eles usavam que eram iguais a do Harry Potter, foi que um deles estava com a camisa do Botafogo, meu time de coração.

Portugal - Coimbra - Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra

Depois de um tempo observando este ritual, no qual subiam e desciam escadas cantando de braços dados, fomos caminhando pela Rua Larga, passamos pela Porta Férrea, um arco triunfal de dupla face construído por volta de 1634, até chegarmos no Paço das Escolas, antigo Paço Real da Alcáçova, que é o conjunto arquitetônico que abriga o núcleo histórico da Universidade de Coimbra. No Paço das Escolas vale destacar: a Torre da Universidade, emblema tradicional de Coimbra de onde temos um linda vista da cidade e do vale do Mondego, a Via Latina, como é denominada a longa varanda, emoldurada por colunata neoclássica e localizada na fachada principal do antigo Paço Real, a Biblioteca Joanina e a Capela de São Miguel.

Portugal - Coimbra - Universidade de Coimbra - Paco das Escolas
Universidade de Coimbra – Paço das Escolas

Começamos nossa visita pela Biblioteca Joanina, antiga Casa da Livraria, uma das mais ricas bibliotecas europeias e que foi construída entre os anos de 1717 e 1728. Leva este nome em honra e memória do Rei D. João V, patrocinador da sua construção. Sua entrada pelo Pátio das Escolas é feita através de um portal nobre de estilo barroco, como um arco de triunfo, ladeado de colunas jônicas e com um magnífico escudo real no alto. Seu interior é revestido por estantes forradas a folha de ouro e decoradas com motivos chineses. Infelizmente não podia tirar fotos lá dentro, mas ficamos perplexos com a quantidade de livros e a riqueza de detalhes de sua decoração. Dizem até que morcegos vivem entre os livros e estantes da Biblioteca.

Portugal - Coimbra - Universidade de Coimbra - Biblioteca Joanina
Universidade de Coimbra – Biblioteca Joanina

Depois que visitamos a Biblioteca, fomos almoçar numa lanchonete da Universidade. Em seguida, fomos conhecer algumas salas importantes da Universidade: a Sala dos Grandes Atos, antiga Sala do Trono do Paço Real da Alcáçova e onde se realizam as mais importantes cerimônias da vida acadêmica, a Sala do Exame Privado, onde atualmente ocorre a cerimônia de Abertura Solene das Aulas, a Sala das Armas e a Sala Amarela. Andando por estas salas percebemos a importância do respeito pela história e pela tradição desta entidade.

Portugal - Coimbra - Universidade de Coimbra - Sala dos Grandes Atos
Universidade de Coimbra – Sala dos Grandes Atos
Portugal - Coimbra - Universidade de Coimbra - Sala do Exame Privado
Universidade de Coimbra – Sala do Exame Privado

Voltando ao Paço das Escolas, fomos conhecer a Capela de São Miguel. Nesta belíssima capela destacam-se o Portal Manuelino lateral, o retábulo, considerado uma obra prima do maneirismo português, e o órgão em estilo barroco e que permanece funcional. Vale destacar também a pintura do teto, de rara beleza e riquíssima em detalhes. Depois da visita, retomamos nosso caminho em direção à Lisboa com uma parada na cidade de Fátima.

Portugal - Coimbra - Universidade de Coimbra - Capela de Sao Miguel
Universidade de Coimbra – Capela de São Miguel

Dicas / Informações

Coimbra, a 125 km do Porto, é uma cidade historicamente universitária, por causa da Universidade de Coimbra. É uma das maiores universidades de Portugal.

  • Esta viagem foi realizada em setembro de 2014 (manhã/tarde de um dia – sem pernoite).
  • A Universidade de Coimbra foi inicialmente instalada em Lisboa. Entre idas e vindas, foi transferida definitivamente para Coimbra em 1537.
  • Na Torre da Universidade está colocada, entre outros sinos, a célebre « cabra » que marcava as horas do despertar e do recolher dos estudantes.
  • A Biblioteca Joanina foi construída de modo a exaltar D. João V e a riqueza do Império Português, nomeadamente da provinda do Brasil.
  • Se tiver mais um dia na sua viagem, vale a pena ficar para conhecer mais um pouco desta cidade histórica.
  • Referência: Wikipédia

Links úteis

Locais Informações (valores de setembro/2014)
Universidade de Coimbra Ingresso: € 9

Deixe uma resposta