Piazza del Duomo e Ponte Vecchio – Florença

Italia - Florenca - Piazza del Duomo

Piazza del Duomo, em Florença, é uma praça deslumbrante onde se localizam algumas das principais atrações da cidade: a Catedral de Santa Maria del Fiore,  o Campanário de Giotto e o Batistério de São João.

1º dia: Piazza del Duomo, Igreja Santa Maria Novella, Piazza della Signoria e Rio Arno

Após chegarmos na estação de trem de Florença, resolvemos ir caminhando, apesar de um pouco distante. Depois de passar um sufoco pelas calçadas estreitas e ruas desniveladas, chegamos ao hotel. Em seguida saímos e depois de aproximadamente 20 minutos de caminhada, chegamos na Piazza San Lorenzo. Aos domingos esta praça tem uma feira de artesanato e couro onde encontramos alguns camelôs brasileiros. Perto da praça, existe o complexo de San Lorenzo com algumas atrações interessantes mas que deixamos para visitar em outro dia.

Italia - Florenca
Florença

Piazza del Duomo

Seguimos para a Piazza del Duomo, onde estão a Catedral de Santa Maria del Fiore,  o Campanário de Giotto e o Batistério de São João (San Giovanni). Esta praça deslumbrante é uma das principais atrações de Florença. A fachada da catedral é majestosa, toda em mármore, incluindo mármore rosa que é muito raro. As portas do Batistério são impressionantes, detalhadamente esculpidas. Entramos no Duomo de Florença, a Catedral, e lá ficamos admirando uma das cúpulas mais lindas que já vimos. A pintura é tão impressionante que parece que os personagens estão saindo dela. A igreja não é rica em ouro e prata mas por suas esculturas e pinturas, principalmente a da cúpula, já valem a visita.

Italia - Florenca - Basilica de Santa Maria del Fiore
Basílica de Santa Maria del Fiore

Igreja Santa Maria Novella

Saímos de lá e fomos conhecer a Igreja Santa Maria Novella. Essa igreja fica bem próxima da estação de trem e de frente com ela fica uma pracinha de mesmo nome muito charmosa, florida e com vários cafés. Entramos rapidamente na igreja que é bem simples e sem muitos atrativos. Continuamos andando pela cidade chegamos ao Palazzo Strozzi. Este é um dos belos exemplares da arquitetura renascentista italiana. Atualmente abriga dois institutos sendo que um deles acolhe importantes mostras de arte contemporânea. Este palácio fica numa rua com muitas lojas de grife, como Fendi e Giorgio Armani. Muito agradável de caminhar. Seguindo nossa caminhada, passamos pela Piazza Santa Trinita em direção à Ponte Vecchio. Chegamos ao Rio Arno e lá estava a famosa ponte, imponente e cheia de lojas e joalherias. É o cartão postal da cidade e o pôr do sol visto de lá é fascinante.

Galleria degli Uffizi e Piazza della Signoria

Seguindo mais adiante, chegamos na Galleria degli Uffizi. Neste lugar vários artistas estavam fazendo pinturas, retratos e desenhos, num ambiente bem artístico e agradável. Atravessamos o corredor externo da galeria e chegamos na grandiosa e deslumbrante Piazza della Signoria, em frente ao Palazzo Vecchio. A praça é um museu a céu aberto, com muitas obras e esculturas, difícil saber para onde olhar. Lá estão a Fonte de Netuno, uma escultura simbolizando a morte da Medusa, uma réplica de Davi de Michelangelo, entre muitas outras obras.

Italia - Florenca - Piazza della Signoria - Fonte de Netuno
Piazza della Signoria – Fonte de Netuno

Para finalizarmos este proveitoso dia de passeio, no caminho de retorno para o hotel, paramos para jantar no restaurante Giardino di Barbano, que fica na Piazza della Indipendenza. Enquanto aguardávamos nosso jantar, Juliana ficou admirando o pizzaiolo no preparo da sua pizza. Fechamos a noite tomando um merecido vinho e comendo deliciosas bruschettas, inclusive de “frijoles” (um tipo de feijão branco).