Pompeia e o Vesúvio – Nápoles – Itália

Italia - Pompeia - Templo de Jupiter e Vesuvio

A antiga cidade de Pompeia foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. e se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748.


2º dia: Pompeia

Acordamos bem cedo e pegamos um trem para Pompeia na estação Napoli Centrale. Chegando na estação, seguimos as setas para a ferrovia regional Circumvesuviana e logo estávamos na plataforma. O percurso dura aproximadamente 35 minutos. O trem é bem velho e para em diversas estações, fica cheio de turistas e, como disseram, é bom ter cuidado com bolsas e mochilas. Chegando lá, descemos na estação Pompei Scavi – Villa dei Misteri, por ser a mais próxima das escavações. O sítio arqueológico é bem interessante e grande, mas dá para fazer em um dia com calma. Estava bem quente mas com o céu nublado, por isso passamos muito filtro solar e levamos bastante água, pois existem algumas lanchonetes no local mas ficam distantes.

Italia - Pompeia

Começamos a caminhada e fomos passando por diversos monumentos como o Templo de Vênus, a Basílica e o Templo de Apollo até chegarmos numa das principais praças do sítio, o Fórum, que é cercado por construções romaaantigas, como o Templo de Júpiter, e também por alguns armazéns, onde estão diversos objetos recuperados de Pompeia como também moldes das pessoas carbonizadas depois da erupção do vulcão Vesúvio.

Italia - Pompeia - Forum
Fórum
Italia - Pompeia

Anfiteatro de Pompeia

Para continuarmos conhecendo este belo sítio arqueológico, decidimos ir em direção ao Anfiteatro. No caminho passamos por diversas residências da antiga cidade onde tivemos ideia de como deveria ser a vida das pessoas naquela época. Existiam vários lugares de banhos, cada um diferente do outro. Muitos templos e casas com pinturas restauradas e bem preservadas. Tinha também salas com restos de pessoas carbonizadas, vítimas do grande desastre. Tudo muito interessante !!!

Enfim, chegamos ao Anfiteatro que está muito bem preservado e é muito bonito e imponente. Atravessamos ele, entrando por um portão e saindo pelo outro do lado oposto, passamos também por suas galerias onde conhecemos os recintos em que ficavam os gladiadores antes das apresentações.

Italia - Pompeia
Italia - Pompeia - Anfiteatro
Anfiteatro

Perto do Anfiteatro, encontra-se a Palestra Grande, uma grande área verde ladeada por colunas, mas que não entramos pois estava fechada. Mais alguns minutos de caminhada e chegamos ao Quartel dos Gladiadores, um belo pátio gramado cercado por colunas e com vários aposentos que eles usavam para descanso. Bem ao lado, outro anfiteatro, o Teatro Grande e o Odeion, num lugar bem interessante e muito bem preservado.

Italia - Pompeia - Quartel dos Gladiadores
Quartel dos Gladiadores
Italia - Pompeia - Teatro Grande
Teatro Grande

Já passavam do meio-dia quando resolvemos retornar ao ponto de partida pois ainda neste dia pegaríamos o trem para Roma. No retorno, passamos por diversos lugares interessantes mas o que mais nos chamou a atenção foi a Terme Stabiane, um complexo termal da época romana e que é uma das construções mais antigas da cidade. Por fim, chegamos novamente na praça principal onde tivemos uma bela vista do Templo de Júpiter com o vulcão Vesúvio. A cidade continua sendo escavada e novas descobertas ainda sendo encontradas. Depois disso retornamos para Nápoles e, em seguida, saímos de Nápoles para Roma.


Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Trem de Nápoles para Pompeia (Circumvesuviana)
    Preço: € 4,60 euros (ida e volta com direito ao transporte público)
  • Pompeia
    Ingresso: € 11 euros (adulto) e gratuito para menores de 18 anos

Informações

  • Pompeia está situada a 22 km da cidade de Nápoles. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Pompeia se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção.
  • Acho que poderíamos ter visitado Pompeia vindo num passeio de Roma e dispensado o museu.

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica