Praia do Atalaia – Fernando de Noronha

Brasil - Fernando de Noronha - Praia do Atalaia

A paisagem da Praia do Atalaia lembra a origem vulcânica da ilha, com pedras negras e o Morro do Frade no meio do mar. Os recifes formam piscinas naturais rasas, com excelente visibilidade e muitos peixes. Controlada pelo Ibama, a praia só recebe pequenos grupos por vez, depois de encarar a trilha Caieira-Atalaia de 4,5 km.

4º dia: Trilha à Praia do Atalaia

Neste dia fizemos uma trilha de dia inteiro até a Praia do Atalaia. A trilha Caieira-Atalaia, de aproximadamente 4,5 km e que dura 4 horas, sai da Enseada da Caieira e vai costeando a ilha pelo mar de Fora até chegar na Praia da Atalaia. Começamos a caminhada próximo ao Buraco da Raquel num mirante na Enseada da Caieira.

Trilha à Praia do Atalaia

Logo paramos para mergulhar em duas piscinas naturais na Enseada da Caieira. Eram piscinas em que a água batia na canela mas ao mergulhar parecia que você estava num aquário de tão transparente. Tinham pequenos peixes mas lembro de ter visto um linguado, que quando crescem ficam com os dois olhos do mesmo lado da cabeça, e um peixe, que não lembro o nome, que “adotou” o meu pé e não largava dele. A guia disse que essa era mesmo uma característica deste peixe.

Brasil - Fernando de Noronha - Trilha a Praia do Atalaia - Piscinas Naturais
Piscinas Naturais

Depois do mergulho, subimos o Morro do Francês, com mais de 100 metros, até chegarmos na Pontinha e no Mirante da Pedra Alta. Lá de cima, já avistávamos a Pedra do Frade, que fica em frente à Praia do Atalaia. Mas aí que a “bicho” pegou: começou uma trilha entre árvores bem secas, parecia um deserto, onde fazia uma calor absurdo. Lembro que olhei para trás e vi a Bete derretendo naquele calor. Foram um dos 30 minutos mais longos que já presenciei.

Trilha à Praia do Atalaia

Praia do Atalaia

Enfim, após a trilha infernal, chegamos à Praia do Atalaia. A Praia da Atalaia encontra-se no Mar de Fora, na área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. É a única praia da ilha que tem o acesso controlado pelo IBAMA. São permitidas apenas 100 pessoas por dia, divididos em 4 grupos de 25 pessoas, podendo permanecer por apenas 20 minutos na praia. A visitação acontece todos os dias com horário determinado pelo IBAMA, sempre na maré baixa. Trata-se de uma piscina natural, formada por uma bancada de corais onde pode-se encontrar quase todas as espécies locais. É considerada o berçário de Fernando de Noronha. Lembro que toda vez que tentava botar o pé na areia o guardinha do IBAMA apitava. Inesquecível aquela paisagem das piscinas naturais com a Pedra do Frade ao fundo.

Brasil - Fernando de Noronha - Praia do Atalaia
Praia do Atalaia

À noite, fomos mais uma vez assistir à uma palestra do IBAMA, que neste dia era sobre tubarões. Excelente palestra !!! Só que no dia seguinte tínhamos o batismo de mergulho, o que nos deixou com uma pulga atrás da orelha. Para acalmar, lembramos do que o instrutor disse: “…é mais fácil morrer com uma descarga elétrica de um raio do que mordido por tubarão…”; e aí achamos que não devíamos nos preocupar tanto.