Ávila

Como chegamos

Como estávamos hospedados em Madri, pegamos um trem regional na estação Chamartín e fomos até Ávila, distante cerca de 110 km, numa viagem que durou aproximadamente 1 hora e meia.


O que fizemos

1º dia: Ávila

Chegamos na estação de trem de Ávila e após compramos um pequeno guia partimos em direção à cidade murada. Subimos a Paseo de la Estación e após caminharmos por aproximadamente 20 minutos chegamos na Plaza de Santa Tereza de Jesus, uma bela praça em que temos de um lado a Parroquia de San Pedro Apóstolo e do outro as muralhas da cidade, além de alguns restaurantes e comércio ao redor. Ficamos por alguns minutos admirando esta imponente e bem conservada muralha medieval, caminhamos um pouco pela Paseo Rastro, que tem um belo visual da região, e depois adentramos a muralha por um dos seus nove portões: a Puerta del Alcázar.

Espanha - Avila - Muralhas
Muralhas

Entramos na cidade murada e fomos direto para a Plaza de la Catedral onde encontra-se a Catedral de Ávila, que é considerada a primeira catedral gótica da Espanha. Foi projetada como uma fortaleza e como templo sendo que sua abside faz parte da muralha. Entramos nela e ficamos conhecendo seu interior por aproximadamente 30 minutos.

Espanha - Avila - Catedral
Catedral

Depois de visitarmos a Catedral, passamos pela Plaza Mercado Chico que é uma praça em forma de quadrado onde encontra-se o Ayuntamiento, ou seja, a Câmara Municipal, além de alguns cafés e bares, onde vale destacar uma doceria que vendia as famosas “Yemas de Ávila”, que seriam os pastéis de Belém deles.

Espanha - Avila - Plaza Mercado Chico
Plaza Mercado Chico

Saindo dali, passamos pela Parroquia de San Juan Bautista, de 1515, onde Santa Tereza de Ávila foi batizada. Em seguida, chegamos a Plaza de la Santa onde encontram-se o Convento de Santa Tereza de Jesus, construído no século XVII no local da casa de Santa Tereza, e a Ordem dos Carmelitas Descalços, que é um ramo da Ordem do Carmo.

Espanha - Avila - Convento de Santa Tereza de Jesus
Convento de Santa Tereza de Jesus

Continuando nossa caminhada pela cidade, saímos da cidade murada pela Puerta de la Santa, passeamos pelo Paseo Rastro onde ficamos admirando e registrando esta maravilha arquitetônica medieval, retornamos à Plaza de Santa Tereza de Jesus e depois para a estação de trem pois ainda fomos visitar Segóvia neste dia.

Espanha - Avila - Iglesia de San Pedro
Iglesia de San Pedro


Dicas / Informações

Ávila é uma cidade da região de Castela e Leão, que tem as muralhas mais bem preservadas da Espanha. Com mais de 2,5 km de extensão, 12 metros de altura, 3 metros de espessura, com 88 torres semicirculares e nove portões, os que mais se destacam são: Puerta del Alcázar e Puerta de San Vicente.

  • Esta viagem foi realizada em setembro de 2014 (manhã/tarde de um dia – sem pernoite).
  • Infelizmente não conseguimos caminhar por cima das muralhas pois não tinha este passeio no dia da semana que fomos.
  • Se fizer bem planejado, dá para visitar Ávila e Segóvia no mesmo dia.

Links úteis

Locais Informações (valores de setembro/2014)
Trem de Madri para Ávila Preço: € 12 (Renfe)
Catedral de Ávila Ingresso: € 4

Deixe uma resposta