Os Passos de Anchieta – Meaípe até Santuário de Anchieta

Brasil - Espirito Santo - Anchieta - Santuário de Anchieta

A última etapa é um resumo de todas as anteriores, pois alterna trechos em praias desertas, rodovias e estradas de terra. Neste trecho os andarilhos são saudados com pétalas de flores e palmas. O grande prêmio é a visão da escadaria que leva ao Santuário de Anchieta, onde os participantes compartilham toda uma história de solidariedade, superação de obstáculos físicos, companheirismo e satisfação.

4º dia: Os Passos de Anchieta – Trecho Meaípe-Anchieta (23 km)

A última etapa da caminhada, de 23 km, alterna trechos onde caminha-se em praias desertas, rodovias e estradas de terra. Saímos da praia de Meaípe e caminhamos por aproximadamente duas horas, num sol escaldante, por um longo trecho de estrada. Na Rodovia do Sol, passamos por praias e lagoas, além do Porto de Ubu, até chegarmos na praia de Ubu. Neste lugar paramos em mais um ponto de apoio.

Depois de caminharmos por aproximadamente uma hora, encontramos uma filial do Projeto TAMAR, na praia da Guanabara. Esta área apresenta grande incidência de desova de tartarugas da espécie Caretta. Depois de meia hora, chegamos na praia de Castelhanos, onde muitos esperam pelos que ficaram para trás para poderem percorrer os últimos quilômetros e subirem as escadarias do Santuário juntos. Nos últimos metros da caminhada fomos saudados com batidas e licores além de pétalas de flores e palmas.

Brasil - Espirito Santo - Anchieta - Praia da Guanabara - Projeto Tamar
Praia da Guanabara – Projeto Tamar
Brasil - Espirito Santo - Anchieta - Ponta dos Castelhanos
Anchieta – Ponta dos Castelhanos
Brasil - Espirito Santo - Anchieta
Anchieta

Santuário de Anchieta

O grande prêmio da caminhada é a visão da escadaria que leva ao Santuário Nacional São José de Anchieta, ou somente Santuário de Anchieta. Esta é uma construção jesuítica de 1597 erguida pelo beato, em seu último ano de vida, com a ajuda dos índios tupis. É neste momento que temos a sensação de meta cumprida. É nessa hora que toda a solidariedade e superação envolvidas nestes dias fazem todo o sentido. Valeu muito !!!

Brasil - Espirito Santo - Anchieta - Santuario Nacional Sao Jose de Anchieta
Santuário Nacional São José de Anchieta
Brasil - Espirito Santo - Anchieta - Igreja Matriz Nossa Senhora da Assuncao
Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção
Brasil - Espirito Santo - Os Passos de Anchieta - Credencial
Os Passos de Anchieta – Credencial
Brasil - Espirito Santo - Passos de Anchieta - Mapa de Praias
Os Passos de Anchieta – Mapa de Praias

A saída de Vitória para o Rio de Janeiro teve muita complicação. Como nosso voo de volta era no fim da tarde, pegamos nossos certificados de conclusão da caminhada, almoçamos rapidamente numa lanchonete próxima ao Santuário de Anchieta e fomos pegar a van para o aeroporto. Só que não contávamos com duas coisas: um grande atraso do transporte e a quebra da van no caminho. Isto acabou ocasionando na perda do voo e, por consequência, acabamos voltando para o Rio de Janeiro de ônibus.

• Guarda-mochilas
    Preço: R$ 8,00

• Esta caminhada anual, promovida pela ONG ABAPA – Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta, acontece sempre no feriado de Corpus Christi, beneficiando-se do feriado nacional, já que o percurso total demanda quatro dias. Os Passos de Anchieta realiza-se em jornadas diárias médias de 4 a 5 horas, por quem tem o hábito de caminhar regularmente, ou de 6 a 7 horas, pelos mais sedentários.
  • Este roteiro tem como marca os aspectos ecológicos, históricos, religiosos e culturais. É o quarto desse tipo existente no mundo; os outros três são: os caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.
  • No início de cada trecho fica um caminhão guardando as mochilas dos andarilhos, que serão recolhidos ao final do trecho. Com isso o ideal é reservar pousadas/hotéis ao longo do percurso. Cobra-se um valor para este serviço, que em julho/2015 foi de R$ 8,00.
  • A Abapa monta pontos de apoio, conhecidos como “oásis”, aos andarilhos em intervalos constantes. Neles são fornecidos água, frutas (principalmente maçã, banana e tangerina) e medicação para as câimbras, bolhas e torções. Na ocorrência de algum caso mais grave, há ambulâncias prontas para remoção de acidentados. Para aqueles que desistem, existe a possibilidade de pegar uma carona nos carros de apoio da organização.
  • Nos pontos finais de cada trecho existem até camas para massagem e relaxamento.
  • As credenciais devem ser carimbadas nos postos para que no fim do percurso o andarilho receba o certificado de participação. É preciso ter pelo menos metade dos 16 carimbos, para comprovar o cumprimento do trajeto.
  • Referência: site da ABAPA

2 thoughts on “Os Passos de Anchieta – Meaípe até Santuário de Anchieta

1. Ola! Me inscrevi para os Passos de 2024. Gostaria de tentar me hospedar em Setiba, Meaipe e Anchieta, proximo aos locais de saida. Onde fica o local de partida desses lugares ? Saem de alguma Igreja ? Ficarei hospedada em Vila Velha, entao seria mais pratico voltar de Barra do Jucu para la ne ?