Toledo

Como chegamos

Como estávamos hospedados em Madri, pegamos um trem rápido (AVE) na estação Atocha e fomos até Toledo, distante cerca de 72 km, numa viagem que durou aproximadamente 30 minutos.


O que fizemos

1º dia: Toledo

Chegamos na estação de trem de Toledo e pegamos um táxi em frente à estação até a cidade murada. Descemos na Plaza Zocodover, seu mercado central, uma praça cercada por belas construções com alguns restaurantes e de onde sai um passeio de trenzinho pela cidade.

Espanha - Toledo - Plaza Zocodover
Plaza Zocodover

Começamos nossa caminhada pela cidade subindo uma rua lateral à praça e logo em seguida chegamos no Alcázar de Toledo. Esta belíssima construção foi um palácio fortificado e é onde atualmente funcionam a Biblioteca de Castilla-La Mancha e o Museu do Exército. Apenas a Márcia e a Carol entraram e o restante do pessoal ficou nas lojinhas próximas, por sinal os destaques dessas lojinhas eram os produtos que se referiam à famosa dupla Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança, muito conhecidos na região, além de belíssimas espadas e armaduras medievais.

Espanha - Toledo - Alcazar
Alcázar
Espanha - Toledo
Toledo

Continuamos caminhando pelas ruas estreitas de arquitetura medieval da cidade, passamos pelo Teatro de Rojas, até chegarmos na memorável Santa Iglesia Catedral Primada de Toledo, que é uma das três catedrais góticas espanholas do século XIII, sendo considerada a obra magna desse estilo no país. Vale destacar a fachada principal e suas 3 portas: a Porta do Perdão, a Porta do Juízo Final e a Porta do Inferno e os mais de 750 vitrais. É realmente impressionante a beleza e a riqueza desta Catedral.

Espanha - Toledo - Santa Iglesia Catedral Primada
Santa Iglesia Catedral Primada
Espanha - Toledo - Santa Iglesia Catedral Primada
Santa Iglesia Catedral Primada
Espanha - Toledo - Santa Iglesia Catedral Primada
Santa Iglesia Catedral Primada

Saímos da Catedral e bem em frente à fachada principal encontramos a Plaza Ayuntamiento, com algumas construções municipais e onde naquele dia acontecia uma feira com algumas barracas que preparavam guloseimas como linguiças e tantos outros tipos de carne para que os transeuntes pudessem parar para fazer uma rápida refeição. Seguindo nosso caminho, passamos ainda pela Iglesia de San Ildefonso, com seu estilo barroco em homenagem ao patrono da cidade.

Espanha - Toledo - Plaza Ayuntamiento
Plaza Ayuntamiento

Depois disso resolvemos passear pelo lado de fora das muralhas. Saímos pela Puerta de Valmardón, onde encontra-se ao lado a Ermida do Cristo de la Luz, passamos pela Puerta del Sol, e caminhamos até a Puerta de Alarcones. Todo esse caminho admirando a bela vista da cidade de Toledo fora das muralhas. Depois disso, adentramos a muralha e retornamos à Plaza Zocodover onde, enfim, almoçamos. Enquanto almoçávamos, estava acontecendo uma despedida de solteiro de um casal. A música tocava alto e a bagunça que estava sendo feita na entrada do restaurante era contagiante.

Espanha - Toledo - Puerta del Sol
Puerta del Sol

Depois do almoço, caminhamos pelos arredores da praça até a Calle Cervantes, onde encontra-se uma estátua de Miguel de Cervantes. Depois fomos até a entrada do Museo de Santa Cruz. Em seguida retornamos para estação de trem para voltarmos para Madri. No caminho, fizemos um belo registro da cidade de Toledo, com destaque para o Alcázar no alto e a Puente de Alcantara atravessando o Rio Tejo.

Espanha - Toledo - Rio Tejo
Toledo e o Rio Tejo


Dicas / Informações

Toledo é uma cidade na região de Castela-Mancha, na Espanha. Está situada no topo de uma montanha, cercada pelo Rio Tejo, e tem muitos sítios históricos: o Alcázar, a Catedral e o Zocodover.

  • Esta viagem foi realizada em setembro de 2014 (1 dia inteiro sem pernoite).
  • Toledo é conhecida como a “Cidade das Três Culturas”. Nela predominou a tolerância e o convívio pacífico entre muçulmanos, judeus e cristãos.

Links úteis

Locais Informações (valores de setembro/2014)
Trem de Madri para Toledo Preço: € 10,15 (Renfe)
Catedral Primada Ingresso: € 11 (visita completa)

Deixe uma resposta