Fortaleza

Voo do Rio de Janeiro para Fortaleza

Onde ficamos

Ponta Mar Hotel – Avenida Beira Mar, 2200 – Meireles – Fortaleza – Ceará
Faça sua reserva ou visite o site

Período: 6 dias / 5 noites (agosto de 2001)

Nossa avaliação: Ótimo hotel. Quarto muito bom, com boa cama, TV e frigobar. Excelente café da manhã. Ótima localização (em frente à praia).

O que fizemos

1º dia: Chegada em Fortaleza

Chegamos em Fortaleza e depois de deixarmos as malas no hotel, saímos para caminhar pelas praias do Meireles, Iracema e Mucuripe. Lembro de duas situações engraçadas e ao mesmo tempo desagradáveis: na primeira, quando sentamos num quiosque para tomar coco e chegaram alguns “repentistas” tocando seus instrumentos, e que ao terminarem pediram um trocado e demos “míseros” dois reais, tinha que ver a cara feia que fizeram; na segunda, foi quando reparamos que ao nosso redor, todo mundo estava se “arrumando” com as “meninas” do lugar e foi quando percebemos que ali era um ponto de prostituição.

2º dia: City Tour em Fortaleza e Cumbuco

Pela manhã, saímos cedo e fomos conhecer um pouco da cidade. O City Tour passa pelos principais pontos turísticos da cidade – Estátua de Iracema, Cais do Porto, Praia do Futuro, Mausoléu Castelo Branco, Teatro José de Alencar, Catedral Metropolitana, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, Mercado Central e Ponte Metálica.

À tarde, reservamos um passeio até Cumbuco. Cumbuco é um praia localizada no município de Caucaia, a 30 km da capital, e que tem três lagoas que o tornam ainda mais bonito: as lagoas do Banana, do Cauípe e do Parnamirim. Chegando lá, reservamos um passeio de bugre pelas dunas e lagoas de Cumbuco.

Após muitas subidas e descidas pelas dunas, nos levaram para fazer skibunda na lagoa do Parnamirim, que consistia em descer uma duna de 20 metros para depois mergulhar nas águas refrescantes da lagoa. Em seguida, fomos num lugar de onde se tinha uma bela vista panorâmica da lagoa do Banana. Após este passeio de bugre, retornamos para a praia de Cumbuco onde almoçamos e desfrutamos da praia até voltarmos para o hotel.

Brasil - Ceara - Cumbuco - Lagoa de Parnamirim
Cumbuco – Lagoa de Parnamirim

3º dia: Praia das Fontes e Morro Branco

Neste dia alugamos um carro e fomos conhecer a Praia das Fontes e Morro Branco. Chegando na Praia das Fontes, deixamos o carro no estacionamento e fomos caminhar pela praia. Lembro de ter comido, na minha opinião, a melhor cocada do Nordeste, de coco e aipim.

Depois pegamos um bugre até o Labirinto das Falésias, em Morro Branco, onde se extraem as areias coloridas para os artesanatos. Caminhamos pelo labirinto e subimos nas falésias, de onde se tem uma bela vista de Morro Branco.

Ao retornarmos do passeio, descansamos um pouco e à noite, por volta das 21:00 hs, pegamos um ônibus que nos levou à Jericoacoara, onde passaríamos 2 dias inteiros.

4º dia: Lagoinha

Neste dia reservamos um passeio para Lagoinha. Lagoinha é um praia localizada no município de Paraipaba, a aproximadamente 100 km de Fortaleza. Recebeu o nome devido as inúmeras lagoas de água doce existentes na região. Possui extensão de 15 km e formato em meia-lua entre dois morros, além de possuir dunas, coqueiros, lagoas e falésias.

Chegando lá, reservamos o passeio 3×1, que consistia em pegar um pau-de-arara, um catamarã e um bugre para visitar a região. Pegamos o tra-trem, um pau-de-arara estilizado e robusto, e fomos visitar uma fábrica de farinha de mandioca. Até hoje lembro da cabana de palha debaixo do sol escaldante onde mulheres ficavam moendo a mandioca no toco. Depois pegamos um catamarã para passear na Lagoa das Almécegas e em seguida o bugre para fazer um passeio pelas dunas de Lagoinha. Ao final do passeio, voltamos para a praia de Lagoinha onde almoçamos e depois desfrutamos do banho de mar e da bela paisagem do lugar.

Brasil - Ceara - Lagoinha - Praia e Dunas
Lagoinha – Praia e Dunas
Brasil - Ceara - Lagoinha - Lagoa das Almecegas
Lagoinha – Lagoa das Almécegas

5º dia: Canoa Quebrada

Enfim havia chegado o dia de conhecer uma das praias mais bonitas do Brasil. Canoa Quebrada é uma praia localizada no litoral leste do Ceará, no município de Aracati, e distante 166 km de Fortaleza. A sua paisagem é caracterizada por dunas e falésias avermelhadas de até trinta metros acima do nível do mar. Adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos “hippies”, que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira, que até hoje preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Chegamos lá e fomos recebidos por aquela vista das falésias, por onde descemos até a praia. O símbolo de Lua e Estrela esculpido nas falésias, muito lindo !!! Ficamos horas caminhando pela praia, indo até as dunas, se refrescando no seu mar de águas cristalinas, até chegar a hora de voltarmos para o hotel.

6º dia: Passeio por Fortaleza

No último dia na cidade, fomos até o Centro Cultural Dragão do Mar, que é um dos maiores centros culturais do Brasil. São 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco, o Anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário Rubens de Azevedo. Visitamos também a Igreja e a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e caminhamos na praia até o Monumento à Iracema.

Brasil - Ceara - Fortaleza - Dragao do Mar
Dragão do Mar

Saída de Fortaleza para Natal

Dicas / Informações

• Se tiver tempo, não deixe de ir à Jericoacoara e Canoa Quebrada.
  • Melhor restaurante: Colher de Pau (Baião de dois com carne de sol)
  • City Tour e Cumbuco estavam no pacote (passeio de bugre – R$ 15,00; skibunda – R$ 2,00)

Dicas / Locais Informações (valores de agosto/2001)
Morro Branco e Praia das Fontes Preço: R$ 20,00
Lagoinha Preço: R$ 20,00 (passeio 3×1 – pau-de-arara, catamarã e bugre)
Canoa Quebrada Preço: R$ 25,00
Aluguel do carro Preço: R$ 67,00 (por dia)