Braga

Como chegamos

Pegamos um trem regional em Porto, na Estação de São Bento, para irmos até Braga, distante 48 km. Esta viagem levou aproximadamente  1 hora.


O que fizemos

1º dia: Braga

Após uma viagem tranquila, chegamos na estação de trem de Braga. Compramos um guia da cidade e depois pegamos um táxi para irmos até a principal atração da cidade: o Santuário do Bom Jesus do Monte. Também conhecido como Santuário do Bom Jesus de Braga, este santuário católico é um conjunto arquitetônico-paisagístico integrado por uma igreja, uma escadaria onde está caracterizada a Via Sacra do Bom Jesus, uma área com jardins e lagos (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus).

Depois de passarmos pelos jardins, entramos na Igreja. Este templo projetado em forma de cruz latina, foi um dos primeiros edifícios de estilo neoclássico no país. Nela vale destacar o altar, com a representação do Cristo crucificado, e a parte externa, que apresenta oito estátuas que representam personagens que intervieram na condenação, paixão e morte de Cristo.

Portugal - Braga - Santuario do Bom Jesus do Monte
Santuário do Bom Jesus do Monte
Portugal - Braga - Santuario do Bom Jesus do Monte
Santuário do Bom Jesus do Monte

Saímos da Igreja e começamos a descer as escadarias. Também conhecidas por escadórios, estas escadarias estão divididas em três lances: o Escadório do Pórtico, dos Cinco Sentidos e das Três Virtudes. Começamos a descida pelo Escadório das Três Virtudes onde se destacam as Fontes da Fé, Esperança e Caridade. Em seguida, continuando a descida, passamos pelo Escadório dos Cinco Sentidos, onde encontramos as Fontes da Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato. Ao longo dos escadórios se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus com pequenas capelas além de fontes ornamentais e esculturas alegóricas representando os passos da Paixão de Cristo. Vale destacar as primeiras dez capelas dos Escadórios do Bom Jesus: Cenáculo, Horto, Prisão, Trevas, Açoutes, Coroação, Pretório, Caminho do calvário, Queda e Crucificação.

Portugal - Braga - Santuario do Bom Jesus do Monte
Santuário do Bom Jesus do Monte
Portugal - Braga - Santuario do Bom Jesus do Monte - Via Sacra
Santuário do Bom Jesus do Monte – Via Sacra
Portugal - Braga - Santuario do Bom Jesus do Monte
Santuário do Bom Jesus do Monte

Ao sairmos do Santuário, pegamos um táxi que nos deixou na Praça da República, um grandiosa praça cercada por sobrados e igrejas, entre elas o Convento dos Congregados, e também por ruas com belos jardins muito floridos. Saindo da praça, fomos em direção à Rua do Souto passando pelo Café A Brasileira, um dos mais emblemáticos cafés da cidade. Ali perto tinha uma barraquinha vendendo azulejos e porcelanas, com nomes e desenhos, num trabalho muito bem elaborado.

Portugal - Braga - Praca da Republica
Praça da República

Entramos na Rua do Souto e em poucos minutos chegamos no Largo do Paço. Esta praça situada no centro histórico de Braga é rodeada por edifícios do Paço Episcopal Bracarense e onde no centro está o Chafariz dos Castelos (1723). Ali perto também se localiza a Igreja da Misericórdia, um dos únicos monumentos renascentistas da cidade.

Portugal - Braga - Largo do Paco
Largo do Paço

Mais adiante, passamos por uma rua onde ao fundo se localiza a imponente Catedral da Sé, ou Sé de Braga. Esta catedral é um dos mais importantes templos românicos do país. Se pelo lado de fora a Catedral parecia um pouco abandonada, por dentro vimos a riqueza de detalhes nas esculturas e pinturas. Ao longo da nave principal ficam esculturas de santos e apóstolos. O rebuscado altar é dedicado à Virgem Maria. Mas o que mais me impressionou foram os dois órgãos de tubos localizados no alto. São cercados por entalhes dourados e pinturas religiosas. Simplesmente magnífico !!!

Portugal - Braga - Catedral da Se
Catedral da Sé
Portugal - Braga - Catedral da Se
Portugal – Braga – Catedral da Sé

Saímos da Catedral e continuamos nossa caminhada por Braga. Depois de alguns poucos metros, passamos pelo Arco da Porta Nova, que foi uma das portas nas muralhas da cidade. Continuamos caminhando e admirando esta bela cidade portuguesa até chegarmos na estação de trem para voltarmos para Porto.


Dicas / Informações

  • Esta viagem foi realizada em setembro de 2014 (1 dia inteiro sem pernoite).
  • Existe um funicular que liga a parte alta da cidade de Braga ao Santuário. Este é gerido pela Confraria do Bom Jesus do Monte.
  • Não descemos o Escadório do Pórtico. Tínhamos combinado com o taxista de nos pegar no Miradouro do Santuário, de onde se tem uma bela vista da cidade.
  • Referência: Wikipédia

Links úteis

Deixe uma resposta