Jericoacoara

Como chegamos

Ônibus de Fortaleza para Jericoacoara. Saímos às 21:00 hs e a viagem durou aproximadamente 6 horas até Jijoca de Jericoacoara. Chegamos às 3 hs da manhã e pegamos um pau-de-arara por mais 40 minutos até a Vila de Jericoacoara.

Onde ficamos

Pousada Hippopotamus – Rua do Forró, s/n – Jericoacoara – Ceará
Faça sua reserva ou envie um email ou visite o site

Período: 2 dias / 1 noite (agosto de 2001)

Nossa avaliação: Boa pousada. Quarto bom, com boa cama e frigobar. Bom café da manhã. Ótima localização.

O que fizemos

1º dia: Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul e Pedra Furada

Alugamos um passeio de bugre de dia inteiro para conhecermos duas lagoas de Jericoacoara e a Pedra Furada. No início do passeio, pegamos a Praia do Preá, uma praia muito extensa de areia batida, que determina o limite leste da APA e onde a pesca é abundante, oferecendo peixes e camarões frescos nos restaurantes locais. Chegamos na Lagoa do Paraíso, localizada no município de Jijoca, e que tem 15 km2 de água doce e transparente, cercada por enormes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca e é muito procurada para o velejo em suas águas.

Brasil - Ceara - Jericoacoara - Lagoa do Paraiso
Lagoa do Paraíso

Em seguida, fomos até a Lagoa Azul, cuja água cristalina e refrescante é formada pelas águas das chuvas. Tem areia branca e bancos de madeira dentro d’água para servir de trampolim. Esta lagoa tem uma grande extensão, e sua paisagem se compara ao colorido do Caribe. Aproveitamos para almoçar por aqui.

Após o almoço fomos conhecer a tão famosa Pedra Furada. Descemos do bugre e fomos caminhando até perto da Pedra Furada e também da Pedra do Frade. Neste momento aconteceu o inusitado: o IBAMA deu uma “dura” nos bugueiros e eles foram embora levando as coisas que estavam no bugre (chinelo, camisa, …); tivemos que retornar à vila caminhando descalços (a Bete retornou no lombo de um jegue) e vimos o pôr do sol do alto de uma colina, de onde se viam também a Vila de Jeri e a Duna Maior. Depois de mais de uma hora caminhando, chegamos na Vila de Jericoacoara.

Brasil - Ceara - Jericoacoara - Por do Sol do alto da duna
Pôr do Sol do alto da duna

2º dia: Jericoacoara

Como não consegumos ver o pôr do sol de cima da Duna Maior, resolvemos que acordaríamos às 4 horas da manhã para subir a duna e ver o amanhecer, e foi o que fizemos. Ainda estava escuro quando saímos do hotel em direção à Duna Maior. Começamos a subir e o sol foi nascendo. Chegamos em cima da duna e pudemos desfrutar daquele momento único: o sol saindo por trás das dunas e nós, sozinhos no local, sentados apreciando aquele espetáculo da natureza. Inesquecível !!!

Para o dia de hoje havíamos reservado um passeio de bugre para Tatajuba. Tatajuba é uma praia localizada no município de Camocim, extremo oeste da faixa litorânea do Ceará, a aproximadamente 390 quilômetros de Fortaleza, quase na divisa com o Piauí. É um vilarejo de pescadores que foi soterrado pela areia e reconstruído na outra margem do rio, tem dunas enormes, coqueirais e mar calmo. No passeio atravessamos o rio Guriú e conhecemos as Dunas do Funil, o Lago Grande e a praia do Mangue Seco.

No final da tarde, retornamos para a pousada e em seguida para Fortaleza.

Dicas / Informações

• Se tiver tempo, não deixe de conhecer Jericoacoara.
  • Melhor refeição: Peixe ao molho de camarão (R$ 22,00)

Locais Informações (valores de agosto/2001)
Hippopotamus Preço: R$ 116,00 (transporte e estadia)
Pedra Furada e Lagoas Preço: R$ 60,00 (passeio de bugre)
Tatajuba Preço: R$ 25,00 (passeio de bugre)