Teatro Solís e Mercado del Porto – Montevidéu

Uruguai - Montevideu - Teatro Solis

O Teatro Solís possui as características típicas dos teatros líricos, como orquestra e 4 anéis, e tem uma forma ligeiramente elíptica, como a do Teatro alla Scala, de Milão.


4º dia: Teatro Solís, Ciudad Vieja, Mercado del Porto e Catedral Metropolitana

Decidimos dedicar este dia para conhecer a parte mais tradicional da cidade. Saímos do hotel, subimos a Andrés Martinez Trueba até a Constituyente, depois entramos na Avenida 18 de Julio e andamos por ela até a Plaza Independencia. Entramos no famoso Palacio Salvo e perguntamos como era a visita guiada. A recepcionista disse que era uma visita interna com explicações bem detalhadas sobre a história e a arquitetura do lugar e que dava para ter uma bela vista da cidade.

Uruguai - Montevideu - Plaza Independencia
Plaza Independencia

Apesar de todos os atrativos preferimos ir ao Teatro Solís, que fica bem próximo ao Palacio Salvo. É um belo teatro e neste dia, quarta-feira, a visita guiada é gratuita. Entramos e enquanto aguardávamos encontramos um casal de paulistas que conhecemos em Itu. Começou a visita com a apresentação de uma cena de romance entre dois atores. Depois entramos no teatro e sentamos nas primeiras filas. A apresentação continuou dentro de teatro e em seguida tivemos explicações detalhadas da história e das estruturas do teatro.

Uruguai - Montevideu - Teatro Solis
Teatro Solís
Uruguai - Montevideu - Teatro Solis
Teatro Solís

Mercado del Porto

Depois que saímos do teatro fomos até o Museo de la Casa del Gobierno, próximo ao teatro, mas resolvemos não visitar pois já estava na hora do almoço. Como ainda não tínhamos feito até então, decidimos almoçar em algum restaurante do Mercado del Porto. Atravessamos a Plaza Independencia, passamos pela Puerta de la Ciudadela e descemos as Calles Sarandí e Perez Castellano até chegarmos lá.

Uruguai - Montevideu - Mercado del Porto
Mercado del Porto

Chegando ao Mercado del Porto escolhemos o restaurante El Palenque para almoçar. É um dos melhores restaurantes da cidade e nada melhor do que comer uma deliciosa carne uruguaia com papas fritas acompanhadas de um cerveja Patricia bem gelada para repor as energias. Sentamos na área externa, mas pode-se ficar no salão ou na barra, para ver as carnes sendo preparadas.

Uruguai - Montevideu - Mercado del Porto - Restaurante El Palenque
Mercado del Porto – Restaurante El Palenque

Depois do almoço retornamos pelas Calles Perez Castellano e Sarandí admirando seu comércio com mais calma. Chegamos na Plaza Constituición, ou Plaza Matriz, onde encontra-se a Catedral Metropolitana de Montevidéu e o Cabildo. Entramos para visitar a Catedral onde a vista da nave central e a capela-mor são muito bonitas.

Uruguai - Montevideu - Plaza Constituicion
Plaza Constituición
Uruguai - Montevideu - Catedral Metropolitana
Catedral Metropolitana

Depois que saímos da Catedral tomamos um delicioso sorvete La Cigale num quiosque na praça. Depois disso pegamos um táxi e retornamos para o hotel pois estávamos um pouco cansados da caminhada. Para finalizar mais um dia maravilhoso nada como um pôr do sol às margens do Rio da Prata.

Uruguai - Montevideu - Vista do hotel
Vista do hotel

Veja também:


Dicas e informações

Informações

  • As Calles Sarandí e Perez Castellano, na Ciudad Vieja, tem um calçamento diferente das outras ruas desta região. São ruas para turistas com muitas lojas, restaurantes, camelôs e atrações para entreter os estrangeiros e por isso preferimos andar por elas. Percebemos que estas ruas são muito mais bem policiadas que as outras na região.
  • O sorvete La Cigale é muito bom e comparável aos que mais gostamos: Amorino e Venchi.
  • Não faça câmbio em dólar no Brasil para ir ao Uruguai. Leve reais e troque nas casas de câmbio por lá. Há várias em Montevidéu em que não é cobrada taxa de câmbio, o que é uma boa economia em relação ao IOF cobrado no cartão de crédito. Na Avenida 18 de Julio, a principal da cidade, e próximo aos shoppings existem diversas casas de câmbio.
  • O serviço de táxi do Uber funciona muito bem em Montevidéu. Utilizamos algumas vezes no último dia sem problemas, inclusive para irmos ao aeroporto de madrugada.

Links úteis

Deixe uma resposta