Verona

Como chegamos

Pegamos um trem na estação Milano Centrale, em Milão, e descemos na estação Porta Nuova, em Verona, aproximadamente 1:20h de viagem.


O que fizemos

1º dia: Verona

Chegando em Verona, compramos um guia na estação, passamos pela Porta Nuova, que é uma monumental construção erguida entre 1532 e 1540, e subimos a Corso Porta Nuova até a Piazza Brá, onde se localiza a Arena di Verona, ou Anfiteatro Romano, na parte histórica da cidade. A praça é linda, colorida e florida. Aparentemente esta Arena parece bem mais preservada que o Coliseu de Roma, tanto que ela ainda é usada para monumentais produções de ópera. Entramos para visitar a Arena que é muito bonita e realmente muito bem conservada. Nela estava montada uma grande estrutura para show, que se não me engano era uma ópera. Mas quem se divertiu muito foi a Juliana que ficou subindo e descendo as escadarias da arquibancada e correndo pelo pátio inferior.

Italia - Verona - Anfiteatro Romano
Anfiteatro Romano

Saindo da Arena, continuamos andando pelas ruas da cidade, que são super charmosas, cheias de lojas e feirinhas de artesanato. Subimos a Via Giuseppe Mazzini até chegarmos na Piazza delle Erbe, uma belíssima praça com construções de arquitetura medieval e campanário, que na época do Império Romano foi o fórum da cidade. Ali perto encontra-se a vila onde dizem que Julieta morava. Quase impossível se locomover dentro do pátio de tanta gente. Tiramos algumas fotos e conseguimos deixar nosso registro no muro do pátio.

Italia - Verona - Piazza Erbe
Piazza Erbe
Italia - Verona - Casa di Giulietta
Casa di Giulietta

Continuamos nossa caminhada admirando as fachadas das casas, muitas delas com desenhos em mosaicos, outras bem descascadas, mas isso é que faz o lugar ser bem pitoresco. Subimos a Corso Sant’Anastasia até chegarmos a Igreja de Santa Anastasia, localizada na praça de mesmo nome. Em seguida, pegamos a Via Duomo até chegarmos ao Duomo di Verona, mas não entramos nele pois estava acontecendo algum evento naquele momento.

Chegamos ao Rio Ádige e seguimos acompanhando o rio de onde tínhamos uma bela vista do Castelo San Pietro. Descendo a Via Giuseppe Garibaldi em direção ao centro, chegamos à Piazza dei Signori onde paramos para almoçar. Esta praça já foi o centro de poder de Verona e onde se localizavam os mais importantes edifícios do antigo governo. A praça é linda, onde se destacam as construções de estilo medieval com tijolinhos coloridos e no centro da praça uma escultura de Dante Alighieri, considerado um dos maiores poetas da língua italiana, mais que também foi escritor e político.

Italia - Verona - Rio Adige - Castel San Pietro
Rio Ádige – Castel San Pietro
Italia - Verona - Piazza dei Signori
Piazza dei Signori

Após o almoço, fomos em direção ao Rio Ádige para visitarmos o Castelvecchio. Este imponente castelo atualmente é utilizado como museu, o Museu Cívico. Tem um belo jardim com enormes esculturas expostas a céu aberto. Depois da visita, retornamos à estação para pegamos o trem de volta para Milão. Antes passamos novamente pela Arena di Verona para mais algumas fotos.

Italia - Verona - Castelvecchio
Castelvecchio
Italia - Verona - Anfiteatro Romano
Anfiteatro Romano

Dicas / Informações

Verona foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura. É conhecida por ser a cidade onde se passou a história de Romeu e Julieta.

  • Esta viagem foi realizada em agosto de 2013 (1 dia inteiro sem pernoite).
  • Arena di Verona é um anfiteatro romano conhecido pelas monumentais produções de ópera que nela são apresentadas. Segundo estudos recentes, deve ter sido construído até o século I.

Links úteis

Locais Informações (valores de agosto/2013)
Arena di Verona Ingresso: € 6 (Juliana tinha 4 anos e não pagou)
Para ver a agenda de shows, entre no Site Oficial (em inglês)
Castelvecchio Ingresso: gratuito, mas para o Museu Cívico é cobrado ingresso.

Deixe uma resposta