Chapada dos Veadeiros – Mirante da Janela

Goias - Chapada dos Veadeiros - Mirante da Janela

Nesta trilha passamos pela Cachoeira do Abismo, onde as águas canalizam pelas fendas das rochas formando cachoeiras grandes e pequenas com piscinas de hidromassagem e vista panorâmica, até chegarmos ao Mirante da Janela, que tem uma vista privilegiada da Chapada dos Veadeiros, com destaque para os Saltos do Rio Preto.


3º dia: Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela

Acordamos cedo, tomamos o café da manhã e pegamos a estrada. Depois de aproximadamente 40 minutos, chegamos no início da trilha que fica num lugar conhecido por ser um mirante onde as pessoas vão ver o pôr do sol. Neste lugar tem uma espécie de “monumento místico” feito com tronco e galhos de árvore e uma grande pedra de cristal no meio. Dizem que é onde descem os discos voadores. É uma trilha tranquila onde encontramos diversas espécies de flores do cerrado como também cristais embelezando nosso caminho.

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros

Cachoeira do Abismo

Passamos pela casinha onde se paga a entrada e pode-se tomar uma água ou café e depois de uns 40 minutos de caminhada tranquila, chegamos na Cachoeira do Abismo. Um lugar belíssimo com uma cachoeira descendo pelo grande paredão de rocha e despencando num enorme abismo, sem falar no visual que se tem da Chapada dos Veadeiros. Ficamos ali por uns 40 minutos desfrutando deste visual e da refrescante cachoeira.

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Cachoeira do Abismo
Cachoeira do Abismo

Mirante da Janela

Seguimos nosso passeio até o próximo destino: o Mirante da Janela. Esta trilha tem uma peculiaridade que é o seu formato em “U”. Saímos de um lugar alto, descemos por uma trilha íngreme para depois subirmos até o mirante. Uma trilha um tanto cansativa mas recompensada pelas belas paisagens e pelo contato com a natureza. No caminho, encontramos um pessoal de uma TV do Sul perto de um riacho e foi onde aproveitamos para nos refrescar e até beber água nele.

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Trilha Abismo-Janela
Trilha Abismo-Janela

Conforme vamos nos aproximando do nosso destino, a trilha começa a ter subidas mais íngremes e passa a ser um tipo de “escalaminhada”, um pouco caminhada e um pouco escalada. Chegamos no Mirante da Janela. Primeiro fomos num lugar um tanto estreito de onde tínhamos uma vista privilegiada da Chapada dos Veadeiros, com destaque para os Saltos do Rio Preto que visitamos quando fomos no Parque Nacional. Chegar até a beira para tirar fotos foi uma aventura mas valeu o sufoco.

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Mirante da Janela
Mirante da Janela

Saímos da beira do precipício e fomos para um lugar onde pudéssemos desfrutar daquele belíssimo visual e também fazermos um pequeno lanche. A Bete e o Beto ainda desceram e foram num lugar bem legal de onde renderam algumas belas fotos.

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Mirante da Janela
Mirante da Janela
Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Mirante da Janela
Mirante da Janela

Depois desta cansativa mas revitalizadora trilha, retornamos para a pousada, saímos para jantar e depois fomos descansar pois no dia seguinte teríamos mais aventura.

Veja também:


Dicas e informações

Informações

  • Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
    Localização: próximo ao povoado de São Jorge
    Distância/duração: aproximadamente 7 km, entre 3 a 5 horas (ida e volta)
    Dificuldade: até a Cachoeira do Abismo: baixa a moderada; todo o percurso: pesada
    Ingresso: R$ 10,00 (valor de abril/2015)

Links úteis

Deixe uma resposta