Ilhas Flutuantes de Uros e Sillustani – Puno

Peru - Puno - Lago Titicaca - Ilhas Flutuantes de Uros

Duas atrações imperdíveis em Puno são as Ilhas Flutuantes de Uros, ilhas artificiais que ficam sobre as águas do Lago Titicaca; e o Complexo Arqueológico de Sillustani, uma grande e importante necrópole que se encontra às margens da laguna de Umayo.


2º dia: Ilhas Flutuantes de Uros e Complexo Arqueológico de Sillustani

Nesta manhã em Puno, pegamos um barco e fomos visitar as Ilhas Flutuantes de Uros, ilhas artificiais que ficam sobre as águas do Lago Titicaca. Estas ilhas são feitas de totora, uma espécie de vegetação local, e são habitadas por peruanos e bolivianos que a utilizam para construir, habitar, criar animais e, atualmente, explorar o turismo com a venda de artesanatos e visitas guiadas. Foi uma manhã muito agradável junto daquela gente. Escutamos sua história, comemos sua comida, inclusive totora, dançamos sua música e passeamos de barco pelo Lago Titicaca. Neste passeio percebemos que também existem escolas e creches nas ilhas flutuantes.

Peru - Puno - Lago Titicaca - Passeio as Ilhas Flutuantes de Uros
Lago Titicaca – Passeio às Ilhas Flutuantes de Uros
Peru - Puno - Lago Titicaca - Passeio as Ilhas Flutuantes de Uros
Lago Titicaca – Ilhas Flutuantes de Uros

À tarde, fomos para o centro de Puno para conhecermos a Plaza de Armas e aguardar o passeio da tarde. Neste dia estava tendo uma comemoração da Polícia local com direito à banda e festejos. Em seguida partimos para conhecer o Complexo Arqueológico de Sillustani, uma grande e importante necrópole que se encontra às margens da laguna de Umayo. Sillustani fica a 34 quilômetros de Puno e se destaca por suas gigantescas torres de pedra (as chullpas), que são como grandes sarcófagos, muitas delas com mais de 12 metros de altura. O lugar foi utilizado como cemitério durante muito tempo pelas culturas Tiahuanaco, Colla e, finalmente, pelos Incas. Um lugar sinistro mas ao mesmo tempo deslumbrante.

Saindo de Sillustani passamos num povoado próximo dali para conhecer suas casas e como vivem. Conhecemos uma tradição peruana: a de colocar dois pequenos touros de barro em cima da casa para dar proteção e sorte. Foi uma experiência interessante.

Peru - Puno - Plaza de Armas - Catedral
Plaza de Armas – Catedral – Puno
Peru - Lago Titicaca - Sillustani
Complexo Arqueológico de Sillustani

Veja também:


Dicas e informações

Informações

  • As principais cidades às margens do Lago Titicaca são Puno, do lado peruano, e Copacabana, do lado boliviano.
  • Em quechua, Wiracocha significa Deus Supremo.

Links úteis

Deixe uma resposta