Vaticano (Angelus) e Piazza Venezia – Roma

Italia - Vaticano - Basilica de Sao Pedro (Angelus)

O Angelus, celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, é uma oração da Igreja que honra a Encarnação do Salvador e, ao mesmo tempo, reconhece os méritos de fé e humildade da Virgem Maria.

3º dia: Vaticano (Angelus), Pontes do Rio Tibre e Piazza Venezia

Neste dia de domingo ensolarado nada melhor do que fazer o que todos não podem deixar de fazer quando for à Roma: ver o Papa. Acordamos cedo, tomamos um café reforçado e fomos pegar o metrô. Descemos na estação Ottaviano e fomos caminhando até a Piazza San Pietro (Praça de São Pedro). Chegamos lá perto das 10 horas da manhã e ficamos aguardando Sua Santidade debaixo de um sol escaldante. A Praça de São Pedro não estava muito cheia e por isso ficamos perto de uma grade onde pudemos armar uma “cabana” para proteger a Juliana do sol forte.

Italia - Vaticano - Basilica de Sao Pedro
Vaticano – Basílica de São Pedro

Ao meio-dia, o Papa Francisco chegou à janela do Palazzo Apostolico e começou seu sermão e, em seguida, sua oração, a hora do Angelus. Um belo momento para refletirmos e orarmos pelas pessoas que gostamos. Quando o Papa se recolheu aos seus aposentos, ficamos desfrutando daquele ambiente de paz e harmonia, além do belo visual da praça com a Basílica de São Pedro ao fundo, e onde até aproveitamos para tirar uma foto com uma bandeira brasileira, emprestada por um grupo de brasileiros que ali estavam (e que não eram poucos !!!).

Italia - Vaticano - Praca de Sao Pedro
Vaticano – Praça de São Pedro

Pontes do Rio Tibre

Saindo dali, seguimos em direção ao Castelo Sant’Angelo pela Via della Conciliazione até chegarmos no Rio Tibre. Passamos pelo Castelo Sant’Angelo e também pelo Palácio da Justiça até atravessarmos a Ponte Cavour. Passamos pelo Mausoléu de Augusto e pela Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos até chegarmos na Via del Corso. Em poucos minutos, chegamos na Piazza Colonna onde encontra-se a Coluna de Marcus Aurelius, ou Coluna Antonina. Este monumento grandioso é todo entalhado com inscrições, datadas do século XVI, como celebração das vitórias de Marcus Aurelius na Armênia, Pérsia e Germânia.

Italia - Roma - Castelo SantAngelo
Castelo Sant’Angelo
Italia - Roma - Ponte Cavour
Ponte Cavour

Piazza Venezia

Continuamos pela Via del Corso até chegarmos na incrível Piazza Venezia onde encontra-se o Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, ou Altar da Pátria, que é um monumento em honra ao primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Foi projetado em 1885 mas inaugurado em 1911. Subimos suas escadarias e fomos conhecer este grandioso monumento. Existem dois níveis para subida mas fomos apenas no primeiro que já dava uma bela vista de Roma, principalmente do Coliseu e do Fórum Romano. Ficamos ali até o final da tarde e depois retornamos para o hotel.