Trilha da Pedra Furada e Duna do Pôr do Sol – Jericoacoara

Brasil - Ceara - Jericoacoara - Pedra Furada

A Trilha da Pedra Furada, principal cartão-postal de Jericoacoara e um dos mais importantes do Ceará, poderia ser apenas uma trilha até uma formação rochosa no meio da areia, mas o pôr do sol e suas belezas a tornam uma das mais bonitas.

2º dia: Trilha da Pedra Furada e Duna do Pôr do Sol

Dia lindo em Jeri. Nossa programação para este dia era aproveitar bem o vilarejo e não fazer nenhum passeio distante. Sendo assim, não acordamos tão cedo assim, tomamos nosso café da manhã e saímos. Da sacada da pousada víamos o mar e a Duna do Pôr do Sol e percebemos que nossa estadia em Jeri seria de muita praia e visual bonito.

Há alguns poucos metros da pousada a primeira surpresa: o Essenza Dune, uma ampliação do Essenza Hotel na praia de Jericoacoara a 100 metros da famosa Duna do Pôr do Sol. Voltamos à Jeri 17 anos depois e um hotel neste estilo era uma coisa impensável. Apesar de tudo, um hotel lindo e muito bem arquitetado que não polui o visual do lugar.

Brasil - Ceara - Jericoacoara - Hotel Essenza
Essenza Dune

Chegamos à praia ainda bem vazia. Fomos caminhando para o lado oposto ao da Duna do Pôr do Sol quando tivemos uma ideia: porque não fazemos uma caminhada até a Pedra Furada ? Em 2001, retornamos a pé de um passeio até ela e como gostamos de caminhar achamos um bom programa.

Praia Malhada

Pensávamos em ir até lá pela Praia Malhada mas logo encontramos um grupo de pescadores que nos disseram que seria impossível por cauda da maré alta. O certo então seria irmos pelo outro caminho, via Morro do Serrote, mas resolvemos ir beirando o mar, o que tornou nossa caminhada um pouco mais longa e cansativa.

Trilha da Pedra Furada

O caminho é muito bonito com muita vegetação rasteira, cactus e aquele mar azul turquesa nos acompanhando. Vale a pena o esforço !!!

Faltando poucos metros para chegarmos e decidimos descer para dar um mergulho num pedaço da praia cheia de formações rochosas. Foi nessa hora que, ao entrar na água, enfiei o pé por baixo de uma pedra que fez uma corte que tenho a marca até hoje. Mas valeu o mergulho !!!

Pedra Furada

Chegamos na Pedra Furada. Como o sol estava a pino, não tinha muita gente no local. Mas graças a Deus tinha um ambulante vendendo um coquinho super gelado. Acho que bebemos uns 10.

Na volta, retornamos pela trilha via Morro do Serrote. A subida do morro oferece uma bela visão da formação rochosa em harmonia com a areia e o mar. Apesar de cansados, a caminhada de volta foi bem mais tranquila.

Trilha da Pedra Furada

Ao retornarmos para a Vila de Jeri, passamos na primeira padaria do lugar, a Padaria Santo Antonio, hoje bem mais moderna. Compramos algumas guloseimas e depois fomos almoçar no restaurante Sapão onde os pratos eram bem servidos e deliciosos.

Depois de presenciar mais um belíssimo pôr do sol, fomos para a pousada descansar um pouco. À noite, saímos para caminhar pela vila e presenciar a agitação da noite em Jeri. Depois de algumas comprinhas nos diversos camelôs espalhados pela vila, paramos para jantar no restaurante Peperino.