Praia de Carro Quebrado – Barra de Santo Antônio – Alagoas

Brasil - Alagoas - Barra de Santo Antonio - Praia Carro Quebrado

A Praia de Carro Quebrado é uma das praias mais surpreendentes de Alagoas, pois ainda oferece uma paisagem preservada e em sua essência natural.

Praia de Carro Quebrado

Este dia foi dedicado para conhecermos uma praia que estava na minha lista de praias para conhecer desde a adolescência: a Praia de Carro Quebrado. No caminho até lá, passamos por diversas atrações do litoral de Alagoas, como as diversas praias de Maceió, além da Ilha de Crôa e o famoso Capitão Nikolas Beach Club. Chegando perto do nosso destino, deparamos com duas surpresas: um Resort Vila Galé gigantesco, que ocupa uma parte de Carro Quebrado, e o fim da pavimentação da estrada, o que tornou nosso passeio uma combinação de prazer e aventura.

Brasil - Alagoas - Trajeto entre Maceio e Barra de Santo Antonio
Trajeto entre Maceió e Barra de Santo Antônio

Praia de Carro Quebrado

A entrada para Carro Quebrado é feita por uma propriedade particular e, por isso, é paga. Adentramos a propriedade e descemos por uma estrada de terra até um mirante com uma linda vista panorâmica do litoral. Situada a aproximadamente 45 km de Maceió, Carro Quebrado é uma praia extensa, com muitas falésias coloridas e quase nenhuma estrutura para quem a visita.

Brasil - Alagoas - Barra de Santo Antonio - Praia Carro Quebrado

A praia tinha poucas barracas e uns poucos ambulantes, mas o suficiente para atender nossas necessidades (petiscos e coco). Fiz uma caminhada de 1 hora indo até as falésias no fim da praia, e foi quando aproveitei para tirar belas fotos do lugar.

Carro Quebrado

Depois da caminhada, ficamos aproveitando o mar tranquilo de águas claras e o belo visual. A cada mergulho, pegávamos diversas estrelas-do-mar, o que mostra que esta praia ainda está muito bem preservada. Ficamos por aproximadamente 4 horas neste paraíso até retornarmos para Maceió.

Brasil - Alagoas - Barra de Santo Antonio - Praia Carro Quebrado

No caminho de volta, paramos na estrada para comprar umas frutas. Mais adiante, paramos novamente agora no Mirante da Praia da Sereia para apreciar a bela vista desta praia, onde destacam-se o seu coqueiral e o monumento da sereia adentrando o mar.

Brasil - Alagoas - Maceio - Mirante Praia da Sereia
Mirante Praia da Sereia

À noite, saímos para jantar na Fornaria Pizzaria, bem próxima ao hotel e com um cardápio variado de pizzas e doces italianos finos. Depois fomos caminhar pela orla de Pajuçara. Chegamos até a Feirinha de Artesanato de Pajuçara, um galpão que reúne uma grande quantidade de barraquinhas que vendem os mais variados produtos.

Brasil - Alagoas - Maceio - Feira de Artesanato de Pajucara
Feira de Artesanato de Pajuçara

• A Praia de Carro Quebrado é uma praia deserta, e você não encontra muita oferta de infraestruturas. Em toda a sua extensão, são encontradas apenas algumas barraquinhas improvisadas.
  • Carro Quebrado é conhecida também pelos paredões de arenito e argila, cuja formação data de mais de 100 anos. Os sedimentos coloridos tornam o cenário deslumbrante, principalmente porque a sua cor ganha ainda mais vida no contato com a água.
  • Uma placa na praia conta a história de Carro Quebrado: “Em 1983, Eddy Buggy estava admirando a praia quando teve uma ideia simples: colocar um carro velho em uma praia. Uma praia belíssima, paradisíaca, mas ainda sem nome e desconhecida aos turistas. Hoje, depois de quase 40 anos, essa praia é conhecida como a Praia do Carro Quebrado, uma das praias mais bonitas e famosas do Brasil.”